Iniciar sessão ou registar-se
    • brvnv
    • 20 janeiro 2025 editado

# 1

Preciso da vossa ajuda :)

Estou a planear fechar a varenda cá de casa num 6º andar

e desenhei o seguinte projeto para pedido de orçamentos a instaladores.

Haverá mais alguma coisa que deva ter em conta?

objetivo: fechar na parte frontal toda a varanda com janelas de deslizar e oscilo-batentes e na lateral com vidros fixos.
    Condicionantes:
    De momento está tudo aberto, mas como pretendo retirar as paredes de alvenaria frontal e prolongar a sala, cozinha e quartos irei fazer paredes que prolongam as divisões atuais pelo que será de alinhar os suportes com respetivos prolongamentos das paredes.

Orçamento 1:
    - 3 zonas:
    a) correspondente ao primeiro Quarto, com cerca de 175cm de largura, vejo a possibilidade de colocar duas janelas de correr:
    Estore elétrico que englobe as duas janelas com caixa interior;
    b) correspondente à sala e cozinha com
    - oito janelas oscilo-batentes com alinhamento;
    - estores elétricos que englobem as janelas duas a duas com caixa interior;
    c) correspondente ao segundo quarto, com cerca de 228cm de largura, com possibilidade de colocar três janelas de correr;
    Estore elétrico que englobe as trêsjanelas com caixa interior;
    d) fechos laterais do primeiro e segundo quarto com janela de 98cm de largura e 191cm de altura;

- Os suporte deverão ficar alinhados com o prolongamento da parede a realizar em pladur posteriormente;
    - Vidro duplo;
    - Em material PVC e alumínio;
    - prazo de execução/montagem;

Orçamento 2 )
    - Retirar a grade existente e colocar no mesmo material que que as janelas mas com vidro branco fosco

Obrigado pelos eventuais comentários! Todos são bem-vindos por forma a melhorar o projeto!!
  1.  # 2

Vou ali buscar as pipocas.
  2.  # 3

Isso e no geres?
  3.  # 4

Se for em Lisboa ou arredores avance. Feio por feio, pior não fica :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brvnv
    • brvnv
    • 20 janeiro 2025 editado

# 5

Colocado por: Beira Interior PowerSe for em Lisboa ou arredores avance. Feio por feio, pior não fica :)

Sim, numa zona onde rara é a varanda que não esteja fechada. Durante 20 anos tive assim o apartamento agora rendi-me. Farto de folhas polens poeiras que nem a roupa fica limpa quando seca.
  4.  # 6

Colocado por: MoradiacoimbraIsso e no geres?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pkasa

Infelizmente não :(
  5.  # 7

o que deve ter em conta para alem do que falou e ter atenção á qualidade quer do perfil quer dos vidros, é: fazer o corte termico dessas pedras de capeamento, e isolar pelo interior tambem o muro da varanda.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  6.  # 8

Colocado por: marco1o que deve ter em conta para alem do que falou e ter atenção á qualidade quer do perfil quer dos vidros, é: fazer o corte termico dessas pedras de capeamento, e isolar pelo interior tambem o muro da varanda.
    Concordam com este comentário:zemvpferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:brvnv

Será de fazer um corte longitudinal a meio da pedra e colocar algum tipo de espuma de isolamento?, ou retirá-las completamente (e a janela assentar diretamente no muro)?

Penso que posso colocar por dentro do muto interior uma camada de la de rocha, e depois pladur a todo o comprimento.
  7.  # 9

brvnv
    dada a largura dessa pedra não é viável estar a cortar, o melhor é deixar estar e assentar a caixilharia mais para a face interior e depois fazer o tal pladur com isolamento.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  8.  # 10

Colocado por: brvnve desenhei o seguinte projeto para pedido de orçamentos a instaladores.
    então passe com o projecto na CM para licenciar
  9.  # 11

Colocado por: antonylemosentão passe com o projecto na CM para licenciar

E vai arranjar lenha para se queimar e meter os vizinhos ao barulho... 🙃
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  10.  # 12

Ainda que mais de 50% da fachada do predio ja esteja fechada, nao deve ser simples. Está tudo ilegal neste predio e em todos ao redor.
  11.  # 13

Colocado por: marco1dada a largura dessa pedra não é viável estar a cortar, o melhor é deixar estar e assentar a caixilharia mais para a face interior e depois fazer o tal pladur com isolamento.

E como ficaria o remate do pladur + isolamento? Mesmo que a pedra tenha pingadeira por dentro, não estou a ver ter mais do que uns 3cm o que é muito pouco.

Para rematar isso bem era colocar pedra nova com espessura suficiente para acomodar isolamento + gesso cartonado.
    Não consigo ver nas fotos se a pedra é contínua ou se tem alguma junta na fronteira delineada a azul. Também não deverá ser difícil arranjar uma pedra igual a essa (pode é notar-se que é nova). Caso troque a pedra, fale com os vizinhos e acautelar qualquer inconveniente da obra (por exemplo, bocados de massa fresca caírem/escorrerem nalguma janela/parede).
  12.  # 14

E tenho quase a certeza que a CM não se vai preocupar com isso, a menos que alguém faça uma denuncia e seja bastante insistente na mesma. Em todo o caso, ir à CM com isso é querer arranjar problemas pela certa.
    No seu lugar, fazia a marquise e não me chateava muito com isso, não se esqueça é de acautelar ventilação e isolamento para minimizar as eventuais pontes térmicas.
  13.  # 15

Eu, para evitar mexer na pedra (obras numa fachada num 6º andar) forrava todo o interior do murete com XPS a rematar na caixilharia pelo interior, e depois revestia com um barramento armado para evitar adicionar mais espessura com gesso cartonado.
  14.  # 16

Colocado por: brvnvnao deve ser simples

Colocado por: Vítor Magalhãesir à CM com isso é querer arranjar problemas pela certa.
    eu estava a ser irónico

maior problema em fechar a marquise vai ser os problemas com consensações e impermeabilizações
  15.  # 17

E já agora, se precisar dum sponsor fale com o vizinho de cima. Depois de si, é o maior interessado em que feche a marquise. Então se colocar tecto falso com lã mineral, até lhe vai agradecer!
  16.  # 18

Zé Meirinho

pura e simplesmente faz o isolamento pode ser xps depois mete o pladur, e a espessura que isso der é depois no topo rematado com mdf lacado.
  17.  # 19

Colocado por: marco1pura e simplesmente faz o isolamento pode ser xps depois mete o pladur, e a espessura que isso der é depois no topo rematado com mdf lacado.

Portanto, semelhante a um perfil de transição. Pessoalmente essa não seria a minha primeira opção.

O user quer colocar janelas de correr e oscilo-batentes. No caso das janelas de correr, para um perfil minimamente bom com corte térmico, não sei se dá para aplicar numa pedra tão estreita. Qual é a largura da pedra?
  18.  # 20

Zé meirinho
    qual perfil de transição? seria como que um peitoril interior embora pouco largo.
    pesquise na net pormenores de reabilitações

0.0218 seg. NEW