Estou num processo de compra de imóvel e surgiram-me algumas dúvidas que gostava de esclarecer:
O imóvel ainda não tem licença nem o estacionamento concluído (que só será feito após a obtenção da licença). Isto pode influenciar de alguma forma a avaliação da casa? Posso avançar já para a avaliação com o banco ou devo aguardar até a licença ser emitida? E será necessário aguardar também pela conclusão do estacionamento antes de avançar para a avaliação?
Além disso, no CPCV que assinei, não existe um prazo específico para o vendedor apresentar a licença, apenas um prazo para a escritura. O documento menciona que o vendedor sabe que necessitamos da licença para obter o financiamento e, caso o crédito não seja aprovado, ele terá de devolver o sinal. O meu receio é que o vendedor apresente a licença tarde demais e eu não tenha tempo suficiente para obter o financiamento antes do prazo final da escritura.
Neste caso, as cláusulas que mencionei são suficientes para me proteger?
Agradeço qualquer orientação ou experiência que possam partilhar!
Estas pessoas agradeceram este comentário:yanulya95
Sim, isso está mencionado no CPCV, mas não inclui uma data até à qual o vendedor deve apresentar a documentação, embora exista uma data para a escritura.
Outras dúvidas que tenho:
É necessário ter o montante correspondente à avaliação disponível na conta? Caso não haja saldo suficiente, o banco pode avançar com a avaliação e deixar a conta a descoberto? Pergunto isso porque abrimos a conta devido à exigência do banco, e não sei se podem debitar o valor da avaliação sem o nosso consentimento.