Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia. Venho expor a minha situação para pedir opiniões.

Sou estudante de enfermagem e, dados os preços exorbitantes dos quartos em Lisboa, aceitei alugar um quarto com serviços incluídos (água, luz, gás, internet, pequeno-almoço e jantar) em casa dum casal com 2 filhos, de 8 e 6 anos. Assinei um contrato de 5 anos escrito em como sou baby-sitter dos meninos: levo-os e trago-os da escola, ajudo-os nos TPC, faço refeições, limpeza da casa e higiene da roupa das crianças.

O horário estabelecido é de 6h/dia nos dias úteis + 12h/sábado e supostamente recebo 6€/h ou seja 1080€/mês. Apesar das formalidades, já lá estou há 6 meses e a verdade é que nunca paguei nada nem me passaram recibo nem eu vi 1€ sequer. Também ainda não tive o azar de estragar objetos (loiça ou eletrodomésticos) portanto não sei se me incluiriam tal despesa na mensalidade.

Tenho boa relação com a família, são pessoas educadas, só a senhora é um pouco mais agreste nas palavras e exigente quanto ao meu vestuário, mas de resto não tenho queixas.

As minhas questões são: valerá a pena abrir atividade a prestação de serviços? Devo aceitar trabalhar horas extra só mediante pagamento em dinheiro? Não estando isso explícito no contrato, qual deverá ser o preço/hora? Quanto às crianças, deveria eu fazer um seguro de responsabilidade para o azar de lhes acontecer algo na rua? Obrigada.
  2.  # 2

Colocado por: Rafaela2004Assinei um contrato de 5 anos escrito em como sou baby-sitter dos meninos

Colocado por: Rafaela2004supostamente recebo 6€/h ou seja 1080€/mês.

Colocado por: Rafaela2004nunca paguei nada nem me passaram recibo nem eu vi 1€ sequer

Colocado por: Rafaela2004As minhas questões são: valerá a pena abrir atividade a prestação de serviços? Devo aceitar trabalhar horas extra só mediante pagamento em dinheiro? Não estando isso explícito no contrato, qual deverá ser o preço/hora? Quanto às crianças, deveria eu fazer um seguro de responsabilidade para o azar de lhes acontecer algo na rua?

⁉️
    • Soliva
    • 26 janeiro 2025 editado

# 3

Posso não ter percebido bem , mas acordou um serviço de prestação de serviços em troca de um quarto com serviços incluídos.
    O quarto e serviços estão a ser cedidos e prestados tal como acordado.
    Porque exactamente veria alguns € e abrir actividade por que carga de água ?

A não ser que pretenda desvincular-se desse acordo é acordar o valor que pretende realmente receber pelos seus serviços e assinarem contrato, assumindo ambas as partes obviamente os impostos e seguros obrigatórios por lei.
    Obviamente terá igualmente de celebrar um acordo de arrendamento e pagar -lhes o que eles pretendem pelo quarto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rafaela2004
  3.  # 4

Está a trocar um quarto por um serviço de baby sitter? Não paga nem recebe?
    Concordam com este comentário: Rafaela2004
  4.  # 5

Colocado por: SolivaPosso não ter percebido bem , mas acordou um serviço de prestação de serviços em troca de um quarto com serviços incluídos. O quarto e serviços estão a ser cedidos e prestados tal como acordado
    Exato. Supostamente o valor do quarto ronda os 500€ + 130€ de água/luz/gás/net + 220€ de alimentação + 230€ de transportes (Uber 22 dias, ida e volta para a escola). Pensei que abrir atividade me pudesse ser vantajoso em termos de contribuição fiscal.
  5.  # 6

Colocado por: RicardoPortoEstá a trocar um quarto por um serviço de baby sitter? Não paga nem recebe?
    Não pago nem recebo porque as despesas estão incluídas. Parece um valor elevado, mas a carga horária também é, são 42h/semana. Eles ainda queriam que eu prestasse horas extra porque por vezes têm o Domingo ocupado, mas nesse caso acho que deveria receber em dinheiro, só não sei se deveria cobrar mais de 6€/h. Outra questão não esclarecida prende-se com eventuais estragos domésticos (loiça, mobília) ou responsabilidade em caso de acidente.
  6.  # 7

Colocado por: Rafaela2004Exato. Supostamente o valor do quarto ronda os 500€ + 130€ de água/luz/gás/net + 220€ de alimentação + 230€ de transportes (Uber 22 dias, ida e volta para a escola). Pensei que abrir atividade me pudesse ser vantajoso em termos de contribuição fiscal.

Peço desculpa, mas esse valor de renda é muito elevado. Nada justifica pagar 500€/mês por um quarto. Não percebi se tem direito a férias e se nelas também paga essa renda.

Colocado por: Rafaela2004Tenho boa relação com a família, são pessoas educadas, só a senhora é um pouco mais agreste nas palavras e exigente quanto ao meu vestuário, mas de resto não tenho queixas.

As minhas questões são: valerá a pena abrir atividade a prestação de serviços? Devo aceitar trabalhar horas extra só mediante pagamento em dinheiro? Não estando isso explícito no contrato, qual deverá ser o preço/hora? Quanto às crianças, deveria eu fazer um seguro de responsabilidade para o azar de lhes acontecer algo na rua? Obrigada.

Se não existe farda ou dresscode explícito no contrato, poderá vestir-se como quiser. Acho que fiscalmente não vale a pena abrir atividade. Pode aceitar trabalhar horas extra, ao dobro do valor base, 12€/h ao Domingo parece-me razoável. Quanto ao seguro de responsabilidade acho que depende do comportamento das crianças, se são obedientes e não se colocam em risco.
  7.  # 8

Colocado por: BellyBlue
    Peço desculpa, mas esse valor de renda é muito elevado. Nada justifica pagar 500€/mês por um quarto. Não percebi se tem direito a férias e se nelas também paga essa renda.

Se não existe farda ou dresscode explícito no contrato, poderá vestir-se como quiser. Acho que fiscalmente não vale a pena abrir atividade. Pode aceitar trabalhar horas extra, ao dobro do valor base, 12€/h ao Domingo parece-me razoável. Quanto ao seguro de responsabilidade acho que depende do comportamento das crianças, se são obedientes e não se colocam em risco.
    Não existe dresscode porque se trata dum condomínio fechado. Em certos meses do ano vou com os meninos à piscina do prédio, de bikini obviamente. Em casa ando de top e calção para não transpirar durante as limpezas, e é nessa ocasião que ouço a patroa "rosnar", mas já nem ligo. A renda não me parece elevada tendo em conta os valores atuais, também a pago nas férias que se resumem a 30 dias durante os quais não estou lá por opção.
    Ainda não trabalhei Domingos mas já pensei em fazê-lo, só tenho dúvidas sobre quanto cobrar. Doze euros por hora parece muito, talvez 10€/h fosse mais razoável. Quanto ao seguro acho que só o farei nessa circunstância se a apólice for elevada; se não for estritamente necessário, não o farei. Continuo com dúvidas quanto aos estragos domésticos, espero que não me responsabilizem por algum que aconteça.
  8.  # 9

Olá, o seu quarto é suite? Os valores que lhe 'cobram' parecem todos muito elevados. 500 euros é mais do que suficiente para cobrir as despesas (não gasta mais do que 50 euros/mês).As empregadas domésticas em Lx são pagas a mais de 8 euros/hora e como é evidente o proprietário tem que ter seguro contra acidentes domésticos. Veja isso. Eles têm que lhe fazer um seguro. É o mínimo. E se se magoar? Sinceramente, não me parece um bom acordo para si. Ah as babysitters quanto cobram? Costumava ser a 15 euros. Boa sorte,
  9.  # 10

Colocado por: IlexiaOlá, o seu quarto é suite? Os valores que lhe 'cobram' parecem todos muito elevados. 500 euros é mais do que suficiente para cobrir as despesas (não gasta mais do que 50 euros/mês).As empregadas domésticas em Lx são pagas a mais de 8 euros/hora e como é evidente o proprietário tem que ter seguro contra acidentes domésticos. Veja isso. Eles têm que lhe fazer um seguro. É o mínimo. E se se magoar? Sinceramente, não me parece um bom acordo para si. Ah as babysitters quanto cobram? Costumava ser a 15 euros. Boa sorte,
    O meu quarto não é suite, mas tenho casa de banho praticamente exclusiva porque o casal tem uma e as crianças têm outra. Sim, reconheço que os valores cobrados são elevados mas na verdade eu não tinha melhor escolha quando em Setembro fui colocada e tinha que iniciar as aulas. Não me fizeram seguro para acidentes, por isso pensei em fazer um ou pelo menos de responsabilidade por conta das crianças. Em Lisboa as babysitters cobram 12-14€/h mas têm atividade registada a prestação de serviços, ou seja não são internas - é uma situação diferente do meu contrato, que é de acomodação e inclui despesas por troca de serviços. Obrigada pelos seus conselhos e pelos votos.
  10.  # 11

Se não tem alternativa , mais vale manter o acordo …
    Pelo menos até precisar de alojamento para a faculdade.
    Até porque corre o risco de assim que levantar a cabeça , colocarem-na no olho da rua .
    Concordam com este comentário: Rafaela2004
  11.  # 12

Colocado por: SolivaSe não tem alternativa , mais vale manter o acordo …
    Pelo menos até precisar de alojamento para a faculdade.
    Sim, estou disposta a este sacrifício. É melhor que contrair um empréstimo para fazer o curso. Se tudo correr bem, não haverão acidentes...

Colocado por: SolivaAté porque corre o risco de assim que levantar a cabeça , colocarem-na no olho da rua .
    Já pensei nisso mas a maioria das minhas colegas diz que não aceitaria tamanha carga horária laboral para pagar a despesa. E modéstia à parte, acho-me competente. Se eu me fosse embora, os meus patrões arranjariam outra pessoa sujeita às condições que impõem?
  12.  # 13

Há pessoas que se queixam da vida que tem, não fazem nada e só reclamam a ajuda do estado, e depois há pessoas como a Rafaela, que vão á luta, e conseguem tirar cursos superiores sem a ajuda de ninguém. Os meus parabéns, e desejo-lhe muita sorte na vida.
    Concordam com este comentário: bluthunder82, desofiapedro, 4por1, Apostador, sisu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Madeira, Rafaela2004
  13.  # 14

Arranjou um “contrato”, onde lhe pagam o Uber pra ir pra escola?
  14.  # 15

Colocado por: PickaxeHá pessoas que se queixam da vida que tem, não fazem nada e só reclamam a ajuda do estado, e depois há pessoas como a Rafaela, que vão á luta, e conseguem tirar cursos superiores sem a ajuda de ninguém. Os meus parabéns, e desejo-lhe muita sorte na vida.
    Muito obrigada. Na verdade eu acho que o Estado deveria ter mais residências universitárias e que as propinas só deveriam existir em caso de falta de aproveitamento. Tal opinião não me impede de lutar pelo meu curso e pela carreira que desejo seguir, por isso sujeito-me.
  15.  # 16

Colocado por: Bragas VArranjou um “contrato”, onde lhe pagam o Uber pra ir pra escola?
    O Uber é pago através dum cartão dos patrões carregado mensalmente com 220€ a 250€, para eu transportar as crianças entre a casa e a escola. Raramente tenho saldo só para mim, mas como a minha Escola de Enfermagem é 10min a pé da escola dos miúdos, consigo cumprir o horário deles sem prejudicar as minhas aulas. Em situações excepcionais, caso eu me atrase, eles aguardam por mim na biblioteca da escola. São ajuizados e raramente sofrem bullying, felizmente.
    Concordam com este comentário: Bragas V
  16.  # 17

Como conseguiu o contacto dessa família?

Vai a pé para a escola?
    Como paga o passe?

Como paga as propinas?

Como arranja tempo para estudar?

Não tem família?
    Prima talvez da Raquel22?

Colocado por: Rafaela2004Em casa ando de top e calção para não transpirar durante as limpezas, e é nessa ocasião que ouço a patroa "rosnar",

É por causa do pai das crianças.

A minha mãe escolhia as empregadas a dedo.
    Com pancada, feias e com problema...
    Sabedoria feminina.

Colocado por: Ilexiapara cobrir as despesas (não gasta mais do que 50 euros/mês).

Só se só comer pão com manteiga durante 30 dias. Não tomar banho nem acender a luz.
  17.  # 18

Colocado por: MariaseveraComo conseguiu o contacto dessa família?

Vai a pé para a escola?
    Como paga o passe?

Como paga as propinas?

Como arranja tempo para estudar?

Não tem família?
    Prima talvez da Raquel22?
    Conheci esta família através de amigos dos meus tios. Vou a pé da escola das crianças até à minha e vice-versa. Os meus pais pagam-me as propinas, felizmente ainda podem fazer isso. Estudo ao Domingo, por vezes 1h aos dias de semana e sábados. Tenho uma prima Raquel, duvido que seja sua conhecida.

Colocado por: Mariasevera

É por causa do pai das crianças.

A minha mãe escolhia as empregadas a dedo.
    Com pancada, feias e com problema...
    Sabedoria feminina.
    Essa sabedoria eu não sei. Não me acho feia nem com pancada, os namorados que tive nunca se queixaram. E apesar do reduzido tempo livre, tenho bastantes pretendentes, não preciso de implorar amor ao pai das crianças, o senhor sempre me respeitou felizmente.
  18.  # 19

Colocado por: MariaseveraPrima talvez da Raquel22?
    🎯
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  19.  # 20

Colocado por: LrLisboa🎯
    Se o palhava descobre este tópico...

Edit: Já descobriu

0.0214 seg. NEW