Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!
    Sou atualmente residente no estrangeiro e comprei em 2023 um T2 que está neste momento arrendado (consigo pagar todos os encargos mensais e ainda me sobram +- 300€ por mês). Tenho neste momento uma dívida ao banco de 100.000€.
    Entretanto tenho poupanças a rondar os 40.000€ e questiono-me se devia usar este valor para comprar nova habitação para arrendar ou se devia abater na habitação atual.
    Não pretendo voltar a Portugal nos próximos 4/5 anos.
    O que fariam no meu lugar? Acrescento que comprando outra propriedade seria por volta dos 200.000€ (não tenho problemas com a taxa de esforço).

Obrigada!
  2.  # 2

Olhe,
    Já vi tanta santa gente a entalarem-se com compras de vários imoveis a crédito para arrendar.

Risco:

-> A variação da taxa de juro (se for indexada)
    -> Perda de rendas.
    -> Danos no imóvel com custos de reparação, substituição avultados.

Dito isto,

Se estivesse no seu lugar em vez de comprar o segundo imóvel tentaria amortizar quanto antes a casa que tem atualmente.

Assim, após estar amortizada terá a rentabilidade total sem qualquer tipo de custo associado a créditos bancários.

Com o que sobra pode por de lado e rapidamente arranjará o suficiente para dar de entrada para uma segunda casa para arrendar, se assim o entender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Syarn
  3.  # 3

Neste momento aconselho a abater a dívida, as casas em Portugal já atingiram um teto e é dificil subirem mais á velocidade atual (10% + ao ano).

É mais seguro para você, e depois pode começar a pensar em comprar outra casa.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Syarn
  4.  # 4

Colocado por: rod_2000Neste momento aconselho a abater a dívida, as casas em Portugal já atingiram um teto e é dificil subirem mais á velocidade atual (10% + ao ano).

É mais seguro para você, e depois pode começar a pensar em comprar outra casa.
    Concordam com este comentário:pauloagsantos

Eu este fim de semana fui ver uns apartamentos premiums para a zona que foram construidos em planta a 300k á 1 ano atrás , e hoje estão a ser vendidos a partir de 420k portanto 40% de aumento em 12 meses.

Isto está de doidos.
    Concordam com este comentário: Syarn
  5.  # 5

Colocado por: pribeiro40% de aumento em 12 meses

Foi o que os governantes decidiram para Portugal.

No tópico Baixar o preço da Habitação: Arrendamento/Construção, coloquei lá umas revistas da remax de 2015, dá para ver bem a loucura.

Para o autor do post, já recebeu aqui várias recomendações em que o melhor é abater o crédito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro, Syarn

0.0114 seg. NEW