Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Comprei uma casa recentemente (nova), com paredes em pladur pintadas com tinta da qual não sei a referência.

Nas mudanças aconteceu de sujar a parede (ao passar com um caixote e afins), e a sujidade da parede não saía com pano húmido, vinagre de limpeza ou com spray multiusos. A única coisa que consegui que resultasse foi um pano com um pouco de álcool… só que funcionou demasiado bem, tendo a parede ficado com uma mancha algo brilhante e com textura um pouco diferente, pelo que penso que o álcool tenha sido demasiado abrasivo.

Como poderei limpar a parede no futuro sem a voltar a danificar? E existe alguma maneira de reparar/disfarçar sem ter de pintar a parede toda de novo?

Obrigado desde já!
      IMG_4757.jpeg
  2.  # 2

É colocar um vaso à frente ou pendurar um quadro.

Se quer saber a referência da tinta é contactar o construtor.
  3.  # 3

Esponja magica vende se no Continente , ja usei montes de vezes e funciona muito bem
  4.  # 4

É melhor tentares saber a ref da cor, de outra forma podes chegar perto mas vais sempre notar a diferença
  5.  # 5

Sendo a casa nova, por vezes costumam ficar restos de tinta e cerâmicas. Em todo o caso, fale com o vendedor e tente saber qual a tinta utilizada, depois é só comprar igual numa embalagem menor (1 lt por exemplo).
  6.  # 6

Qual a área em medida de superfície que é preciso pintar?

É preciso lixar a parede para preparar a superfície?
  7.  # 7

Colocado por: larkheEsponja magica vende se no Continente , ja usei montes de vezes e funciona muito bem

Vinha sugerir o mesmo
  8.  # 8

Tentei usar a esponja mágica num outro sítio que também estava sujo, o resultado foi semelhante infelizmente.

A área não é muito grande. Se a solução é passar tinta nessa zona, então assim seja. Agradeço as respostas :)
  9.  # 9

As minhas paredes interiores também são de Pladur, pintados com tinta da Titan.
    Acontece que um trabalhador tocou apenas com a roupa na parede, e ficou logo a nota-se sujidade.
    Usei daquelas esponjas mágicas, e visto de frente melhorou, mas a ver de lado parece que a sujidade se espalhou.
    Na fotografia dá para ver um pouco do sucedido.
    Alguém sabe o que posso usar para limpar isto?
    Não queria nada pintar a parede toda.
      IMG_20250424_164102.jpg
      IMG_20250424_164200.jpg
  10.  # 10

Aquelas toalhitas para os bebes (99% agua) costuma resultar bem.
    Permite esfregar sem deixar resíduo e por ser húmida dilui melhor a sujidade.

Não tem muito a ver com ser pladur diria, qualquer pintura mate, ainda por cima branco vai sofrer disso.

Usamos essas toalhitas com frequencia, porque apesar de as paredes serem cinza (já para minimizar isso) com crianças e gatos acaba sempre por acontecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jn.neiva
  11.  # 11

Já estou arrependido de não ter escolhido paredes cinza .
    vou tentar essas toalhinhas, mas já não tenho muita esperança
  12.  # 12

Mais sugestões? Tou mesmo a desesperar com isto, não gosto nada de ver a parede assim :/
      IMG_20250424_220821.jpg
  13.  # 13

Prepare se que com o dia a dia e as vivências a parede ficará bem pior.
    Eu ando sempre a limpar as minhas com toalhitas, fica sempre limpo. Mas depois se olhar de lado, parece que a parece esta molhada.
    Tambem queria tirar esse tipo de manchas.

Sera por não pressionar muito na toalhita?
  14.  # 14

Colocado por: setaevraSera por não pressionar muito na toalhita?

Talvez. Eu por vezes esfrego mesmo com alguma força. E depois uns movimentos mais amplos do que apenas na zona para diluir a “mancha”. Porque por vezes o que se nota é um brilho diferente da área que ficou polida.

Meia volta também andamos a esfregar a parte de baixo das janelas, pois há uma gata que da impulso com as patas de trás ao subir para a janela e está sempre cheia de pegadas.

No início depois de pjntado, qualquer mancha doi um bocado. Depois acaba por se aceitar que faz parte da vivência da casa. Pegadas dos gatos, “asneiras” do miúdo. Faz parte.
  15.  # 15

Colocado por: setaevra

Sera por não pressionar muito na toalhita?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jn.neiva

Também pensei nisso , mas tenho receio de fazer pior. De alastrar ainda mais aquelas zonas que ficam com um aspeto húmido
  16.  # 16

Colocado por: hangas

No início depois de pjntado, qualquer mancha doi um bocado. Depois acaba por se aceitar que faz parte da vivência da casa. Pegadas dos gatos, “asneiras” do miúdo. Faz parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jn.neiva

Sim, tenho noção que me custa a ver as coisas estragarem-se por causa da casa ser nova. Não quero estragar nada, mas sei que as coisas vão acontecendo .
    No entanto neste parede, tenho umas 6 manchas dessas, na fotografia não consigo captar bem, mas é algo que salta a vista mesmo.
  17.  # 17

Infelizmente é o que vai acontecer em paredes pintadas com tintas mate.

Colocado por: hangasparedes serem cinza

Nas paredes cinza mate, quando se sujarem e forem limpar, o resultado ainda é pior que no branco!

Toalhitas de água, esponja mágica, água quente, vinagre de limpeza... acaba tudo por deixar mancha, o que resulta melhor (uma mancha menos brilhante) ainda é a esponja mágica.
  18.  # 18

Esfregão da loiça a parte da esponja com água morna e Fary , esfregar suavemente .
  19.  # 19

Colocado por: rafaelisidoroEsfregão da loiça a parte da esponja com água morna e Fary , esfregar suavemente .

Não deixa manchas, numa parede com tinta mate?
    Visto de lado?
    Obrigado
  20.  # 20

Colocado por: jn.neiva

Não deixa manchas, numa parede com tinta mate?
    Visto de lado?
    Obrigado
    o que deixa mancha é a fricção forte , por isso quanto melhor for o detergente menos fricção existe , a esponja quanto mais favada for melhor , as tintas também têm importância mas normalmente isso não mancha numa tinta de qualidade . Eu tenho a experiência com alguns produtos , agora se vão lá com panos e se colocam a friccionar com muita força e sempre no mesmo lugar é mais favorável aparecer a mancha .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira

0.0196 seg. NEW