Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Um contrato de trabalho para ser válido tem que ser declarado às Finanças?

Se tem interesse em ter anos contabilizados para a reforma, talvez seja bom fazer descontos para a Segurança Social.
    Além disso como Trabalhadora-Estudante tem regalias como escolher horário de aulas e época de exames adicional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rafaela2004
  2.  # 2

Colocado por: HAL_9000Se o palhava descobre este tópico...

Edit: Já descobriu

Desde o primeiro post que vi logo...E a user Severa tem uma inteligência emocional acima da média. Ficou logo imediatamente tudo esclarecido 👌.
  3.  # 3

O Chat GPT diz:

Sim, em Portugal, para que um contrato de trabalho seja considerado válido, é necessário que o empregador faça o devido registo nas Finanças. Esse registo deve ser feito no Portal das Finanças, onde o empregador deve declarar a admissão do trabalhador. Isso é parte do processo de legalização e formalização do vínculo laboral, que inclui o cumprimento das obrigações fiscais e de segurança social.

Além disso, o empregador deve garantir que o trabalhador esteja inscrito na Segurança Social e que as contribuições devidas sejam pagas corretamente. O não cumprimento dessas obrigações pode resultar em multas e sanções. Portanto, o contrato de trabalho não só deve ser formalizado entre as partes, mas também deve ser comunicado às Finanças e à Segurança Social para ser plenamente válido e legal.
    Concordam com este comentário: Rafaela2004
  4.  # 4

Já tinha visto anúncios no Jornal Correio da Manhã de um casal já com alguma idade a procurar uma senhora mais nova idónea para cuidar deles a troco de alojamento, comida...etc
    Assim uma candidata mais nova para tratar das crianças, ainda não.
  5.  # 5

Tem que arranjar umas roupas mais condignas para trabalhar...

E quando for enfermeira também há modelos muito interessantes nos catálogos.
      022825 (1).jpg
  6.  # 6

Colocado por: Palhavahá modelos muito interessantes nos catálogos.

Tantas possibilidades é colocar a imaginação a trabalhar:
    Nanny
    Colegial
    Enfermeira
    Criada

🙈

É melhor eu arranjar umas algemas para não escrever mais nada.
  7.  # 7

Colocado por: PalhavaÉ melhor eu arranjar umas algemas para não escrever mais nada.

😅😅😅
  8.  # 8

Não acho que compense abrir atividade, principalmente se o saldo é 0.

Horas extra ao domingo proponha um valor que ache razoável, 12€/h parece mais que justo, menos que 10€ parece roubo.

Tenha alguma atenção que os valores que diz são bastante elevados em algumas das rubricas:

130€ para contas: -no meu T2 de 3 pessoas esse valor chega para água, luz e telecomunicações.
    220€ para alimentação: -também parece bastante, o aumento do seu custo na alimentação da família deve ser bastante inferior, a menos que lhe andem a servir peixe fresco e bife do bom a todas as refeições
    220€ para ir de Uber: Este custo não lhe devia ser imputado, ou no máximo ser lhe imputado 1/3 (vão 3 passageiros...). Se não tivesse que levar os meninos, provavelmente ia de autocarro ou metro poupar.

500€ por um bom quarto infelizmente é comum em Lisboa, portanto aí não comento.

Com isto tudo quero dizer que o vosso acordo pode ser benéfico para ambas as partes, mas perceba que está com um horário completo e na prática a receber abaixo do salário mínimo, com a agravante de trabalhar em horas fora do horário tradicional, mais sábados.
    Infelizmente a dinâmica torna qualquer negociação muito difícil para si, embora se eles estiverem contentes com a sua dinâmica com as crianças, vão ter muita dificuldade em trocar... E qualquer tentativa de negociação pode deteriorar a relação com os patrões, principalmente com a patroa, o que pode levar a uma situação muito desconfortável dado o facto de morarem juntos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rafaela2004
  9.  # 9

Colocado por: PalhavaUm contrato de trabalho para ser válido tem que ser declarado às Finanças?

Se tem interesse em ter anos contabilizados para a reforma, talvez seja bom fazer descontos para a Segurança Social.
    Além disso como Trabalhadora-Estudante tem regalias como escolher horário de aulas e época de exames adicional.
    Muito obrigada pelas dicas. Embora esteja longe, o cálculo da pensão de reforma incidirá sobre toda a carreira, incluindo (se os declarar) os meus atuais anos que serão os mais precários e menos remunerados. Portanto talvez não valha muito a pena nesse sentido. Quanto ao meu horário escolar ainda encaixa bem no do trabalho e a época de exames costuma ser um pouco mais flexível que a letiva.

Colocado por: PalhavaAlém disso, o empregador deve garantir que o trabalhador esteja inscrito na Segurança Social e que as contribuições devidas sejam pagas corretamente. O não cumprimento dessas obrigações pode resultar em multas e sanções. Portanto, o contrato de trabalho não só deve ser formalizado entre as partes, mas também deve ser comunicado às Finanças e à Segurança Social para ser plenamente válido e legal.
    Concluo que não estando o meu contrato registado no Portal das Finanças, os meus direitos são limitados não só em termos de carreira contributiva mas também na proteção social quanto a eventuais acidentes.

Colocado por: PalhavaÉ melhor eu arranjar umas algemas para não escrever mais nada.
    Já entendi o seu humor em torno da fantasia lol Prefiro ser prática em vez de formal mas agradeço a sugestão.
  10.  # 10

Colocado por: durielHoras extra ao domingo proponha um valor que ache razoável, 12€/h parece mais que justo, menos que 10€ parece roubo [...] Com isto tudo quero dizer que o vosso acordo pode ser benéfico para ambas as partes, mas perceba que está com um horário completo e na prática a receber abaixo do salário mínimo, com a agravante de trabalhar em horas fora do horário tradicional, mais sábados.
    Infelizmente a dinâmica torna qualquer negociação muito difícil para si, embora se eles estiverem contentes com a sua dinâmica com as crianças, vão ter muita dificuldade em trocar... E qualquer tentativa de negociação pode deteriorar a relação com os patrões, principalmente com a patroa, o que pode levar a uma situação muito desconfortável dado o facto de morarem juntos.
    Exato: muita gente diz que negociei mal, se tivesse exigido 8€/h, bastariam os 5 dias úteis para ganhar 1056€/mês, saldando toda a despesa e permitindo ganhar o Sábado como horas extra. Nesse caso, faria mais sentido exigir 12€/h ao fim-de-semana. Mas considerando a pressão letiva acabei por aceitar, de contrário teria de alugar outro quarto menos cómodo e arranjar um partime menos certo. O valor/hora que contratualizei pareceu-me na altura acima do salário mínimo (que era 4.66€/h x 176h = 820€). Entendo que negociar agora pudesse ser melindroso, o mais correto será agarrar uma oportunidade melhor quando surgir. Infelizmente não sei regatear.

Colocado por: durielTenha alguma atenção que os valores que diz são bastante elevados em algumas das rubricas:
    130€ para contas: -no meu T2 de 3 pessoas esse valor chega para água, luz e telecomunicações.
    220€ para alimentação: -também parece bastante, o aumento do seu custo na alimentação da família deve ser bastante inferior, a menos que lhe andem a servir peixe fresco e bife do bom a todas as refeições
    220€ para ir de Uber: Este custo não lhe devia ser imputado, ou no máximo ser lhe imputado 1/3 (vão 3 passageiros...). Se não tivesse que levar os meninos, provavelmente ia de autocarro ou metro poupar.

500€ por um bom quarto infelizmente é comum em Lisboa, portanto aí não comento.
    Por acaso pareceu-me que o valor do quarto era o mais especulado e que as despesas estavam apenas inflacionadas para contemplar consumos elevados, pois é sabido que certos inquilinos abusam. A alimentação é muito boa, são eles que fazem as compras e noto que não poupam na qualidade; sigo as receitas que a patroa me deu. Quanto ao valor do UBER, realmente faria mais sentido que me deduzissem o transporte dos meninos.

Muito obrigada pela abordagem detalhada. Este fórum prima pelo rigor. Bem haja!
  11.  # 11

Fiz uma simulação 😁(tenho de ir ver o que isto é 😈)

no chat GPT...

Uma trabalhadora a recibos verdes em Portugal, que aufira 1056€/mês, deve pagar contribuições para a Segurança Social e impostos, de acordo com a sua situação.

1. Segurança Social

A contribuição para a Segurança Social varia entre 21,4% e 25,2% do rendimento bruto. Para trabalhadores independentes que não têm outra atividade, a taxa normal é de 21,4%.

Portanto, para um rendimento de 1056€/mês:

Contribuição para a Segurança Social:

2. Impostos (IRS)

Como é o primeiro emprego, a trabalhadora pode estar isenta de IRS durante o primeiro ano ou beneficiar de uma taxa mais baixa, dependendo do seu rendimento anual total. Considerando que o rendimento mensal é de 1056€, o rendimento anual seria:

Rendimento anual:

Com esse rendimento anual, a trabalhadora está abaixo do limiar de 14.500€ (limite para isenção de IRS para 2025), pelo que não pagará IRS.

Resumo:

Segurança Social: 225,02€/mês

IRS: Não paga, pois está abaixo do limiar de isenção.

Portanto, a trabalhadora a recibos verdes com um rendimento de 1056€/mês paga 225,02€ de Segurança Social e não paga IRS.

Não sabia que quem aufere 1056€ não paga IRS🫨
    Será correcto?
  12.  # 12

Colocado por: PalhavaNão sabia que quem aufere 1056€ não paga IRS🫨
    Será correcto?

É por ser o 1o ano de actividade.(?)
  13.  # 13

Colocado por: Palhava

É por ser o 1o ano de actividade.(?)

IRS Jovem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  14.  # 14

Colocado por: Rafaela2004a senhora é um pouco mais agreste nas palavras e exigente quanto ao meu vestuário

A senhora apenas está a tentar protege-la dos Palhavas desta vida que não resistem ao "charme" de uma mulher de saia ou com decote.
  15.  # 15

Colocado por: MariaseveraNão tem família?
    Prima talvez da Raquel22?

Colocado por: Rafaela2004Tenho uma prima Raquel

Colocado por: NostradamusPalhavas

Eu não sou pai de família, nem casado.
    Acho que sou livre.

Até fui bastante cordial nesta discussão.
    Respondi de forma construtiva.
    Fui brincando pelo meio.
    Como não?
    Concordam com este comentário: 4por1
  16.  # 16

Eu gosto de mulheres mulheres, não de raparigas do 1o ano.
    😉
  17.  # 17

Colocado por: Nostradamus

A senhora apenas está a tentar protege-la dosPalhavasdesta vida que não resistem ao "charme" de uma mulher de saia ou com decote.

Pronto...eu gosto de olhar.
    Mas não sou um predador.
  18.  # 18

Está toda a gente contente com este tópico.
    Ainda bem.

Até me põem em arrendamento de quartos não sei a que propósito...

O Varejeira-Hot voltou.
    E o Hall9000, também é meu fã.
    Eu tenho o meu público 😃.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  19.  # 19

Colocado por: PalhavaMas não sou um predador.

Nunca disse um piropo, alto, assim à descarada.
    Ao contrário da maioria dos homens até sou bem comportado.
  20.  # 20

Colocado por: PalhavaAté me põem em arrendamento de quartos não sei a que propósito...
    Podia conhecer alguma secretaria para compor o "ramalhete": uma professora, duas enfermeiras e uma secretária. Pare-me bem.

Mas à custa da brincadeira ainda íamos estragando o negócio ao user que fez o anúncio.

0.0250 seg. NEW