Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ja reparou que estao ai as melhores marcas que se pode trabalhar?
    • vmgl
    • 22 fevereiro 2011

     # 2

    Colocado por: Anonimo16062021Boas
    Caro vmgl,então sendo assim venham la as certificações dessas 3 empresas multinacionais de argamassas para sistema ETICS que você conhece,mas eu gostava de ver certificados de conformidade para um sistema de ETICS desde o perfil de arranque ate a bucha de fixação das placas e não só das argamassas


    Voce entendeu mal Anonimo16062021, eu não estou a defender nenhuma, apenas o que explico é que não basta dizer que têm as certificações e tudo, é preciso mostrar os documentos que possam ter validade para o país aonde estamos, documentos de países aonde as formulas dos produtos até são diferentes não valem.

    Entendeu agora?
    • vmgl
    • 22 fevereiro 2011 editado

     # 3

    Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,


    Como compreenderá poderei responder cabalmente pela marca que represento.
    Relativamente às outras marcas tenho que fazer fé nos certificados de conformidade que conheço.
    Assim sendo pergunto-lhe: qual o certificado que deseja?...é que basta ir ao google...


    Ao Google??? pois ai encontra mesmo certificações ETA e outras.... ora procure lá bem, vai ver que não é assim....


    Pelos vistos representam mais do que uma:
    CIN: CIN K ainda a obter conformidade segundo sei.
    BARBOT: Barbotherm ainda a obter conformidade segundo sei.
    ROBIALLAC : Viero
    MAPEI: incorporada na Weber
    WEBER: WeberTHERM

    Só faltava mesmo a..... ;-)
    ~

    Mapei ? incorporada na Weber???? que quer dizer com isso? até são concorrentes directos....
    Pois falta uma outra empresa com uma fabrica grande em Portugal... afinal desconhece para além disso no norte do país existe a Diera mas essa é nacional e não tem qualquer certificação



    Deveria conhecer um pouco melhor a "concorrência" pela experiência que tem ;-)

    Meu amigo, de pisos radiantes não tenho conhecimento nunca foi a minha area mas podemos falar de massames para a colocação desses pisos por exemplo... ou tambem de que tipo de adesivos se deve utilizar e cuidados a ter para colar pedra ou ceramica em cima desse tipo de revestimentos.

    A minha experiencia são de 15 anos neste sector não como aplicador nem como usuario final mas como quadro das empresas.

    Cumprimentos

    Cumprimentos
    • vmgl
    • 22 fevereiro 2011

     # 4

    Colocado por: Anonimo16062021
    STO ?


    Sim Anonimo16062021 o nosso amigo Anonimo18072022A tambem não falou deliberadamente a marca que ele representa a STOMIX...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo18072022A
  2.  # 5

    Caro Anonimo18072022A, só por curiosidade, a Stomix tem alguma coisa a ver com a Sto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmgl
  3.  # 6

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Absolutamente nada além do facto de se tratarem de 2 grandes soluções em sistemas etics ;-)

    Cumprimentos


    Pois... isso é o que eu ando a averiguar. Qual marca/aplicador me oferece melhor relação qualidade/preço.

    Cumps
    • vmgl
    • 22 fevereiro 2011

     # 7

    Colocado por: Rui A. B.

    Pois... isso é o que eu ando a averiguar. Qual marca/aplicador me oferece melhor relação qualidade/preço.

    Cumps


    Uma empresa é Alemã (STO) representada comercialmente por alguns aplicadores em Portugal distribuidos pelo país.

    A outra (STOMIX) é Checa representada por uma empresa de Leiria.
  4.  # 8

    Com tanta oferta um gajo até se perde. Se fosse pacífico que marca X é melhor que Y, nem que seja mais cara, era mais fácil escolher..

    Com a quantidade de marcas que existem, torna-se difícil escolher a melhor..
    • vmgl
    • 23 fevereiro 2011 editado

     # 9

    Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,


    Como não valem??
    Então determinado sistema etics, da marca XPTO, testado num laboratório à semelhança do "nosso" LNEC nas que pertença a um qualquer país da UE não tem validade em Portugal?
    Isso é um perfeito disparate.
    Se for a www.eota.be e escolher "EOTA Member List" encontrará os laboratórios acreditados nos países da UE. Qualquer um destes laboratórios ( há mais) quando certifica determinado produto, neste caso, de acordo com determinada norma técnica europeia (ETA) e no caso dos sistemas etics será a ETAG04, a conformidade é válida em TODOS os países da UE.
    O que existem são países/mercados que além da conformidade segundo a ETAG04 exigem outro tipo de conformidades. Não é o caso em Portugal.

    Em Portugal muitos "fiscais" nem conhecem a legislação nacional quanto mais a internacional e a sua aplicabilidade.
    Falou na Fassa como sendo a primeira a ter uma EPS/XPS próprio. Sabe que de acordo com a legislação Portuguesa o produto Fassa ( segundo a conformidade que conheço) não possui classificação (obrigatória) na conformidade de reacção ao fogo?
    Sabes que uma grande parte das marcas não possuem essa conformidade?
    Sabe que em edificios com mais 1 piso tal classificação é exigida por lei?
    Acha que é impedimento de usarem os produtos sem conformidade?

    Cumprimentos


    Caro Anonimo18072022A, a Mapei (Lusomapei) têm um certificado Italiano do sistema Mapetherm aonde foi certificado este sistema com XPS da DOW.
    A weber (weber cimenfix) em Portugal está em processo de certificação do sistema Webertherm, a Fassa (FassaLusa) têm um sistema denomionado Capote, certificado com o ETA, isto no que respeita a fabricantes que fabricam em Portugal.

    Não referi o que voce acima pretende referir que nenhum certificado europeu é valido, sim será valido se o produto tiver a mesma exacta formulação que o produto que é aqui comercializado.
    Dou o exemplo de um produto de um fabricante nacional aonde um membro deste forum apresenta uma certificação Austriaca de um produto que nada têm a ver na sua formulação com o produto comercializado em Portugal.
    É preciso primeiramente saber que determinados fabricantes têm formulas de fabrico de materiais diferentes para determinados países, acho que este é um ponto que ninguem aqui consegue perceber ou se o conseguem teimam em bater na mesma tecla...

    Quanto a classificação ao fogo é errado o que afirma pelo menos da Fassa veja abaixo extraido do certificado ETA do sistema Fassa
    2.2.1 Reacção ao fogo
    Euroclasse F: NPD (Nenhuma prestação determinada)

    Alias qualquer argamassa cimenticia não é inflamavel.

    http://www.serc-europe.com/serc/portugues/ppci/SERC%20DOC.009.R0-Euroclasses%20de%20Reaccao%20ao%20Fogo.pdf


    Abaixo vai o certificado do sistema Capote da Fassa Bortolo, em bom Portugues e passado a Fassalusa. Este genero de documentos é que eu queria ver aqui que fossem apresentados pelos Senhores que tanto apregoam mas não mostram nada, eu até gostava de obter mais conhecimentos.
    •  
      alv
    • 23 fevereiro 2011 editado

     # 10

    Vivam!

    Vocês, os dos isolamentos exteriores, que eu até defendo em algumas situações, sobretudo reconstrução de habitações isoladas e habitadas, estão mesmo picados uns com os outros acerca das certificações e homologações que certamente, portuguesas, nenhum sistema ou produto até, terá.

    É certo que nem precisão porque o célebre De.Lei 50/2008 diz que basta a marcação CE.
    Bom, marcação CE todos os produtos isoladamente terão, mas na realidade quem certifica o sistema.
    Sendo o sistema da marca XPTO, produtora de argamassas, não produz certamente as buchas ou as redes, como resolvem?
    Têm marcas de referência que certificam no sistema deles?

    Outra coisa que me intriga é como conseguem garantir em habitação e em sede de ficha de segurança contra incêndios que em fachadas é cumprido o SCIE?
    Como garantem que em fachadas com sistemas ETIC se cumprem as normas EN especificadas no quadro sobre classificação de fachadas e paredes exteriores do Quadro IV?
    Como garantem o cumprimento do Quaadro V do nº 11 do artº 7º do RT do SCIE?
    Isto sim, são assuntos sérios, agora se têm ou não certificados se são ou não homologados se são ou não instaladores, isso são jogos florais.
    Sendo assim, duma forma construtiva, por favor, esclareçam estas minhas dúvidas existenciais.

    Antecipadamente grato, "fassam" parte.
  5.  # 11

    Boa noite,

    Li esta discussão com alguma atenção e devo dizer-vos que continuo com algumas questões.
    Estou também a receber orçamentos de várias empresas aplicadores e/ou fornecedoras da solução completa.

    As minhas questões são as seguintes:

    1. Qual a vantagem de ter a certificação completa da marca, quando os perfis, buchas e malhas de fibra são as mesmas usadas pela maior parte dos instaladores ... do que me dizem. Acaba por ser apenas para ter o "carimbo", pagado-se para isso um premium.

    2. Foi dado o exemplo da WeberTherm Pro e Webertherm flex, como tendo apenas o último sido certificado, o que é correcto e está claro no site da marca. A questão é se o primeiro produto é mesmo inferior ou terá sido apenas uma questão de certificar uma solução completa e não duas? Da descrição do site o segundo produto é aplicado quando é necessário fazer obras de reabilitação:
    "Colagem e revestimento de placas de poliestireno em sistemas weber.therm classic e weber.therm extra sobre suportes com absorção, ou sem absorção (cerâmica ou pintura), em obra de reabilitação."
    Fará sentido neste caso usar o WeberTherm Flex?

    3. Da informação que recebi o sistema da Barbot está já numa segunda fase de certificação no LNEC, alguém sabe para quando a certificação final? Qual a experiência da Barbot nesta área?


    Não sou um entendido na matéria e por isso tenho apenas intenção de aprender e todas as minhas questões vêm dos contactos que já tive com empresas da área e da vossa partilha neste fórum.
  6.  # 12

    Colocado por: Rui A. B.Como tenho reparado por aqui o bom funcionamento do sistema etics vai da sua aplicação. E é na aplicação que surgem algumas ou muitas dúvidas..

    Para começar é a questão das buchas, pois aplicadores certificados dizem que não há necesidade de aplicar fixação mecânica em casas novas, outros que percebem do sistema dizem que se deve aplicar... uma pessoa nem sabe quem está mais certo..

    Que outras marcas comercializadas em Portugal são superiores à Sto??

    eu trabalho no cappotto ja algum tempo,so que nao venho ca muitas vezes,o senhor pensa que ha varias maneiras de se aplicar,eu discordo porque o trabalho ja foi inventado podemos e aperfeiçoar mas nunca retirar material como no caso das buchas,na minha opinião deve se meter sempre buchas,os aplicadores e que querem sempre poupar mais no material,
  7.  # 13

    Colocado por: Anonimo16062021
    Boas
    Caro newkid,um sistema de ETICS tem muito que se diga,tento em termos de materiais como em termos de aplicação.



    muito bom,gostaria muito que as pessoas le sem combastante atenção o que o senhor acabou de mencionar para que não acha tanto trabalho mal feito como tenho visto quase diariamente.
    parabens sr. Anonimo16062021 penso que esteja ai uma redação bastante completa.
  8.  # 14

    tambem tou com o mesmo problema nas fotos,mas coloquei 1 link
  9.  # 15

    Caro Anonimo16062021,
    Agradeço-lhe o excelente documento/texto que partilhou, que me reforça a crença que mais importante do que um sistema "certificado" é ter uma empresa aplicadora que siga todas as regras que referiu anteriormente.
    Ha alguma dica que nos possa dar de como escolher uma empresa instaladora, para além de visitar obras e garantir que trabalham com sistemas/materiais certificados?
    Cumprimentos
  10.  # 16

    Colocado por: newkidCaro Anonimo16062021,
    Agradeço-lhe o excelente documento/texto que partilhou, que me reforça a crença que mais importante do que um sistema "certificado" é ter uma empresa aplicadora que siga todas as regras que referiu anteriormente.
    Ha alguma dica que nos possa dar de como escolher uma empresa instaladora, para além de visitar obras e garantir que trabalham com sistemas/materiais certificados?
    Cumprimentos


    na minha opinião tambem não ir so por ai,porque tenho conhecimento de pelo menos 2 empresas que são aconselhadas pela Viero e pela Weber,que colam o eps com cimento cola,nas arestas em ves de as colar,não seguram as arestas com pregos e depois dão barramento com massa por cima,enfim por ai fora.
    • vmgl
    • 12 março 2011

     # 17

    Colocado por: Anonimo16062021

    Caro vmgl,só por curiosidade,os materiais para sistema ETICS da STO que se comercializa em Portugal os certificados são passados por quem?

    Deve de ser pelo fabricante Alemão,julgo eu ..!


    Caro Anonimo16062021 nunca fui Aplicador, Distribuidor nem profissional da STO creio que essa é uma pergunta que deve colocar a alguem da STO.
    Como já referi atrás os fabricantes que tenhem as formulas identicas de produtos em diferentes paises devem homologar o sistema com essa formula unica no entanto eu sei que existem fabricantes com diferentes formulas para paises diferentes, assim não faz sentido utilizar uma homologação de produto/formula que não é usada no País em questão.
    • AXN
    • 13 março 2011

     # 18

    Alguem ja aplicou os sistema da CIN, ja me falaram muito bem?
    • AXN
    • 14 março 2011

     # 19

    Sistema etics
    • vmgl
    • 14 março 2011

     # 20

    Colocado por: AXNSistema etics


    A CIn apenas fabrica os acabamentos, de que sistema fala? desconheço
 
0.0333 seg. NEW