Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Estou a construir uma moradia para habitação própria e ando a pedir orçamentos para a máquina de Vmc e condutas, já tenho dois entre os 2000/2500€. A instalação será feita por mim e por um amigo que tem conhecimento na matéria e este sugeriu fazer as condutas em tubo Spiro para poupar algum dinheiro, mas nos dois orçamentos que me deram ambos têm as condutas em Tubo anti-Estático e anti-bacteriano e os respetivos acessórios em plástico também. A moradia tem 140m2 ee a instalação o sistema de VMC será feita no sótão com picagens para as divisões.

Faz algum sentido optar pelo tubo Spiro?

Obrigado.

Cumps
  2.  # 2

Do que me lembro, o mais caro nessas instalações costuma ser a mão de obra, não? Se já vai poupar nisso, creio que valeria a pena apostar em material apropriado e de qualidade...
    Concordam com este comentário: ForcePT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Zeferino
  3.  # 3

Colocado por: João Zeferinonos dois orçamentos que me deram ambos têm as condutas em Tubo anti-Estático e anti-bacteriano e os respetivos acessórios em plástico também.

O que faz todo o sentido porque são acessórios que se montam praticamente como legos. Montar os acessórios em spiro pode não ser assim tão "directo". Se for vmc simples fluxo pode colocar apenas tudo antiestático.

Tubo Spiro para prédios habitacionais de particulares é um desperdício de dinheiro. Já para não falar que é mais propicio à propagação de ruído e vibrações que os de plástico PEHD.
  4.  # 4

Usa os de plástico, vai te ficar mais caro, mas para montar vai te facilitar a vida, alem da propagação dos ruidos.
    Por falar em ruidos, pensa nisso quando tiveres a instalar, se não a noite vais acabar por desligar.. (tipo relógios de parede :P)
  5.  # 5

Colocado por: ffteixeiraPor falar em ruidos, pensa nisso quando tiveres a instalar, se não a noite vais acabar por desligar.. (tipo relógios de parede :P)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:João Zeferino

O que quer dizer com isto? Que cuidados tem que se ter?
  6.  # 6

Colocado por: João Zeferinoinstalação será feita por mim e por um amigo
    use tubagens adequadas em PP anti estático e na insuflação também antibacteriano, tenha o cuidado de equilibrar os caudais não caindo no erro de colocar a caixa de distribuição num topo do imóvel.
  7.  # 7

Aproveito para perguntar:

É pratica comum deixar as caixas de distribuição num local acessivel para eventual manutenção?
    Ou podem ser colocadas no tecto falso sem acesso e serem "esquecidas"?
  8.  # 8

Colocado por: rookie22É pratica comum deixar as caixas de distribuição num local acessivel para eventual manutenção?
    Ou podem ser colocadas no tecto falso sem acesso e serem "esquecidas"?

acessiveis
    para se fazer a devida manutenção quando necessario
    Concordam com este comentário: fabsil, HideCode
  9.  # 9

Colocado por: jorgealvesnão caindo no erro de colocar a caixa de distribuição num topo do imóvel.

Topo do imovel é na parte de fora? Ou isso inclui sotãos?
    Por exemplo, existem problemas de estar num sotao nao habitavel acessivel por um alçapão?

Obrigado.
  10.  # 10

Colocado por: PiafinhoTopo do imovel é na parte de fora?
    referi num topo porque a distancia entreas diferentes bocas\ligações deve ser o mais equidistante possivél

Colocado por: Piafinhoexistem problemas de estar num sotao nao habitavel acessivel por um alçapão?
    tem problema de termica pois vai perder calor, será que faz sentido ter uma duplo fluxo com recuperação de calor quando a tubagem vai estar num local onde vai perder esse calor?
    Concordam com este comentário: Piafinho, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Piafinho, jorgemlflorencio
  11.  # 11

Colocado por: jorgealvesreferi num topo porque a distancia entreas diferentes bocas\ligações deve ser o mais equidistante possivél

tem problema de termica pois vai perder calor, será que faz sentido ter uma duplo fluxo com recuperação de calor quando a tubagem vai estar num local onde vai perder esse calor?

Boa noite

Estou com a mesma situação: colocar VMC numa casa já habitada e que a tubagem terá que passar pelo sótão não habitado. Vai existir frio junto dos tubos. Como mínimizar esta situação?
    Obrigado
  12.  # 12

Colocado por: jorgealvesnum local onde vai perder esse calor?

Com os tubos isolados perde assim muito calor?
    Também tenho vindo a pensar colocar. Num sótão não habitado e não isolado. Também tenho que trocar o telhado mais ano menos ano e vou isolar sendo assim talvez seja melhor esperar para por a Vmc para depois de isolar o telhado.

Tenho bastante problema com humidade, durante o inverno sempre acima dos 80% às vezes de manhã quando acordo no quarto chega aos 85 87. Paredes de pedra de 50cm e caixilharia nova em pvc. Arejo sempre a casa todos os dias mas vivo numa zona húmida litoral norte por isso também ando a estudar se a vmc ira resultar ou não.
    Não tenho grandes condensações nem nas janelas o meu maior problema é fungos nas roupas no armário e gavetas.
  13.  # 13

Alguém com ajuda/dicas para perceber como minimizar o impacto das condutas estarem no sótão não habitado?
  14.  # 14

Tenho as minhas no sótão, isoladas com lã de rocha com alumínio com 50mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques, ffteixeira
  15.  # 15

A tubagem já vinha isolada ou depois colocou a lã de rocha por cima?
  16.  # 16

Colocado por: nhenriquesA tubagem já vinha isolada ou depois colocou a lã de rocha por cima?

Pode comprar já com o isolamento ou pode você mesmo isolar.

0.0193 seg. NEW