Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Tenho que escolher o tipo de madeira para nas Janelas. Pinho foi desaconselhado em favor de Afzelia (Apenas vai ser pinho nas portas interiores) ? Mas também me foi avisado que é bastante caro, mas quando perguntei numa solução mais barata que funcionasse para o exterior também não me souberam aconselhar..

Tenho a dizer que gostaria de usar materiais nacionais vindo do meio em redor, daí também querer perguntar se fazem ideia do tipo de madeira usado nas antigas janelas alentejanas ?

Madeira de carvalho sairá mais barata que a Afzelia ?
  2.  # 2

Vai ser madeira à vista ou pintado?
  3.  # 3

Essa carpintaria vai ser pintada ou será "envernizada"?
    Qual é a localização da obra?
    A caixilharia será do tipo tradicional, ou será já com maquinação/ fresagem e acessorios como se de um caixilho se tratasse?

PS: tenho tido boas experiencias com carpintaria em perfis fresados, em casquinha vermelha, pintada
  4.  # 4

Em princípio seria madeira à vista envernizada.
    A obra é no Interior, Baixo Alentejo.

A caixilharia será do tipo tradicional, ou será já com maquinação/ fresagem e acessorios como se de um caixilho se tratasse?

Não sei honestamente. Talvez consiga tirar essas ilações conforme esta descrição no meu mapa de medições:

Fornecimento e montagem de janelas exteriores em
    madeira de afizélia ou equivalente, tratada na cor natural,
    incluindo vidros duplos, veda luz, fixações, ferragens e
    acessórios, vedantes, afinações, remates e todos os
    trabalhos e materiais necessários a um perfeito acabamento.
  5.  # 5

Vai mandar fazer onde? na Carpintaria 3 irmãos (Mértola)?

Em afizélia vai ser uma fortuna... Sem ser em perfis fresados.. não aconselho. Também pode pedir aconselhamento para Cambala/ iroko
  6.  # 6

Veja aqui neste fabricante, o que eu designo como perfis de madeira fresada:
    https://macica.pt/os-perfis-e-as-nossas-series/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus, drocas17
  7.  # 7

Perdoe-me a ignorância mas alguma razão pela preferência de madeiras vindas de África ?

Vai mandar fazer onde? na Carpintaria 3 irmãos (Mértola)?

Tinha deixado o fornecedor com a empresa de construção, porque se quisesse garantir eu as janelas, depois eu é que teria de lidar com com potenciais atrasos sem que a empresa se responsabilizasse.
    Eu tou mais na zona de Moura/Serpa, mas posso ligar a perguntar

Em afizélia vai ser uma fortuna

Pois acredito, daí ter começado a procurar alternativas.
  8.  # 8

Colocado por: drocas17Perdoa-me a ignorância mas alguma razão pela preferência de madeiras vindas de África ?

Tem de ser madeira exótica se pretende que seja madeira à vista.
    O carvalho ou Castanho poderá ser uma alternativa... A decisão terá de ser do fabricante, da disponibilidade de matéria prima e da sua garantia.

PS: não tem uma equipa de projeto? Obra nova ou reabilitação?
  9.  # 9

PS: não tem uma equipa de projeto? Obra nova ou reabilitação?

Tenho equipa de arquitetura sim, mas não me deram logo uma resposta do equivalente de afizélia, julguei começar eu a pesquisar.

Castanho é madeira de Castanheiro, correto ?

Acho que os três irmãos disseram que faziam também nesse tipo de madeira. Obrigado pelas dicas.
  10.  # 10

Colocado por: drocas17Castanho é madeira de Castanheiro, correto ?

Certo
  11.  # 11

Desculpem a ignorancia e também o aproveitar do topico, mas qual a vantagem de usar janelas de Madeira ao inves de usar PVC e Aluminio? Tirando o obvio de ser um material natural e nobre.
  12.  # 12

Tem igualmente excelentes propriedades térmicas e acústicas, se bem executado.
    Além da questão de autenticidade, em particular em edifícios integrados em zonas históricas e/ou em edifícios em que o objetivo é manter e valorizar as caraterísticas da arquitetura vernácula e/ou cariz popular.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro

0.0152 seg. NEW