Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou prestes a comprar uma moradia em fase de inicio de construção e preciso de ajuda em relação ao aquecimento central.
    Algumas características: A moradia terá 4 quartos em dois pisos. A área bruta são cerca de 190m2. A sala tem 35m2 e comunica com uma área de distribuição. O total destas duas áreas são cerca de 50m2.

Para AQS, terá painéis solares (termosifão) com um depósitio de 300L.
    Incluído para já no projecto está a pré-instalação de aquecimento central (radiadores) e uma caldeira mural a gás.

Agora a minha dúvida:
    Sendo que não quero AC (já li aqui que é o melhor sistema em muitos aspectos, mas tanto eu como a minha filha sofremos de alergias e rinites) e que o piso radiante talvez não seja a solução ideal já que pretendo ter pisos em madeira em quase toda a casa, qual a melhor solução?

Também pelo que já aqui li, muitos irão sugerir uma bomba de calor. No entanto não queria fazer um investimento inicial muito avultado, mas sim tentar balancear o investimento inicial e os gastos anuais.

Experimentei o simulador da DECO (http://www.deco.proteste.pt/casa/quanto-custa-aquecer-a-minha-casa-s341861.htm) e para além de confirmar que o AC é a opção mais barata em termos de utilização, também verifiquei que utilizar gás ou gasóleo sai bastante caro.

No entanto parece-me que o simulador não inclui a hipótese de ter os painéis solares a fazer o pré-aquecimento da água para a caldeira (a gás ou gasóleo). Esta opção é viável? Isto é, será que no inverno a água vem dos painéis a uma temperatura que possibilite diminuir o gasto de gás/gasóleo, ou será que a caldeira fará todo o trabalho de aquecimento?
    E que dizem de ter os painéis solares + resistência eléctrica + caldeira? Será que assim já consigo que a água chegue à caldeira a uma temperatura que já não exija muito aquecimento até ir para os radiadores? E em relação ao consumo da resistência eléctrica, para manter uma temperatura da água em torno dos 45-50º por exemplo?

Todos os comentários com as vossas experiências prévias serão bem vindos.
  2.  # 2

Colocado por: aleixomatosOlá a todos,

Estou prestes a comprar uma moradia em fase de inicio de construção e preciso de ajuda em relação ao aquecimento central.
    Algumas características: A moradia terá 4 quartos em dois pisos. A área bruta são cerca de 190m2. A sala tem 35m2 e comunica com uma área de distribuição. O total destas duas áreas são cerca de 50m2.

Para AQS, terá painéis solares (termosifão) com um depósitio de 300L.
    Incluído para já no projecto está a pré-instalação de aquecimento central (radiadores) e uma caldeira mural a gás.

Agora a minha dúvida:
    Sendo que não quero AC (já li aqui que é o melhor sistema em muitos aspectos, mas tanto eu como a minha filha sofremos de alergias e rinites) e que o piso radiante talvez não seja a solução ideal já que pretendo ter pisos em madeira em quase toda a casa, qual a melhor solução?

Também pelo que já aqui li, muitos irão sugerir uma bomba de calor. No entanto não queria fazer um investimento inicial muito avultado, mas sim tentar balancear o investimento inicial e os gastos anuais.

Experimentei o simulador da DECO (http://www.deco.proteste.pt/casa/quanto-custa-aquecer-a-minha-casa-s341861.htm) e para além de confirmar que o AC é a opção mais barata em termos de utilização, também verifiquei que utilizar gás ou gasóleo sai bastante caro.

No entanto parece-me que o simulador não inclui a hipótese de ter os painéis solares a fazer o pré-aquecimento da água para a caldeira (a gás ou gasóleo). Esta opção é viável? Isto é, será que no inverno a água vem dos painéis a uma temperatura que possibilite diminuir o gasto de gás/gasóleo, ou será que a caldeira fará todo o trabalho de aquecimento?
    E que dizem de ter os painéis solares + resistência eléctrica + caldeira? Será que assim já consigo que a água chegue à caldeira a uma temperatura que já não exija muito aquecimento até ir para os radiadores? E em relação ao consumo da resistência eléctrica, para manter uma temperatura da água em torno dos 45-50º por exemplo?

Todos os comentários com as vossas experiências prévias serão bem vindos.

Boas,

De facto não lhe restam muitas hipoteses, AC não convêm, bomba de calor tb não (investimento inicial), caldeiras a gás ou gasóleo consomem de facto muito. Eu no seu lugar, uma vez que já vai ter radiadores, trocava a caldeira a gas prevista por uma a pellets. Resistências eu fujo delas e paineis solares para ajudar o aquecimento em pleno Inverno acho que não, aliás, em alguns dias nem as AQS conseguem fazer.

Abraço, Pedro
  3.  # 3

Aquilo que tenho lido é que, por a madeira ser um material isolante termicamente, retira a eficiência ao piso radiante.
    Posso ter falhado alguma informação em contrário. Se for o caso, agradeço os vossos comentários e sugestões.
  4.  # 4

A caldeira a pellets é uma hipótese. Pode ser utilizada para AQS e aquecimento central através de radiadores? Pensei que era usada com ventiloconvectores (?) para projectar ar quente nas divisões. Mas se aquece água para os radiadores, já é outra coisa...
    Vou investigar esta solução, obrigado
  5.  # 5

Colocado por: aleixomatosA caldeira a pellets é uma hipótese. Pode ser utilizada para AQS e aquecimento central através de radiadores? Pensei que era usada com ventiloconvectores (?) para projectar ar quente nas divisões. Mas se aquece água para os radiadores, já é outra coisa...
    Vou investigar esta solução, obrigado

Boas,

Ventiloconvectores funcionam com bomba de calor e sim, pode usar a caldeira a pellets com radiadores e a apoio ás AQS, uma opcção equilibrada.

Abraço, Pedro
  6.  # 6

A moradia vai levar pré-instalação de aquecimento central (radiadores, se até estar terminada não decidir outra coisa). Para poder vir a ligar (mais tarde) uma caldeira a pellets a estes radiadores implica deixar já alguma coisa preparada durante a construção? Ou a instalação é a mesma como se fosse para uma caldeira a gasóleo?
  7.  # 7

A caldeira? Em principio num anexo, a uma distancia de 6 mts do topo da casa (onde está localizada a cozinha).
    Ou referia-se ao piso radiante? Se viesse a optar por isso, pelo menos na sala e 4 quartos
  8.  # 8

Obrigado pelas sugestões até agora.

Estou a pensar fazer o seguinte:
    Como tenho acesso a lenha grátis ou a baixo custo:
    - AQS com paineis + esquentador
    - lareira com recuperador de calor mais distribuição de ar pelo piso de cima

Deixo toda a instalação preparada para vir a por uma caldeira no anexo, caso seja necessário. Depois do primeiro inverno, vejo quais as necessidades.

Algum comentário / sugestões?
    Mais uma vez obrigado.
  9.  # 9

Colocado por: aleixomatosObrigado pelas sugestões até agora.

Estou a pensar fazer o seguinte:
    Como tenho acesso a lenha grátis ou a baixo custo:
    - AQS com paineis + esquentador
    - lareira com recuperador de calor mais distribuição de ar pelo piso de cima

Deixo toda a instalação preparada para vir a por uma caldeira no anexo, caso seja necessário. Depois do primeiro inverno, vejo quais as necessidades.

Algum comentário / sugestões?
    Mais uma vez obrigado.

onde se localiza a habitação?
  10.  # 10

Distrito de Coimbra, litoral
  11.  # 11

Sergyo, a que horas costumam chegar a casa?
    O primeiro a chegar tem de acender o recuperador e depois esperar um bom par de horas para ter a casa confortável... (isto se a instalação ficar bem feita).
    Mal se deitem, deixam de alimentar o recuperador e a casa começa a arrefecer. De manha já não vai estar assim tão confortavel...
    Os recuperadores a lenha têm esse grande inconveniente. Não são autónomos. Podem ser óptimos como auxiliares de um sistema de aquecimento, mas como principal fonte de calor, não me convencem.
  12.  # 12

Colocado por: Pedro Azevedo78Sergyo, a que horas costumam chegar a casa?
    O primeiro a chegar tem de acender o recuperador e depois esperar um bom par de horas para ter a casa confortável... (isto se a instalação ficar bem feita).
    Mal se deitem, deixam de alimentar o recuperador e a casa começa a arrefecer. De manha já não vai estar assim tão confortavel...
    Os recuperadores a lenha têm esse grande inconveniente. Não são autónomos. Podem ser óptimos como auxiliares de um sistema de aquecimento, mas como principal fonte de calor, não me convencem.

Sim, concordo
  13.  # 13

POIS... nada como ver o comportamento da habitação e deixar um sistema em pré-instalação para o futuro...
  14.  # 14

Colocado por: Pedro FernandesResistências eu fujo delas

Caro Pedro, pode completar? Mesmo com termoestato e relógio acha que não vale a pena?

Alguém mais tem comentários em relação à utilização de resitência eléctrica? Para AQS é melhor ter o gaz como backup?
  15.  # 15

Colocado por: aleixomatos
    Colocado por: Pedro FernandesResistências eu fujo delas

Caro Pedro, pode completar? Mesmo com termoestato e relógio acha que não vale a pena?

Alguém mais tem comentários em relação à utilização de resitência eléctrica? Para AQS é melhor ter o gaz como backup?

Uma resistencia por ex de um grelhador gasta 1800/2200w ou mais, tanto como as minhas 4 maquinas de AC no máximo. É claro que um grelhador é ligado em periodos curtos, mas uma resistencia para ajudar a aquecer um deposito de agua de 200/300 litros em por ex uma semana sem sol, não deve gastar pouco. Penso que o esquentador ainda será melhor opcção, como apoio.

Como não pretende fazer já tudo, informe-se bem de todos os sistemas e deixe pre-instalação se possivel para as melhores opcções.

Abraço, Pedro
  16.  # 16

Duas últimas duvidas:

- visto não pretender utilizar gás para aq central, o que será melhor para AQS: caldeira gás (previsto no projecto) ou esquentador?

- a caldeira a pellets para AQS e aq central pelos radiadores, é instalada no exterior, ou pode ser instalada na sala (substituindo a lareira)?

Obrigado
  17.  # 17

Colocado por: aprendiz2pode ser o que você que quiser!!

Pois, isso eu sei :)

Mas a dúvida é se um esquentador é mais eficiente (< consumo) que uma caldeira (assumindo mesmos níveis de qualidade)
  18.  # 18

obrigado pelo esclarecimento
    • ze79
    • 21 março 2010

# 19

boas .

eu no seu lugar fazia piso radiante com recoperador de calor paineis solares AQS + deixar pré-instalaçao para se nesseçario entao instalaçao de uma caldeira(peletes)
    (piso radiante porque funçiona a uma temperatura inferior a dos radiadores) .....
  19.  # 20

Boa tarde,

Voltando a este tópico, e com a construção já adiantada, decidimo-nos por ter para já a AQS apenas com paineis solares + caldeira a gás. Infelizmente ainda não temos gás natural na zona.
    Depois do primeiro inverno veremos se precisamos de colocar os radiadores para o aquecimento central e aí teremos duas opções:

1) colocar apenas os radiadores e utilizar gás para aquecimento (se até lá houver GN, melhor, mas parece improvável)
    2) colocar radiadores e uma caldeira a pellets

A segunda opção será mais vantajosa em termos de utilização, mas implica um investimento inicial mais avultado (não sei ainda valores mas talvez a começar nos €3000 para a caldeira). Também poderemos ter outra opção:

3)instalar radiadores para um inverno, gastando gás (€€€) e deixar a instalação da caldeira para o inverno seguinte, dividindo o investimento inicial.

O que pretendo é tentar que a instalação tire o melhor partido possível das tecnologias que vierem a ser utilizadas. Para já estou a pensar no seguinte:

- caldeira ligada aos painéis solares de forma a poupar o máximo de gás nos meses intermédios, em que já está frio mas ainda temos algum sol
    - prever a ligação de uma caldeira exterior (a pellets?) ao circuito
    - quero também colocar uma máquina de lavar loiça a receber água quente dos painéis solares (mas antes da caldeira, certo?)

As dúvidas que tenho agora são:
    - valerá a pena ter a caldeira agora, ou ficarei bem apenas com um esquentador 'solar'? Penso que já que o contrato com o construtor inclui uma caldeira, mas valerá tê-la e tirar partido da acumulação de águas quentes, por exemplo. E deixa em aberto a opção 1 acima.
    - como posso mais tarde interligar a caldeira a pellets com o circuito inicial?
    - o sistema termo-sifão é suficiente para o que quero, ou valeria a pena investir num sistema CF? Acho que conseguiria colocar a caldeira do CF no sotão.

E uma pergunta mais téćnica e 'ignorante':

- onde é o melhor local para instalar uma válvula termoestática? À saída dos paineis solares, ou à saida da caldeira/esquentador 'solar'?

Cumprimentos

0.0217 seg. NEW