Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Gostaria de saber se me conseguiam ajudar numa dúvida.
    Eu e o meu namorado vamos construir casa, mas o terreno está em nome dele. A intenção é colocar em nome dos dois, sei que para fazer o crédito não precisa estar em nome dos dois.
    Mas o crédito sendo em nome dos dois a casa não passa a ser dos dois?
    Obrigada a quem puder ajudar ☺️
  2.  # 2

Ou depois com o casamento temos maneira de a casa também ser minha?
    A questão é mesmo que estar a mudar o terreno para o nome dos dois vai trazer muitos custos.
  3.  # 3

bem a casa será sempre sua, no entanto o terreno é que será apenas do seu namorado.

se o casamento for para a a vida, não vai ter nenhuma chatisse, se o casamento acabar as contas não serão 50% para cada um, porque o terreno não era seu.

usando numero redondos, se o terreno valer 20k e construirem uma casa que valha 80k. se o casamento acabar e decidirem vender tudo por 100k, voce fica com 40k e o seu ex fica com 60k.

se não conseguirem viver com isso, ele que faça uma escritura de doação de 50% do terreno para seu nome, ou compre-lhe 50% do terreno.
    Concordam com este comentário: DianaGuimaraes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DianaGuimaraes
  4.  # 4

Colocado por: DianaGuimaraesOu depois com o casamento temos maneira de a casa também ser minha?

Pesquise sobre:
    Regime de comunhão geral de bens, comunhão de bens adquiridos ou de separação de bens... Qual é o regime de casamento que irão optar?
  5.  # 5

O terreno estando apenas em nome do seu namorado a Diana apenas está responsável pelo pagamento do empréstimo e pelo usofruto da casa. Na conservatória/finanças apenas vai estar o nome do namorado porque o terreno é só dele.

Colocado por: pauloagsantosele que faça uma escritura de doação de 50% do terreno para seu nome, ou compre-lhe 50% do terreno.

Faça uma escritura de doação para se precaver
  6.  # 6

Colocado por: primaveraO terreno estando apenas em nome do seu namorado a Diana apenas está responsável pelo pagamento do empréstimo e pelo usofruto da casa. Na conservatória/finanças apenas vai estar o nome do namorado porque o terreno é só dele.

Faça uma escritura de doação para se precaver

Isso implica muitos custos? Não entra em mais valias e assim?
  7.  # 7

Colocado por: DianaGuimaraesIsso implica muitos custos? Não entra em mais valias e assim?

é o valor de 1 escritura +- 300€/400€
    as doações não pagam mais valias nem impostos.
    Mas ligue para um notário que eles explicam os prós e contras em construir nessas condições
  8.  # 8

Colocado por: primaveradoações não pagam mais valias nem impostos.

Pagam sim sr, se forem casados é que não sei

Colocado por: DianaGuimaraesNão entra em mais valias e assim?

Não há mais valias, são um casal. Fazem a escritura por um valor mais baixo, a doação pode ser mais cara, depende. Têm de analisar as várias hipóteses e decidir.

Reiterando o comentário do pauloagsantos, se o casamento for para a vida não se precisa de se preocupar com nada.

A minha opinião é jogar pelo seguro, a Sra compra-lhe 50% do terreno e paga 50% da casa, no final 50% é seu sem margem de dúvidas.
  9.  # 9

Obrigada pela ajuda ☺️ vou ter de ver a melhor opção, para ter o menor gasto possível ☺️
  10.  # 10

Colocado por: DianaGuimaraesObrigada pela ajuda ☺️ vou ter de ver a melhor opção, para ter o menor gasto possível ☺️

Tenho um caso semelhante, ja conseguiu resolver o seu? Se sim, como? Obg.
  11.  # 11

Acho isto muito estranho.

Após a construção da casa o imóvel para a conservatória e Finanças passa a ser um único com área construída e área descoberta. Não é?
    Daí não perceber como é que terreno e casa não são um único imóvel quando a casa estiver terminada e com as respectivas licenças.
  12.  # 12

Colocado por: primaveraas doações não pagam mais valias nem impostos

Se não houver relação familiar entre os intervenientes, não sei se é assim.
    Aliás as doações acima de 500€ têm que ser declaradas.

0.0131 seg. NEW