Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas

Vou construir uma moradia térrea no cadaval, o terreno é plano mas a terra é mole e húmida (fica lamacenta só de passar uma rotatória em cima mas tem chovido muito), ha muita humidade na zona junto ao montejunto e uma linha de água numa das confrontações (distância 10m já contemplada).

O arquitecto recomendou fazer a casa em estacas helicoidais (inicialmente estava a pensar fazer estrutura de madeira, mas em princípio vou alterar para betão). Gostei da ideia da casa respirar por baixo e não ficar em contacto com o solo, mas antes de decidir a fundação e começar o projecto técnico queria um estudo geotecnico.

Recomendam alguma empresa da zona, perto de rio maior / santarém / azambuja / caldas da rainha / torres vedras / leiria?

obrigado
  2.  # 2

O arquitecto que conheço não é desta zona, entretanto falei com um da zona que me disse que aqui nunca ninguém fez um estudo geotecnico, que os terrenos aqui não são movediços a não ser que tenha sido aterro e nunca ouviu falar de nenhum problema com fundações aqui, mesmo em casas antigas de adobe e pedra.

Entretanto o homem que faz furos de água diz que na zona do meu terreno normalmente só apanha argila firme a 12-18m e antes disso é areia mole.

Fico na dúvida se será necessário o estudo :O
  3.  # 3

Um estudo no contexto do processo tem um custo irrisório e é uma ajuda importante provendo que a equipa de projecto saiba beneficiar e projectar para tal. - se for para acabar a prescrever chapa 5 lá se vai a vantagem.

Sendo um terreno assim para o complicado é “descomplicar”.
    Ensoleiramento geral para cima com drenagem à séria por baixo e siga para bingo!
    Abr.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  4.  # 4

Colocado por: tiagofreitas87falei com um da zona que me disse que aqui nunca ninguém fez um estudo geotecnico, que os terrenos aqui não são movediços a não ser que tenha sido aterro e nunca ouviu falar de nenhum problema com fundaçõe

Isso demonstra que não sabe nem se preocupa em saber como funcionam e para que servem as fundações de um edifício.
    Infelizmente ainda é comum comum este tipo de técnicos
  5.  # 5

@gil.alves ensoleiramento geral quer dizer uma base em toda a área de implantação em cima de brita com drenagem? o meu receio é que a drenagem pode sempre entupir no futuro, por isso queria a fundação elevada com espaço suficiente para lá poder ir fazer reparações se necessário, quer na fundação quer em tubagens e ventilada aberta ao ar
  6.  # 6

Colocado por: tiagofreitas87@gil.alves ensoleiramento geral quer dizer uma base em toda a área de implantação em cima de brita com drenagem? o meu receio é que a drenagem pode sempre entupir no futuro, por isso queria a fundação elevada com espaço suficiente para lá poder ir fazer reparações se necessário, quer na fundação quer em tubagens e ventilada aberta ao ar

Não é bem isso.
    Fazer uma caixa de brita compactada com geotextil a separar do terreno natural “embrulhando” no final o ensoleiramento. Os tubos de dreno ficam na periferia do ensoleiramento que fizeres em cima.
    Usar a pendente natural que o estudo der ajuda ainda mais e encaminhar as águas dos drenos nessa direcção.

0.0132 seg. NEW