Colocado por: larkhe, nesses salvo erro era 45 A e por algum motivo naõ o fizeram
Colocado por: hangas
So podemos especular, mas pela foto dá a entender que a secção dos condutores entre o contador e o diferencial do quadro principal é a mesma dos restantes (2.5mm2?).
Se eu fosse o técnico da E-Redes e perante uma ligação ao quadro de 2.5 tb nao retirava o limite de 15A. E se a potencia contratada na altura fossem os 3.45, nem era assunto. Assim quando de um aumento de potencia remoto, iria acontecer o que está a acontecer, que embora chato, garante que alguém olha para aquilo.
Possivelmente o eletricista terá que solicitar a presença da e-redes para trocar esses condutores, as ligações do lado do contador devem estar seladas.
Colocado por: japazulO disjuntor diz "max 15A". E tenho contratado 6,9kva na edp.É esse "disjuntor" preto que diz "Max 15A" que vai abaixo?
Colocado por: tigoncalÉ esse "disjuntor" preto que diz "Max 15A" que vai abaixo?
Colocado por: larkhe
Se lhe passaram a potencia administrativamente para 6,9 é porque devia de haver um termo de responsabilidade de algum electricista, agora que fala nisso os cabos realmente são finos, de qualquer forma é falar com a Eredes e eles logo dizem o que tem de fazer.
Colocado por: japazul
Não tenho termo de responsabilidade nesse sentido.
A instalação dentro do prédio até ao quadro é bastante antiga (como disse, por ex. ainda existem fusíveis de cerâmica nas caixas no vão da escada dentro do prédio). Dentro do apartamento a instalação é recente (2 anos) mas tb não tem termo de responsabilidade.
Colocado por: japazulComo já lhe disseram, embora tenham aumentado a potência no contador para 6.9kVA(remotamente, por ser contador inteligente), esse tal "disjuntor" preto continua limitado aos mesmos 3.45kVA. Na prática so está a pagar mais, porque ficou exatamente com a mesma potência que tinha. Tem que pedir à E-Redes para ir lá aumentar a potência nesse "disjuntor" preto para 30A. No entanto, e como tambem já lhe disseram, pode não ter a instalação de casa preparada para essa potência (se a espessura dos cabos for pequena) ou pode não ter as proteções devidas para evitar que fique lá agarrado em caso de choque. O "eletricista" que foi aí tinha obrigação de lhe dizer isto tudo 30s depois de abrir o seu quadro. Provavelmente, começaria por aí, e chamar um outro electricista. Com 6.9kVA num apartamento, vai ver que só se não tiver cuidado absolutamente nenhum é que isso vai abaixo (tal como outros, tenho moradia com AC, indução, forno, carro eletrico, etc e não tenho grandes problemas - nao quer dizer que 1 ou 2 vezes por ano, quando está tudo ao mesmo tempo ligado no máximo, se liga um jarro eletrico ou o ferro de engomar nao vá abaixo, mas nada que faça equacionar aumentar alem dos 6.9kVA).
Esse mesmo.
Colocado por: larkhe
2 anos e tem esse quadro ? quem fez a instalaçao foi um pedreiro ? contacte um eletricista credenciado para analisar e corrigir o necessario
Colocado por: larkheQual a zona? se calhar deve começar por ai
Colocado por: japazul
Lisboa, Alcântara.
Colocado por: larkhe
Ja experimentou o Belmiro na rua dos lusiadas ?
Nunca o usei , mas ouço falar bem
Colocado por: zemvpferreiraSe não encontra ninguém para trabalhar por um preço justo, se calhar o preço que quer pagar não é assim tão justo. Com estas coisas o barato sai caro, perca o amor ao dinheiro e faça a electricidade bem de uma vez por todas.
Colocado por: zemvpferreiraSe não encontra ninguém para trabalhar por um preço justo, se calhar o preço que quer pagar não é assim tão justo. Com estas coisas o barato sai caro, perca o amor ao dinheiro e faça a electricidade bem de uma vez por todas.
Colocado por: japazul
Não me importo de pagar para ser bem servido. Felizmente, posso fazê-lo. Mas qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe quando estão a meter a unha.
Infelizmente, a parte eléctrica foi incluída na empreitada e acreditava que as pessoas eram qualificadas para fazer o trabalho. E como tomo os outros como eu mesmo, tenho levado algumas "banhadas"...
Colocado por: angelicous
Não sei se levou alguma banhada. Neste caso o diferencial é da companhia. Tem que ser mesmo a e-redes a mexer. O resto para a frente pode estar conforme. O problema aqui é que a companhia quando lhe instalou o contador inteligente, não ligou nenhuma ao diferencial e deixou estar nos 15A aparentemente. Você pediu o aumento de potência, e eles como fazem tudo remoto, não tinham como saber os limites para lá dos contadores.
Isso é algo trivial de despistar... Mas não é culpa do eletricista. Culpa do eletricista é dizer-lhe que vai mexer aqui e ali para lhe resolver o problema de isso estar a disparar. Eu não sou eletricista e disse-lhe logo qual era o problema... Isso é que é assustador. Mas o que não falta no mundo são "artistas".
Colocado por: japazul
Ora, para bom entendedor, meia palavra basta.
Portanto, resumidamente o quadro que tenho e a potência contratada devem ser suficientes. Já enviei pedido à E-Redes para tratar da parte do disjuntor. A minha dúvida agora está mais centrada na instalação desde a caixa do prédio até ao quadro. Sendo o cabo já antigo, não sei se não será boa ideia trocar também...
E as caixas existentes dentro do prédio, as das "derivações" com fusíveis de cerâmica antigos?