Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: larkhe, nesses salvo erro era 45 A e por algum motivo naõ o fizeram

So podemos especular, mas pela foto dá a entender que a secção dos condutores entre o contador e o diferencial do quadro principal é a mesma dos restantes (2.5mm2?).

Se eu fosse o técnico da E-Redes e perante uma ligação ao quadro de 2.5 tb nao retirava o limite de 15A. E se a potencia contratada na altura fossem os 3.45, nem era assunto. Assim quando de um aumento de potencia remoto, iria acontecer o que está a acontecer, que embora chato, garante que alguém olha para aquilo.

Possivelmente o eletricista terá que solicitar a presença da e-redes para trocar esses condutores, as ligações do lado do contador devem estar seladas.
  2.  # 2

Colocado por: hangas

So podemos especular, mas pela foto dá a entender que a secção dos condutores entre o contador e o diferencial do quadro principal é a mesma dos restantes (2.5mm2?).

Se eu fosse o técnico da E-Redes e perante uma ligação ao quadro de 2.5 tb nao retirava o limite de 15A. E se a potencia contratada na altura fossem os 3.45, nem era assunto. Assim quando de um aumento de potencia remoto, iria acontecer o que está a acontecer, que embora chato, garante que alguém olha para aquilo.

Possivelmente o eletricista terá que solicitar a presença da e-redes para trocar esses condutores, as ligações do lado do contador devem estar seladas.

Se lhe passaram a potencia administrativamente para 6,9 é porque devia de haver um termo de responsabilidade de algum electricista, agora que fala nisso os cabos realmente são finos, de qualquer forma é falar com a Eredes e eles logo dizem o que tem de fazer.
    Concordam com este comentário: hangas
  3.  # 3

Colocado por: japazulO disjuntor diz "max 15A". E tenho contratado 6,9kva na edp.
    É esse "disjuntor" preto que diz "Max 15A" que vai abaixo?
  4.  # 4

Colocado por: tigoncalÉ esse "disjuntor" preto que diz "Max 15A" que vai abaixo?

Esse mesmo.
  5.  # 5

Colocado por: larkhe

Se lhe passaram a potencia administrativamente para 6,9 é porque devia de haver um termo de responsabilidade de algum electricista, agora que fala nisso os cabos realmente são finos, de qualquer forma é falar com a Eredes e eles logo dizem o que tem de fazer.
    Concordam com este comentário:hangas

Não tenho termo de responsabilidade nesse sentido.

A instalação dentro do prédio até ao quadro é bastante antiga (como disse, por ex. ainda existem fusíveis de cerâmica nas caixas no vão da escada dentro do prédio). Dentro do apartamento a instalação é recente (2 anos) mas tb não tem termo de responsabilidade.
  6.  # 6

Colocado por: japazul

Não tenho termo de responsabilidade nesse sentido.

A instalação dentro do prédio até ao quadro é bastante antiga (como disse, por ex. ainda existem fusíveis de cerâmica nas caixas no vão da escada dentro do prédio). Dentro do apartamento a instalação é recente (2 anos) mas tb não tem termo de responsabilidade.

2 anos e tem esse quadro ? quem fez a instalaçao foi um pedreiro ? contacte um eletricista credenciado para analisar e corrigir o necessario
    Concordam com este comentário: tigoncal
  7.  # 7

Esse mesmo.
    Como já lhe disseram, embora tenham aumentado a potência no contador para 6.9kVA(remotamente, por ser contador inteligente), esse tal "disjuntor" preto continua limitado aos mesmos 3.45kVA. Na prática so está a pagar mais, porque ficou exatamente com a mesma potência que tinha. Tem que pedir à E-Redes para ir lá aumentar a potência nesse "disjuntor" preto para 30A. No entanto, e como tambem já lhe disseram, pode não ter a instalação de casa preparada para essa potência (se a espessura dos cabos for pequena) ou pode não ter as proteções devidas para evitar que fique lá agarrado em caso de choque. O "eletricista" que foi aí tinha obrigação de lhe dizer isto tudo 30s depois de abrir o seu quadro. Provavelmente, começaria por aí, e chamar um outro electricista. Com 6.9kVA num apartamento, vai ver que só se não tiver cuidado absolutamente nenhum é que isso vai abaixo (tal como outros, tenho moradia com AC, indução, forno, carro eletrico, etc e não tenho grandes problemas - nao quer dizer que 1 ou 2 vezes por ano, quando está tudo ao mesmo tempo ligado no máximo, se liga um jarro eletrico ou o ferro de engomar nao vá abaixo, mas nada que faça equacionar aumentar alem dos 6.9kVA).
  8.  # 8

2 anos e tem esse quadro ? quem fez a instalaçao foi um pedreiro ? contacte um eletricista credenciado para analisar e corrigir o necessario
    Concordam com este comentário:tigoncal

Percebo perfeitamente o que diz mas tenho tido dificuldade em encontrar um electricista sério que não me queira roubar o couro e o cabelo para "analisar e corrigir o necessário". Ou, pelo menos, cobrar o preço justo.

Nesse contexto, haverá por aqui electricistas credenciados que queiram ajudar, analisar e corrigir o necessário e cobrar um preço justo?
  9.  # 9

Qual a zona? se calhar deve começar por ai
  10.  # 10

Colocado por: larkheQual a zona? se calhar deve começar por ai

Lisboa, Alcântara.
    •  
      larkhe
    • 21 janeiro 2025 editado

# 11

Lisboa, Alcântara.

Ja experimentou o Belmiro na rua dos lusiadas ?

Nunca o usei , mas ouço falar bem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: japazul
  11.  # 12

Se não encontra ninguém para trabalhar por um preço justo, se calhar o preço que quer pagar não é assim tão justo. Com estas coisas o barato sai caro, perca o amor ao dinheiro e faça a electricidade bem de uma vez por todas.
    Concordam com este comentário: tigoncal
  12.  # 13

Ja experimentou o Belmiro na rua dos lusiadas ?

Nunca o usei , mas ouço falar bem
    Estas pessoas agradeceram este comentário:japazul

Não conhecia. Vou consultar, é um bom princípio...
  13.  # 14

Pior.. o que já perdeu em € na diferença do valor da potência/kwh e na maçada de estar a ir sempre ao quadro ligar...
  14.  # 15

Colocado por: zemvpferreiraSe não encontra ninguém para trabalhar por um preço justo, se calhar o preço que quer pagar não é assim tão justo. Com estas coisas o barato sai caro, perca o amor ao dinheiro e faça a electricidade bem de uma vez por todas.

Não me importo de pagar para ser bem servido. Felizmente, posso fazê-lo. Mas qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe quando estão a meter a unha.

Infelizmente, a parte eléctrica foi incluída na empreitada e acreditava que as pessoas eram qualificadas para fazer o trabalho. E como tomo os outros como eu mesmo, tenho levado algumas "banhadas"...
  15.  # 16

Colocado por: zemvpferreiraSe não encontra ninguém para trabalhar por um preço justo, se calhar o preço que quer pagar não é assim tão justo. Com estas coisas o barato sai caro, perca o amor ao dinheiro e faça a electricidade bem de uma vez por todas.

Olhe que é um mal geral... Braga é igual pelo menos. Meti à uns tempos anuncios para me virem fazer uma puxada nova para aumentar a secção de cabo do apartamento para a garagem, contactei alguns com anuncios no OLX, e a resposta que me davam era que era serviço demasiado simples, coisa para "reformados com tempo livre".

Ainda eram 30-50 metros, com instalação de quadro e tomadas na garagem porque tinha comprado um EV. Ou eram orçamentos sem sentido nenhum, ou simplesmente diziam que para aquele trabalho não estavam disponíveis.

E como era para carro novo, estava pagador na altura. Tenho amigos que se queixam do mesmo em outras áreas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vizinho do lado
  16.  # 17

Não me importo de pagar para ser bem servido. Felizmente, posso fazê-lo. Mas qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe quando estão a meter a unha.

Infelizmente, a parte eléctrica foi incluída na empreitada e acreditava que as pessoas eram qualificadas para fazer o trabalho. E como tomo os outros como eu mesmo, tenho levado algumas "banhadas"...

Não sei se levou alguma banhada. Neste caso o diferencial é da companhia. Tem que ser mesmo a e-redes a mexer. O resto para a frente pode estar conforme. O problema aqui é que a companhia quando lhe instalou o contador inteligente, não ligou nenhuma ao diferencial e deixou estar nos 15A aparentemente. Você pediu o aumento de potência, e eles como fazem tudo remoto, não tinham como saber os limites para lá dos contadores.

Isso é algo trivial de despistar... Mas não é culpa do eletricista. Culpa do eletricista é dizer-lhe que vai mexer aqui e ali para lhe resolver o problema de isso estar a disparar. Eu não sou eletricista e disse-lhe logo qual era o problema... Isso é que é assustador. Mas o que não falta no mundo são "artistas".
  17.  # 18

Colocado por: angelicous

Não sei se levou alguma banhada. Neste caso o diferencial é da companhia. Tem que ser mesmo a e-redes a mexer. O resto para a frente pode estar conforme. O problema aqui é que a companhia quando lhe instalou o contador inteligente, não ligou nenhuma ao diferencial e deixou estar nos 15A aparentemente. Você pediu o aumento de potência, e eles como fazem tudo remoto, não tinham como saber os limites para lá dos contadores.

Isso é algo trivial de despistar... Mas não é culpa do eletricista. Culpa do eletricista é dizer-lhe que vai mexer aqui e ali para lhe resolver o problema de isso estar a disparar. Eu não sou eletricista e disse-lhe logo qual era o problema... Isso é que é assustador. Mas o que não falta no mundo são "artistas".

Ora, para bom entendedor, meia palavra basta.

Portanto, resumidamente o quadro que tenho e a potência contratada devem ser suficientes. Já enviei pedido à E-Redes para tratar da parte do disjuntor. A minha dúvida agora está mais centrada na instalação desde a caixa do prédio até ao quadro. Sendo o cabo já antigo, não sei se não será boa ideia trocar também...

E as caixas existentes dentro do prédio, as das "derivações" com fusíveis de cerâmica antigos?
  18.  # 19

Para já baixava o valor da potência, Assim como assim não está a utilizar e só esta a pagar!

Isso é fácil, rápido e imediadt de fazer.

Depois tratava do resto... com a E-REDES..
  19.  # 20

Ora, para bom entendedor, meia palavra basta.

Portanto, resumidamente o quadro que tenho e a potência contratada devem ser suficientes. Já enviei pedido à E-Redes para tratar da parte do disjuntor. A minha dúvida agora está mais centrada na instalação desde a caixa do prédio até ao quadro. Sendo o cabo já antigo, não sei se não será boa ideia trocar também...

E as caixas existentes dentro do prédio, as das "derivações" com fusíveis de cerâmica antigos?

Isso nem é responsabilidade sua. Se for um problema até ao contador, é um problema do prédio inteiro/condominio. Você manda da porta para dentro, não se esqueça disso. Fora é zona comum. Mas certamente que a instalação está projetada para os 6.9kva senão a e-redes nem autorizava o aumento de potência.

Eu também tenho 6.9 no meu e é tudo assim. Carrego o carro em casa, tenho placa vitroceramica, 4 aparelhos de ar condicionado, maquina de secar, lavar roupa e loiça.... e não tenho problemas nenhuns. Também não me estico ao ponto de mandar o contador abaixo a bater nos 6.9... Mas eu sei perfeitamente a secção de cabo que tenho do contador para dentro. Do contador para fora já não é problema meu.

0.0278 seg. NEW