Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Escrevo este tópico porque apesar de já ter encontrado muitos acerca da necessidade (ou melhor, a inexistência dela) de extrator no WC num prédio com VMC, não encontro nenhum que responda à minha dúvida.
    Mudei-me para o último andar de um prédio construído em 1977, o qual tem VMC. Não está ligada 24h por dia, e ainda bem porque o motor deve ter algum problema, e para além de ouvir o ar a ser extraído nas tubagens, ouço a ressonância do motor e um barulho como se estivesse aos solavancos.
    Não estando ligado 24h por dia, é ligado 3 vezes por dia (manhã, almoço e fim do dia) durante 1-2 horas de cada vez. O WC onde está a tubagem (o outro tem janela para o exterior), se for usado noutra hora que não as que estão dentro do horário de funcionamento do VMC, não tem como extrair os vapores e/ou cheiros, a não ser que se instalasse um extrator. Coisa que já teve, mas depois que percebi que tinha VMC, e quando a mesma era ligada a ventoinha do extrator andava a 1000 e fazia muito barulho, retirei a mesma depois de muita pesquisa acerca do assunto. A conclusão a que cheguei era que era desnecessário e ia trazer muito desgaste ao extrator, em pouco tempo teria que substituir.
    O ideal seria haver um extrator que quando estivesse desligado, ou com a VMC em funcionamento, tivesse um género de travão que não deixasse o motor rodar por sucção da VMC. No entanto, depois de muita pesquisa, ainda não encontrei nada do género.
    Há algo que funcione dessa forma? Ou uma solução para esta situação?
    Obrigado
  2.  # 2

Sinto muito, mas a solução que me ocorreria seria trocar-se o ventilador do prédio (esse deve estar a precisar), e fazer com que funcionasse as 24h...

Uma solução oposta: há extractores que tem um mecanismo automático de abertura e fecho, e que por isso não rodariam em demasia quando a VMC do prédio ligasse. Mas também não ventilariam o espaço, tendo que se accionar manualmente quando fosse desejado...

A primeira solução é melhor, mas poderá ser mais complicada (como é o condomínio do prédio?)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemvo
  3.  # 3

Colocado por: jorgemlflorencioSinto muito, mas a solução que me ocorreria seria trocar-se o ventilador do prédio (esse deve estar a precisar), e fazer com que funcionasse as 24h...

Uma solução oposta: há extractores que tem um mecanismo automático de abertura e fecho, e que por isso não rodariam em demasia quando a VMC do prédio ligasse. Mas também não ventilariam o espaço, tendo que se accionar manualmente quando fosse desejado...

A primeira solução é melhor, mas poderá ser mais complicada (como é o condomínio do prédio?)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgemvo

Acho que não é muito aberto a sequer reparar o ventilador que está lá... As pessoas queixam-se há meses, e continua igual. Portanto acho que a troca está completamente fora da mesa.

Em relação aos extratores, sei se uns que também teem incorporado uma válvula anti-retorno, não sei se é a isso que se refere, mas ela vai-se abrir na mesma com a extração do prédio ligada, e forçar a ventoinha do extrator a trabalhar sem o mesmo estar ligado. Acho que pra já vou por só uma válvula anti-retorno, porque fora das horas de actividade sente-se o cheiro de tabaco, fossa, etc, de outras casas de banho. Depois se vir que precisa de mais ventilação fora das horas programadas, compro um ventilador e rezo para que aguente muitos anos.

0.0100 seg. NEW