Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Não para já porque as reservas (💰) estão curtas. Mas no futuro gostavamos de fazer umas divisões na parte de baixo da casa que neste moemnto está toda ampla.

Aquando das obras deixamos algumas pre instalações - Assinalei na planta.

Gostavamos de:
    Fechar a zona de carros
    fazer a wc
    fazer um escritorio
    deixar um "salão" maior para quando fizer as festas das crianças e deixar aí também a lavandaria - deixamos pre instalação para talvez meter uma pequena cozinha de auxilio para esses dias.

Será que nos poderiam ajudar com esta divisão. Eu sei que o ideal seria pagar um profissional mas é de todo impossivel no momento isto será um plano para nós irmos fazendo...

Desde já quero agradecer qualquer contributo que possam dar.
      GARAGEM.jpg
  2.  # 2

talvez juntar a wc ao lado da zona das máquinas de lavar pois no sitio onde está estraga as manobras e o parqueamento dos carros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patriciaps
  3.  # 3

Colocado por: marco1talvez juntar a wc ao lado da zona das máquinas de lavar pois no sitio onde está estraga as manobras e o parqueamento dos carros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:patriciaps

Pois mas isso implicaria obras mais profundas das que queremos/podemos fazer. Nós só temos um carro e por isso penso que poderia fechar pela zona do pilar. Embora aí fechar mesmo não dá por causa da janela...

Já revi várias possibilidades mas ainda não consegui encaixar as divisoes.
  4.  # 4

Já agora, que tipo de material vai fazer as divisões, se tijolo, placa cimenticia, gesso cartonado?
  5.  # 5

Colocado por: bluthunder82Já agora, que tipo de material vai fazer as divisões, se tijolo, placa cimenticia, gesso cartonado?
    Gesso Cartonado.
  6.  # 6

Optou por essa opção por algo em especifico?
    Se me permite, deixo aqui a questão para os mais entendidos na questão, que tipo de material optariam neste caso ou em qualquer caso semelhante, em garagens abaixo do solo (que não sei se é caso da patriciaps)
  7.  # 7

No meu caso vamos fazer assim porque as paredes existentes já estão feitas assim e já tenho ceramica no chão todo. No meu caso não é todo abaixo do solo apenas nas zonas sem janelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
    •  
      marco1
    • 24 janeiro 2025 editado

# 8

patricia

mas já tem as paredes feitas, não estou a entender isso de obras profundas.
    se ainda vai fazer não estou a ver o problema de juntar á zona de cozinha e lavandaria uma wc tanto mais que iria gastar menos em tubagens e esgotos e como disse a wc onde tem desenhado parece uma aberração/obsesso que até nem tira partido de uma janela.
    é a minha opinião.
  8.  # 9

Colocado por: bluthunder82Optou por essa opção por algo em especifico?
    Se me permite, deixo aqui a questão para os mais entendidos na questão, que tipo de material optariam neste caso ou em qualquer caso semelhante, em garagens abaixo do solo (que não sei se é caso da patriciaps)

Não sou entendido na matéria, mas já fiz algo semelhante e correu muito bem. A garagem é um pouco abaixo do nível da via publica mas não é enterrada. No entanto é uma construção com bastantes anos e patologias visíveis ao nível de algumas humidades ascendentes, e por enquanto o que foi feito em gesso cartonado mantém-se impecável.
    Eu nunca utilizaria paredes em gesso cartonado numa habitação (é apenas a minha opinião e o meu gosto, admito que possa ser o ideal para outras pessoas), mas para uma finalidade como a que está aqui a ser debatida, acho o ideal: É fácil de montar, cumpre a função e mais tarde se necessário, pode ser removido ou alterado para outra configuração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  9.  # 10

Colocado por: marco1patricia

mas já tem as paredes feitas, não estou a entender isso de obras profundas.
    se ainda vai fazer não estou a ver o problema de juntar á zona de cozinha e lavandaria uma wc tanto mais que iria gastar menos em tubagens e esgotos e como disse a wc onde tem desenhado parece uma aberração/obsesso que até nem tira partido de uma janela.
    é a minha opinião.

Acho que nao me expliquei bem.
    Eu tenho toda esta area aberta não existem paredes e deixo o carro (frente portão)e tenho as maquinas naquele canto que indico. na altura da construção da casa sei que se deixou tubos ali naquele canto e não quero ter de partir o chão da garagem todo para trocar isso de sitio. Visto bem não é o ideal mas terá mesmo de ser ali.
  10.  # 11

Colocado por: marco1talvez juntar a wc ao lado da zona das máquinas de lavar pois no sitio onde está estraga as manobras e o parqueamento dos carros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:patriciaps

Os carros entra de frente e sai de marcha atrás, não estou a ver como pode afetar as manobras. Parece ter espaço suficiente
    No entanto concordo consigo que ficaria melhor na zona das máquinas mas se já tem pre instalação naquela zona não me parece que vá ser grande problema
    Concordam com este comentário: patriciaps
  11.  # 12

Colocado por: patriciaps

Acho que nao me expliquei bem.
    Eu tenho toda esta area aberta não existem paredes e deixo o carro (frente portão)e tenho as maquinas naquele canto que indico. na altura da construção da casa sei que se deixou tubos ali naquele canto e não quero ter de partir o chão da garagem todo para trocar isso de sitio. Visto bem não é o ideal mas terá mesmo de ser ali.

Tubos de água fria e quente já tem ali na zona das máquinas e mais uma questão do esgoto da sanita mas se calhar não seria assim tanta obra alterar a localização
    Concordam com este comentário: marco1
  12.  # 13

patricia
    não a consigo entender, ora se já tem ali naquele canto as tais tubagens e até está a pensar meter ali a cozinha e lavandaria não estou a ver porque não pode meter ali nesse grupo o wc precisamente para ficar tudo mais junto.

parente
    e o esgoto tambem vai ter para a cozinha e lavandaria. quanto ás manobras nem seria muito por isso mas o espaço do carro ficaria melhor organizado e com a profundidade mais adequada em que até podia ter á frente do carro um espaço de bancada e tambem de certa forma organizar a cave no sentido de separar um pouco o espaço de garagem com a zona social de festas.
    • hangas
    • 24 janeiro 2025 editado

# 14

Sem as medidas exactas não dá para perceber, mas não me parece que caiba sequer um WC nesse espaço como esta desenhado.
    Entre largura para ter uma sanita, mais uns 15cm para cada lado que seja, ou mesmo uma porta mínima para a entrada (60cm? 70cm?) com a margem necessária para a suportar.

Portanto um espaço util interior mínimo que seja mas a largura das paredes, mesmo em gesso cartonado parece-me vai sair muito para cima do espaço do carro. E no fim fica uma cabine telefonica com uma sanita.

Também pode assumir que a garagem fica so para um carro, e usar todo o outro espaço para WC e escritorio.

Mas eu nunca poria ali aquele apendince ali no meio a fazer de WC.

Ex. assim por alto. E uma questão de depois jogar com as dimensoes e as posição das portas.
      GARAGEM copy.jpg
  13.  # 15

Colocado por: hangasSem as medidas exactas não dá para perceber, mas não me parece que caiba sequer um WC nesse espaço como esta desenhado.
    Entre largura para ter uma sanita, mais uns 15cm para cada lado que seja, ou mesmo uma porta mínima para a entrada (60cm? 70cm?) com a margem necessária para a suportar.

Portanto um espaço util interior mínimo que seja mas a largura das paredes, mesmo em gesso cartonado parece-me vai sair muito para cima do espaço do carro. E no fim fica uma cabine telefonica com uma sanita.

Também pode assumir que a garagem fica so para um carro, e usar todo o outro espaço para WC e escritorio.

Mas eu nunca poria ali aquele apendince ali no meio a fazer de WC.

Ex. assim por alto. E uma questão de depois jogar com as dimensoes e as posição das portas.
      GARAGEM copy.jpg

Muito obrigada! era mesmo este tipo de esquemas que precisava. Parece simples mas é preciso sair da ilha para ver a ilha e já olha diferente. Tenho pena de não ter mais janelas mas isso já não há nada a fazer... :P
  14.  # 16

Marco
    Mas o esgoto da sanita precisa de um diâmetro maior do que o que terá instalado naquela zona certo?
    E a única coisa que consigo pensar que possa ser um problema
  15.  # 17

quem faz um esgoto de 75mm tambem faz um de 90mm
    desculpe o desabafo mas faz-me impressão as pessoas terem uma aversão por projetos
    um técnico ( arquiteto + engenharia) neste caso e questão e como até não será para licenciar, será algo abaixo de 1k com a vantagem de ver a coisa de uma forma holistica, enfim e dar qualidade.
    por vezes até se evita certas opções que indo diretamente ao empreiteiro acabam por ser mais dispendiosas.

0.0214 seg. NEW