Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Simples dúvida.

Vou herdar um terreno por um determinado valor, terei que pagar IMT? Qual é o valor a pagar? Suponhamos que o terreno vale 30.000€, e que existem 4 quotas. Eu tenho uma, e vou adquiri portanto as restantes três..

Desde já obrigado.
    •  
      FD
    • 16 março 2010

# 2

Se vai comprar as restantes quotas, acho que paga IMT, uma vez que é uma transacção onerosa.
    Se o terreno é rústico paga 5%, se urbano paga 6,5% sobre o valor de aquisição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: peter_pan__
  2.  # 3

mas a situação é o seguinte, eu da herança e relativo ao terreno vou ficar com a quota parte dos restantes herdeiros, mas no outro imóvel, uma casa de habitação, vou ceder a minha parte aos restantes herdeiros..a diferença de valor entre uma situação e outra é de 5.000€..é a esse valor que se aplica os 6,5%?
    •  
      FD
    • 16 março 2010

# 4

Colocado por: peter_pan__mas a situação é o seguinte, eu da herança e relativo ao terreno vou ficar com a quota parte dos restantes herdeiros, mas no outro imóvel, uma casa de habitação, vou ceder a minha parte aos restantes herdeiros..a diferença de valor entre uma situação e outra é de 5.000€..é a esse valor que se aplica os 6,5%?

Se é uma permuta, sim.

0.0097 seg. NEW