Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Estou prestes a instalar AC em minha casa (o que nos motivou agora é que está uma criança a caminho), e estou num impasse de qual a melhor escolha para a minha habitação.
    A ideia seria eu comprar os equipamentos (consigo preços mais competitivos do que através de instalador) e instalar com um técnico certificado. Se entretanto abrir o fundo ambiental e conseguir colocar, melhor.
    A marca/modelo seria Mitsubishi kirigamine style (LN) e um deles seria o KT (modelo de chão)

Uma vez que tivemos opiniões diversas dos instaladores quanto à potência dos equipamentos a utilizar, decidimos ligar à Mitsubishi para esclarecer o que achavam melhor.
    Após conversa com o técnico, este indicou que a etiqueta energética para algumas das combinações que estávamos a ver (com máquinas exteriores multisplit 3F68 ou 3F72) não cumpriam os requisitos do fundo ambiental (A+ mínimo tanto em aquecimento como arrefecimento) e caso este abrisse ficávamos automaticamente eliminados.

Para enquadrar, uma das instalações seria, tal como indicado, multisplit e outra monosplit.
    multisplit (enquadramento dos espaços: 2 quartos 14/15m2 pé direito 2,4m + aproveitamento de sótão 40m2 pé direito variável 1,78m a 0,8m com xps 3,5cm, pladur e telha)
    monosplit (enquadramento dos espaços: 1 sala 25m2 com abertura para cozinha 10m2, pé direito 2,4m)

para multisplit e mantendo a eficiência mínima A+, temos estas combinações possíveis:

MSZ-LN25VGV*2 (quartos) + MFZ-KT50 (sótão) + MXZ-4F83 + 2 bombas + kit wifi
    ou
    MSZ-LN25VGV*2 (quartos) + MFZ-KT35 (sótão) + MXZ-4F83 + 2 bombas + kit wifi
    ou
    MSZ-LN25VGV*2 (quartos) + MFZ-KT35 (sótão) + MXZ-3F54 + 2 bombas + kit wifi

Para o monosplit já não se põe a mesma questão, mas seriam duas hipóteses:

MSZ-LN35VGV + MUZ-LN35V + bomba
    ou
    MSZ-LN50VGV + MUZ-LN50V + bomba

a dúvida estará se 3,5kW será suficiente para o sótão mesmo tendo pé direito reduzido e para a sala + cozinha
    no caso do multisplit, caso 3,5kW seja suficiente, se bastará a unidade exterior de 5,4kW, uma vez que a de 8,3kW para além de bastante mais cara e maior, fica sobredimensionada (claro que financeiramente o mais apelativo é o mínimo)

É preciso ter também em conta as limitações da instalação elétrica... temos potência contratada de 6,9kVA e carro elétrico (a máxima que o ramal permitiria seria 10,35kVA).

A nível de alimentação própria também teremos dificuldades, no mínimo o da sala teria de ficar ligado a um circuito existente onde está o sótão (com equipamentos de escritório)
    O outro estamos a tentar ver se arranjamos alimentação independente... mas o único disjuntor disponível é 16A e não sabemos se a secção de cabo é 1,5mm2 ou 2,5mm2...

desde já agradeço a quem possa ajudar

0.0069 seg. NEW