Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Recentemente, propuseram-me frequentar a formação de "Técnico de Obra / Condutor de Obra" (Nível 4 do QNQ, Código: 582150). Não tenho qualquer experiência na área, mas sempre tive grande interesse por este setor.

Graças ao fórum, já consegui obter alguma informação sobre as habilitações que esta formação oferece, mas ainda tenho algumas dúvidas:
    -Há procura no mercado de trabalho para profissionais com esta formação?
    -É fácil ingressar no mercado de trabalho após concluí-la?
    -Recomendam outro tipo de formação ou, já que vou investir nesta área, sugerem algo que me proporcione mais valências?
    -Sei que pode ser um tema sensível, mas conseguem indicar valores aproximados para o vencimento em início, meio e final de carreira?
    -Após ganhar experiência, é possível trabalhar como profissional independente? Vale a pena?

Agradeço desde já todas as respostas e peço desculpa se cometi algum erro nos termos utilizados, pois ainda estou numa fase inicial de planeamento.
  2.  # 2

Que atividades pretende exercer com essa formação?
  3.  # 3

A descrição que me deram foi esta:

"Ler e interpretar projetos de arquitetura, engenharia e instalações especiais de Construção Civil e Obras Públicas. Selecionar os meios humanos, os equipamentos e os materiais necessários à execução da obra. Determinar a localização e a dimensão do estaleiro. Definir as diversas fases de construção da obra e as atividades inerentes à sua execução. Identificar necessidades de obtenção de serviços e licenças junto das entidades públicas e privadas competentes. Utilizar as técnicas de marcação de elementos construtivos no processo de implantação da obra. Utilizar técnicas de organização e planeamento do trabalho das diferentes equipas. Utilizar técnicas de desenho de esboço cotado. Utilizar técnicas de medição e orçamentação. Diagnosticar fatores de ineficiência na execução dos trabalhos, ao nível do desempenho dos profissionais e dos resultados obtidos. Utilizar os métodos e as técnicas de gestão de stocks. Utilizar as técnicas e os instrumentos de gestão de recursos humanos adequados à gestão e coordenação de equipas. Aplicar as técnicas de comunicação e de apresentação de informação relativa à atividade profissional. Aplicar as normas de segurança e higiene no trabalho."

Ao tirar esta formação estou a espera de poder exercer estas funções mas como a teoria em certos casos não corresponde a realidade gostaria de ter um Feedback de quem trabalha na área.
  4.  # 4

Colocado por: RamRamA descrição que me deram foi esta:

Essa é uma descrição publicitária.
    Da sua leitura, que atividades é que o RamRam acha que pode exercer ou quais as que gostava de exercer.
    Já agora qual a sua idade?
    A formação não é má, depende apenas das suas perspetivas
  5.  # 5

RamRam
    na minha opinião se tiver gosto por obras, é uma otima formação e depois dessa vai certamente abrir portas para outras e de realçar que é um setor que está muito carente de profissionais com qualidade portanto uma profissão de grande futuro e quem sabe se o inicio de uma boa empresa.
    força com isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RamRam
  6.  # 6

Colocado por: zedasilva
    Essa é uma descrição publicitária.
    Da sua leitura, que atividades é que o RamRam acha que pode exercer ou quais as que gostava de exercer.
    Já agora qual a sua idade?
    A formação não é má, depende apenas das suas perspetivas

A minha ambição seria a semelhança de um empreiteiro ou seja pegar numa obra no ponto A e concluir no ponto B (obras de pequenas dimensões), no entanto parece me pouco realista devido a acumulação de tarefas. Gosto da parte da gestão que a formação descreve e vejo me a ser responsável e gerir tudo para correr o melhor possível.
    Devido a pouca experiencia na área não lhe consigo dizer uma atividade especifica, tenho 25 anos e vou ter alguma disponibilidade para estudar, ja estive a considerar em tirar alguns tesps mas a nota para entrar pode não ser suficiente por isso estou a ver algumas alternativas. O tesp onde me identifico mais é o de Energia, Telecomunicações e Domótica. Esta formação não tem muito a ver acho que dão algumas luzes de eletricidade mas nada de especial.
    Sou da região norte e não há muita oferta formativa em horário laboral pelo menos a cerca de 30 mins da minha residência, por isso essas são as minhas opções.

0.0118 seg. NEW