Colocado por: aleixomatosOlá a todos,
Estou prestes a comprar uma moradia em fase de inicio de construção e preciso de ajuda em relação ao aquecimento central.
Algumas características: A moradia terá 4 quartos em dois pisos. A área bruta são cerca de 190m2. A sala tem 35m2 e comunica com uma área de distribuição. O total destas duas áreas são cerca de 50m2.
Para AQS, terá painéis solares (termosifão) com um depósitio de 300L.
Incluído para já no projecto está a pré-instalação de aquecimento central (radiadores) e uma caldeira mural a gás.
Agora a minha dúvida:
Sendo que não quero AC (já li aqui que é o melhor sistema em muitos aspectos, mas tanto eu como a minha filha sofremos de alergias e rinites) e que o piso radiante talvez não seja a solução ideal já que pretendo ter pisos em madeira em quase toda a casa, qual a melhor solução?
Também pelo que já aqui li, muitos irão sugerir uma bomba de calor. No entanto não queria fazer um investimento inicial muito avultado, mas sim tentar balancear o investimento inicial e os gastos anuais.
Experimentei o simulador da DECO (http://www.deco.proteste.pt/casa/quanto-custa-aquecer-a-minha-casa-s341861.htm) e para além de confirmar que o AC é a opção mais barata em termos de utilização, também verifiquei que utilizar gás ou gasóleo sai bastante caro.
No entanto parece-me que o simulador não inclui a hipótese de ter os painéis solares a fazer o pré-aquecimento da água para a caldeira (a gás ou gasóleo). Esta opção é viável? Isto é, será que no inverno a água vem dos painéis a uma temperatura que possibilite diminuir o gasto de gás/gasóleo, ou será que a caldeira fará todo o trabalho de aquecimento?
E que dizem de ter os painéis solares + resistência eléctrica + caldeira? Será que assim já consigo que a água chegue à caldeira a uma temperatura que já não exija muito aquecimento até ir para os radiadores? E em relação ao consumo da resistência eléctrica, para manter uma temperatura da água em torno dos 45-50º por exemplo?
Todos os comentários com as vossas experiências prévias serão bem vindos.
Colocado por: aleixomatosA caldeira a pellets é uma hipótese. Pode ser utilizada para AQS e aquecimento central através de radiadores? Pensei que era usada com ventiloconvectores (?) para projectar ar quente nas divisões. Mas se aquece água para os radiadores, já é outra coisa...
Vou investigar esta solução, obrigado
Colocado por: aleixomatosObrigado pelas sugestões até agora.
Estou a pensar fazer o seguinte:
Como tenho acesso a lenha grátis ou a baixo custo:
- AQS com paineis + esquentador
- lareira com recuperador de calor mais distribuição de ar pelo piso de cima
Deixo toda a instalação preparada para vir a por uma caldeira no anexo, caso seja necessário. Depois do primeiro inverno, vejo quais as necessidades.
Algum comentário / sugestões?
Mais uma vez obrigado.
Colocado por: Pedro Azevedo78Sergyo, a que horas costumam chegar a casa?
O primeiro a chegar tem de acender o recuperador e depois esperar um bom par de horas para ter a casa confortável... (isto se a instalação ficar bem feita).
Mal se deitem, deixam de alimentar o recuperador e a casa começa a arrefecer. De manha já não vai estar assim tão confortavel...
Os recuperadores a lenha têm esse grande inconveniente. Não são autónomos. Podem ser óptimos como auxiliares de um sistema de aquecimento, mas como principal fonte de calor, não me convencem.
Colocado por: Pedro FernandesResistências eu fujo delas
Colocado por: aleixomatosColocado por: Pedro FernandesResistências eu fujo delas
Caro Pedro, pode completar? Mesmo com termoestato e relógio acha que não vale a pena?
Alguém mais tem comentários em relação à utilização de resitência eléctrica? Para AQS é melhor ter o gaz como backup?
Colocado por: aprendiz2pode ser o que você que quiser!!