Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, agradeço desde já a vossa ajuda para a minha questão.

Sou administradora do prédio onde resido e tenho dúvidas quanto ao procedimento na seguinte situação.

Aconteceu uma fuga de água na cave (arrecadação) duma condómina, que acionou o seu seguro e a perita disse que haveria indicio que a fuga teria origem num cano das partes comuns do prédio, ao que pediu uma pesquisa que expusesse a rotura de forma a certificar a origem, pesquisa essa a cargo da administração do condomínio.

A minha questão é, se não há certeza da origem, esta pesquisa não deveria ser feita por uma empresa contratada pela condómina, e caso se confirmasse, o valor ficaria a cargo do condomínio, bem como a reparação? Não entendo o porquê de ser o condomínio a encarregar-se da pesquisa quando a origem não é certa, para além de toda a logística que é fazer uma marcação para uma zona a que não tenho acesso pois é particular.

Bem hajam.
    • Squire
    • 22 janeiro 2025 editado

# 2

Boa tarde,

A condómina fez o correto que foi acionar o seu seguro. Se há um perito a referir que a origem estará num cano das partes comuns, creio que o Condomínio terá que fazer essa pesquisa para perceber se a rotura se encontra mesmo nas partes comuns. Se o perito solicitado pelo Condomínio verificar que afinal a rotura se situa dentro da fração (ou que nada tem a ver com as partes comuns), então é minha opinião que estes custos (com a pesquisa e com o perito) devem ser imputados à condómina.
    • size
    • 22 janeiro 2025 editado

# 3

Na qualidade de administradora, porque entende não ser de admitir que a fuga seja de condutas comuns do condomínio ?
    Admite, então, que a rede predial privada da condómina queixosa percorre a referida arrecadação na cave ? Tem a certeza disso ? Onde se situa a fração dela ?
    Por exclusão de partes também admito que a origem possa estar em condutas do prédio, ou, possivelmente, de alguma fração acima da cave.
    Mas sim, à partida, será apropriado o condomínio proceder à pesquisa da avaria, requisitando um perito ao local.
    Para tal, obviamente, terá que requisitar autorizações de acesso que sejam necessárias
  2.  # 4

Colocado por: Teresa Ramos
    Aconteceu uma fuga de água na cave (arrecadação) duma condómina, que acionou o seu seguro e a perita disse que haveria indicio que a fuga teria origem num cano das partes comuns do prédio, ao que pediu uma pesquisa que expusesse a rotura de forma a certificar a origem, pesquisa essa a cargo da administração do condomínio.

A minha questão é, se não há certeza da origem, esta pesquisa não deveria ser feita por uma empresa contratada pela condómina, e caso se confirmasse, o valor ficaria a cargo do condomínio, bem como a reparação? Não entendo o porquê de ser o condomínio a encarregar-se da pesquisa quando a origem não é certa, para além de toda a logística que é fazer uma marcação para uma zona a que não tenho acesso pois é particular.

Independentemente de quem marca ou deixa de marcar, a responsabilidade final pelo pagamento dependerá do que for apurado nessa pesquisa. O causador do dano será sempre o responsável pela despesa.

0.0085 seg. NEW