Então, vamos lá fazer aqui um breve ponto de situação para conseguir pedir ajuda.
Tenho uma Rotex HPSU monobloc compact. Foi comprada em 2019 e há exatamente 1 ano atrás andei com problemas nos servomotores. Felizmente que com a ajuda de pessoal aqui no fórum (nomeadamente, mas não só, do Jorge Alves), consegui vir a saber que afinal a marca tinha assumido este problema, embora não oficialmente, e que tinha de comunicar isto à empresa que me vendeu e instalou o equipamento (Hiperclima em Leiria).
Agora, infelizmente, estou novamente com problemas... a bomba de calor não está a conseguir aquecer o piso radiante e a temperatura das AQS não é a melhor.
Verifiquei a pressão da bomba de ar e está com bastante pressão.
Verifiquei o nível da água no mostrador e está bem.
Fiz testes de relés e ambos os servomotores estão a rodar com normalidade para ambos os lados.
Fiz inclusive os testes de relés 1 e 2 (que são os que respeitam à circulação conforme consta na página 45 deste manual) e não ouvi nada. Seria suposto ouvir algo a circular após ativar o relé?
É que se sim, então poderá ser da bomba circuladora o problema? Se for, então como poderei testar? E é algo que posso eu comprar e trocar facilmente ou é algo extremamente complexo e tem mesmo de ser um técnico?
Eu estou completamente à vontade com eletrónica, afinal de contas fui eu quem trocou os relés num dos servomotores.
Dito isto, espero que agora a cada ano não tenha que andar a rebentar com dinheiro com esta bomba, que supostamente na altura foi bem cara porque "era das melhores no mercado dentro desta gama"...
Não sei porquê, lembrei-me de ir ver como estavam as configurações do equipamento em termos de estado (stand-by, aquecer, arrefecer).
Sem perceber o porquê, estava em Stand-by... ora, a bomba no inverno está sempre ligada, para ir mantendo a temperatura interior entre os 21.5 e os 22 (dependendo da zona da casa).
Desde há uns 2 ou 3 dias que notámos que a casa estava a ficar mais fria, mas ninguém mexeu na bomba de calor.
Porque raio passou aquilo para o estado Stand-by sozinho?
Naturalmente que ainda não tenho a certeza se realmente é esse o problema, pois agora só mais logo à noite conseguirei ver se existe diferença (ou talvez só amanhã comece a notar diferença).
É que estarmos habituados a ter a casa quentinha e agora rondar os 19.5 é uma diferença notória.
Vou voltar a atualizar assim que tenha mais novidades (independentemente de quais forem).
Posso fazer alguma coisa para me precaver? Consigo eu mudar a placa caso esta se estrague de vez? É algo na placa que possa ser alterado ao invés de trocar a placa toda?
Peço desculpa tanta pergunta, mas agora fiquei preocupado.