Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Como tenho reparado por aqui o bom funcionamento do sistema etics vai da sua aplicação. E é na aplicação que surgem algumas ou muitas dúvidas..

Para começar é a questão das buchas, pois aplicadores certificados dizem que não há necesidade de aplicar fixação mecânica em casas novas, outros que percebem do sistema dizem que se deve aplicar... uma pessoa nem sabe quem está mais certo..

Que outras marcas comercializadas em Portugal são superiores à Sto??
    • vmgl
    • 7 fevereiro 2011 editado

# 62

Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,

Repare ainda que ao utilizar um EPS menos permeável estará a exigir um maior desempenho dos materiais de colagem, muitos deles, que não foram desenvolvidos para essas condições de utilização aumentando assim a probabilidade de comportamento anómalos. Obviamente que o "tuga" resolveu contornou rapidamente o problema: buchas. Ou seja, quando numa obra nova, em condições normais não existe a necessidade de usar buchas (fixação mecânica) e o vejo fazer das duas uma: ou o cliente exigiu especificamente a utilização de buchas ou o aplicador não confia plenamente no produto de colagem...

Neste ponto discordo plenamente consigo, segundo o parecer do Prof. Amilcare Collina que é um Italiano e um investigador do sistema, discursou recentemente num congresso da APPFAC em Lisboa sobre o tema,afirmou e comprovou que as placas de EPS ou XPS tem variações dimensionais com os ciclos de frio/calor que podem provocar o seu descolamento, a fixação mecanica vai garantir que isso não acontece e não é com buchas vulgares porque até para estas buchas já existe um certificado tecnico ETA.
    Portanto as fixações mecanica fazem falta num sistema ETICS e não tem nada a ver com a confiança no produto de colagem...
    Agora que existem produtos no mercado com melhor capacidade de colagem que outros é verdade, depende da quantidade de um aditivo especifico que cada fabricante coloca na formula.
    Como ve não foi o TUGA que inventou as buchas de fixação, já quando vivi na Alemanha na decada de 90 a construção com sistema ETICS ja existia e eles fixam com buchas
    .

Na minha modesta opinião superior à Weber sim.....relativamente a outras marcas...nem todas.

Porque afirma que a STO tem amis qualidade que a Weber? Existem dois produtos Weber no mercado um mais barato outro mais caro, lá esta sem ovos não se fazem omoletas...
    Cumprimentos.
    • vmgl
    • 7 fevereiro 2011

# 63

Colocado por: Rui A. B.Como tenho reparado por aqui o bom funcionamento do sistema etics vai da sua aplicação. E é na aplicação que surgem algumas ou muitas dúvidas..

Para começar é a questão das buchas, pois aplicadores certificados dizem que não há necesidade de aplicar fixação mecânica em casas novas, outros que percebem do sistema dizem que se deve aplicar... uma pessoa nem sabe quem está mais certo..

Que outras marcas comercializadas em Portugal são superiores à Sto??

Os aplicadores que dizem isso é para fugir a mais um custo e tambem porque se perderem tempo a furar e colocar as buchas perdem mais tempo e o factor rentabilidade para eles é importante... é a mesma coisa que trabalhar ao metro...
    • vmgl
    • 7 fevereiro 2011 editado

# 64

Anonimo18072022A:
    Não existe um ETA para Portugal. Existem normas técnicas europeia (ETA´s) que definem para determinados produtos/sistemas quais os testes e comformidades que devem obter para poderem obter marcação CE e a respectiva conformidade segundo a norma técnica europeia aplicável.

~

Ai esta o certificado Anonimo18072022A
  2.  # 65

caro vmgl a única marca que detém este certificado e a fassa? obrigado

gostaria de saber também a sua opinião referente as outras marcas nomeadamente a weber e porque uma empresa que detém um nome e produtos de grande porte ainda não ser portadora deste certificado, obrigado
    • vmgl
    • 7 fevereiro 2011

# 66

Colocado por: pdavidmarquescaro vmgl a única marca que detém este certificado e a fassa? obrigado

gostaria de saber também a sua opinião referente as outras marcas nomeadamente a weber e porque uma empresa que detém um nome e produtos de grande porte ainda não ser portadora deste certificado, obrigado

Pelo que eu sei a Weber estará em vias de obter este certificado.

No que respeita a Weber, estes vendem dois produtos para colagem e barramento do Etics o 408 e o Weber.therm pro, este ultimo pelo que sei é um bom produto já o 408 é só preço....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
    • vmgl
    • 7 fevereiro 2011

# 67

Colocado por: Anonimo16062021
    Existe certificado da Weber,e também Maxit,para sistema ETICS

Gostava que me mostra-se esse documento desconheço até agora.
    • vmgl
    • 7 fevereiro 2011

# 68

Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

Obrigado. Já o tinha mas em Inglês.
    De qualquer forma já reparou na categoria de recção ao fogo (F)?
    Não sei se é aplicador ou cliente final....se for aplicador fique a saber que para projectos com mais de 2 pisos esta conformidade não serve ;-)
    Se for cliente final com uma moradia...não se aplica.

Pois não, nem esta nem nenhuma, para edificios elevados, e sabe porque não é verdade?

Nem aplicador nem cliente final, nem Engenheiro, Arquitecto muito menos, digamos que estou fortemente ligado ao sector.

Apenas para complementar os nossos conhecimentos deixo publicação do LNEC sobre testes em sistemas etics.Aqui.

Cumprimentos
  3.  # 69

oh Anonimo16062021 ponha la uma coisita em portugues,

aiaiai reinadio

"fassam parte"
  4.  # 70

Não tenho em portugues porra:))
    Anonimo16062021 ai noutro tópico citou alguma coisa para traduzir textos pode indicar-me? obrigado

gostaria de ter o certificado em português, por vários motivos e um deles e que sou weberdependente(lol)
  5.  # 71

Colocado por: pdavidmarquesAnonimo16062021 ai noutro tópico citou alguma coisa para traduzir textos pode indicar-me? obrigado

gostaria de ter o certificado em português, por vários motivos e um deles e que sou weberdependente(lol)

Boas

Pode sempre usar o tradutor do google mas há bons programas tradutores..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  6.  # 72

mais uma vez obrigado, vou tentar
  7.  # 73

Vou aproveitar o tópico para colocar uma questão aos entendidos em relação à colocação de capoto.
    A minha moradia em fase de construção prepara-se para receber capoto a curto prazo. O meu Arqº salientou o facto de "obrigar" o empreiteiro a rebocar a parede e não assentar o capoto directamente sobre o tijolo na iminência de com o tempo se notar mais as fissuras que possam existir.
    A minha questão é se realmente o capoto deve ser colocado sobre reboco...?

A pesquisar pela net vi neste site as duas situações:
    http://www.weber.com.pt/revestimento-e-renovacao-de-fachadas/apoio-ao-projecto/desenhos-de-pormenor/isolamento-termico-pelo-exterior-etics.html

mas não conseguir ter resposta de qual a melhor solução...
    • vmgl
    • 8 fevereiro 2011

# 74

Não tenho em portugues porra:))

Weber.terranova é a empresa Austriaca e tambem Alemã, na Weber existe uma politica de desenvolvimento de produtos adequados a cada país/clima, existe liberdade de formulações coisa que não acontece por exemplo com algumas empresas Italianas aonde a formula do produto e os valores de ensaios desses produtos não podem variar.
    • vmgl
    • 8 fevereiro 2011 editado

# 75

Colocado por: psousaVou aproveitar o tópico para colocar uma questão aos entendidos em relação à colocação de capoto.
    A minha moradia em fase de construção prepara-se para receber capoto a curto prazo. O meu Arqº salientou o facto de "obrigar" o empreiteiro a rebocar a parede e não assentar o capoto directamente sobre o tijolo na iminência de com o tempo se notar mais as fissuras que possam existir.
    A minha questão é se realmente o capoto deve ser colocado sobre reboco...?

A pesquisar pela net vi neste site as duas situações:
    http://www.weber.com.pt/revestimento-e-renovacao-de-fachadas/apoio-ao-projecto/desenhos-de-pormenor/isolamento-termico-pelo-exterior-etics.html>

O seu arquitecto não podia estar mais correcto sob o meu ponto de vista, já sei que vão vir agora dizer que não que o ETICS não precisa de reboco....etc.
    Um simples reboco de 1,5 cm para desempenar a alvenaria é importante, assim como o barramento para colagem total das placas.
    Esse reboco basta ser apenas sarrafado (reguado) não precisa de ser acabado (esponjado ou talochado).
    • vmgl
    • 8 fevereiro 2011

# 76

Então ai vai

Caro Anonimo16062021, então o certificado do 408 ex Maxit??? afirmou que tambem tinha aonde está?
    E ao menos podia apresentar um documento da sociedade Weber cimenfix que é a empresa de Portugal agora foi buscar uma documentação da Terranova (Austriaca), por acaso voce compra em Portugal o produto fabricado na Austria? A Weber cimenfix fabrica os produtos no Carregado e em Aveiro....
    • vmgl

# 77

Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

Presumo então que está mal informado.
    Em Dezembro de 2008 foi aprovado o novo regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios SCIE (DL 220/2008) que nos leva para a Portaria 1532 tb de 2008 onde poderá ler na alinea 11, quadro V. Poderá ver o que a lei preconiza para este sistema no que ao comportamento ao fogo diz respeito.

Na teoria o técnico responsável só deveria admitir sistemas com as respectivas conformidade....contudo não acontece como se vê em muitas marcas referidas que não têm as respectivas conformidades.

Cumprimentos

Estas pessoas agradeceram este comentário:Anonimo16062021

Porque presume que esteja mal informado? por não ser Engenheiro ou Arquitecto? essa é boa... titulos... se não fosse por achar que Doutor é o medico da caixa então, não sei não.

Meu amigo tenho uma experiencia de já mais de 15 anos no sector das argamassas industriais poucos produtos Weber, Sika, Mapei, Kerakoll, Fassa Bortolo, Sopro, Cercol, Basf , Thoro, etc que eu desconheça a sua utilização e os seus contratipos de outras empresas, sim que isto de produtos é quase como os medicamentos genericos...
    Essa é a minha profissão, posso e admito não estar a par de todas as normas especificas sobre materiais secundarios, pois a minha base de trabalho são as argamassas e produtos quimicos para a construção.

no seu ultimo paragrafo na teoria, ai dou-lhe total razão na teoria... mas a teoria não faz a pratica, existem fabricantes nacionais que fazem formulas de produtos e lançam para o mercado em 3 a 4 meses, uma multinacional com tecnicos e laboratorios competentes para fazer um produto entre a fase de formulação, ensaios e obras piloto pode demorar até 2 anos.
    Portanto não deveria falar muito mal das multinacionais.

Cumprimentos
  8.  # 78

mas a mapei tambem não tem certificado ITC do sistema ETISC?
  9.  # 79

Anonimo18072022A disse: "Sei precisamente do que fala. O sistema que comercializamos faz esse percurso sendo um sistema totalmente homologado. Apenas como complemento mesmo a fibra de vidro deve ser a que consta no certificado de conformidade. Veja quantas marcas utilizam a fibra de vidro que possuem no seu certificado. Acaba por ser uma qualquer. Já para não falar em mistura de marcas e alguém vir dizer ainda que tem garantia.....enfim"

Então e se for assim e o aplicador passar certificado de garantia... não ficamos livres de problemas, da mesma forma que a certificação do sistema também não nos livra de problemas futuros, mas com o certificado de garantia do aplicador, temos a certeza que eles garantem o que aplicaram e que o reparam havendo problemas.

Digo eu :(
    • eu

# 80

Colocado por: vmgle o Weber.therm pro, este ultimo pelo que sei é um bom produto

Foi este que usei na minha vivenda e confirmo a sua alta qualidade. Este produto é certificado.

(fiz confusão, o que usei foi o Therm Flex)

0.0316 seg. NEW