Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Pretendo fazer um aumento de potência no interior do meu apartamento.

Actualmente tenho um disjuntor de 15A, monofásico, potência máxima disponível e contratada na EDP de 6,9kva.
    Tenho os equipamentos todos eléctricos, nomeadamente placa indução, forno e termoacumulador.

A potência actual já é curta e, se ligar ferro ou aquecedor, não consigo trabalhar com tudo ao mesmo tempo.
    Como pretendo instalar um ar condicionado para climatizar 3 divisões do apartamento, ainda piora.

Chamei um electricista que se propõe refazer a instalação a partir da caixa do prédio, substituição do cabo, refazer quadro com as necessidades, colocar disjuntor 30A, trifásico, etc.
    No entanto, não me consegue explicar como vai actualizar a ficha da EDP para que eu possa pedir os 10,35kva ou 13,80kva, de modo a assegurar toda a instalação sem o disjuntor estar a disparar. Imagino que seja necessário algum termo ou documento a entregar na EDP para actualizar a minha ficha, certo?

Alguém me pode aconselhar/orientar?

Já agora, considerando uma distância de cerca de 15 metros da caixa do prédio ao quadro, existe algum valor que se considere justo para fazer esta alteração?

Desculpem algum termo técnico menos correcto, mas não sou propriamente entendido em electricidade.

Melhores cumprimentos.
  2.  # 2

Colocado por: japazulActualmente tenho um disjuntor de 15A, monofásico, potência máxima disponível e contratada na EDP de 6,9kva.
    Explique isso melhor :-)
    Concordam com este comentário: hangas, jorgemlflorencio
  3.  # 3

também não percebi...

E... trifásico? 10,35

Tenho isso tudo em casa e mais um VE e tenho 6,9...

Claro que nem tudo pode estar ligado em simultâneo...

Mas com todo o conforto para se estar em casa (AQS e AC) e às vezes o VE a carregar (a 20A) nunca disparou o quadro...
  4.  # 4

E... pelo que tenho lido em diversos fóruns, para apartamentos, a E-REDES tem como base, monofásico até 6,9kVA..

Mas....
  5.  # 5

Colocado por: mafgodExplique isso melhor :-)

Disjuntor de 15A. Corrente monofásica. Potência máxima disponível com a actual instalação 6,9kva.

Não consigo explicar melhor, como disse sou leigo na matéria. ;-)

Colocado por: ARAS79também não percebi...

Claro que nem tudo pode estar ligado em simultâneo...

A ideia é precisamente essa. É ter uma instalação que suporte as coisas a trabalhar sem ter de ir ao quadro constantemente ligar o disjuntor...

Nesse contexto, o que aconselharia? Considerando que a instalação até ao quadro é antiga, dentro do apartamento já é recente, exceptuando o disjuntor que ainda é o antigo também...
  6.  # 6

Tem de verificar junto da e-redes se a coluna do prédio permite esse aumento de potência.
  7.  # 7

tem a instalação em monofásico ou trifásico?

caso seja para efetuar aumento de potencia, sendo um edifício multifamiliar terá de haver um projecto de aumento de potência da coluna montante do edificio.
  8.  # 8

Também sou um mero leigo, mas parece-me que se quer aumentar a PMA vai ter de mexer na coluna, meter projectos, fazer outras coisas desagradáveis tais. A não ser que a maioria dos outros proprietários esteja com vontade de fazer o mesmo género de alteração, eu tirava o cavalinho da chuva. É muita massa.

Meta a/c à mesma (precisa de muito menos potência do que aquecimento eléctrico) e habitue-se a gerir o disponível. 6,9 kVA chega perfeitamente para o uso que descreveu. Pronto, não pode passar as camisas ao mesmo tempo que frita os douraditos e faz um bolo. É a vida.
    • hangas
    • 20 janeiro 2025 editado

# 9

Colocado por: japazulDisjuntor de 15A. Corrente monofásica. Potência máxima disponível com a actual instalação 6,9kva.

Isto continua a não fazer sentido. 15A em monofásico dão 3,45kVA.
    6.90kVA seriam 30A.

Será que lhe deixaram o DCP com esquecido com 15A quando contratou os 6.9?
    Concordam com este comentário: tigoncal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira
  9.  # 10

Nao frisei mas todo o prédio é minha propriedade e só pretendo fazer esse aumento no meu apartamento...

Instalação em monofasico.
  10.  # 11

Colocado por: hangas

6.90kVA seriam 30A.

Aqui fica a foto do quadro...

O disjuntor diz "max 15A". E tenho contratado 6,9kva na edp.
      Screenshot_20250120_230616_Gallery.jpg
  11.  # 12

6.90kVA seriam 30A.

Quando contratei os 6,9kva ninguém mexeu na instalação. Aliás, esse contador xpto foi instalado ainda com os 3,45kva contratados...
  12.  # 13

Se tem 15A contratados (ou se está limitado a isso pelo equipamento), peça ao seu electricista para preparar a instalação para os 30A. Eu esqueceria o trifásico, ou os aumentos de potência acima de 6.9, isso é uma trabalheira...

Em casa tenho os 30A (os tais 6.9kVA), também com placa, forno, termoacumulador, etc etc, e não tenho problemas nenhuns. Só mesmo em situações extremas é que dispara alguma coisa no quadro (e mesmo assim o normal é ter um circuito sobrecarregado, e não o geral).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira
  13.  # 14

Se o diferencial/dijuntor que tem a preto do lado direito é o que diz máximo 15A, então está ai o seu problema. Os 15A não lhe fazem sequer 4000Watts, quanto mais 6900 que tem contratados.

Se esse é realmente o seu problema, contacte a e-redes. Diga-lhes que tem que vir remover o diferencial da companhia, e você compra um diferencial e mete por sua conta que com contadores inteligentes é obrigação do proprietário hoje em dia.
    Concordam com este comentário: hangas, mafgod, tigoncal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira, jorgemlflorencio
    • hangas
    • 21 janeiro 2025 editado

# 15

Colocado por: japazulQuando contratei os 6,9kva ninguém mexeu na instalação. Aliás, esse contador xpto foi instalado ainda com os 3,45kva contratados...

Bem me pareceu que era esse o problema.
    Na realidade não tem 6.9kVA. Se esse DCP ao lado do contador tem 15A o que tem é 3.45kVa embora esteja a pagar os 6.9.

E estranho é o eletricista que aí foi não ter visto logo o óbvio e lhe ter falado em aumentos de potência, passar de monofásico para trifasico, etc etc.
    embora pela foto não sei se o quadro não precisa de intervenção para reforçar a secção da ligação ao mesmo.

Isso é chamar a eredes para rectificar isso. É possível até que o renovam completamente.
  14.  # 16

Colocado por: angelicousSe o diferencial/dijuntor que tem a preto do lado direito é o que diz máximo 15A, então está ai o seu problema. Os 15A não lhe fazem sequer 4000Watts, quanto mais 6900 que tem contratados.

Concordam com este comentário:hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zemvpferreira,jorgemlflorencio

É exactamente isso.
  15.  # 17

Bem me pareceu que era esse o problema.
    Na realidade não tem 6.9kVA. Se esse DCP ao lado do contador tem 15A o que tem é 3.45kVa embora esteja a pagar os 6.9.

E estranho é o eletricista que aí foi não ter visto logo o óbvio e lhe ter falado em aumentos de potência, passar de monofásico para trifasico, etc etc.

Isso é chamar a eredes para rectificar isso. É possível até que o renovam completamente.

Portanto, contacto a E-Redes para vir substituir o DCP antigo?

Já agora, posso ficar descansado pelo facto da instalação desde a caixa da rua ser antiga? Dentro do prédio ainda tenho caixas com fusíveis de cerâmica...
  16.  # 18

Colocado por: japazul

Portanto, contacto a E-Redes para vir substituir o DCP antigo?

Já agora, posso ficar descansado pelo facto da instalação desde a caixa da rua para dentro do prédio ainda ser a antiga? Dentro do prédio ainda tenho caixas com fusíveis de cerâmica...
  17.  # 19

Colocado por: japazulPortanto, contacto a E-Redes para vir substituir o DCP antigo?

Diga-lhes que apesar de ter uma potência contratada superior, está limitado pelo DCP.

Essa deslocação deve custar uns 15Eur +/-

Eles das duas uma, ou removem por completo, ou ajustam isso para o máximo. Vai depender do técnico.

O melhor é o electricista assegurar que o seu quadro admite os 6.9 e instalar um corte gerar no seu quadro. Depois contacta a eredes para remover esse
  18.  # 20

Isso é normal acontecer

Quando montaram o contador novo deviam ter alterado o disjuntor para o maximo , nesses salvo erro era 45 A e por algum motivo naõ o fizeram , agora que pediu alteraçao de potencia para 6,9Kva , tem de ligar a Eredes e solicitar a alteraçao do disjuntor, se estiver tudo bem burocraticamente fazem isso num instante.

Ja tive um caso parecido.

0.0224 seg. NEW