Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Alguém me sabe dizer se este tipo de teste funciona realmente e se há alguma alternativa para comprar além da amazon?
    O objectivo é testar cerâmicas. Os meus pais infelizmente guardam muitas quinquilharias incluindo algumas loiças antigas que provavelmente têm chumbo na sua composição.
    E falando de chumbo, existe algum estudo sobre a prevalência de uso de tintas de chumbo em portugal? (Anos em que estas tintas foram utilizadas, em que zonas do país, etc).
      Captura de ecrã 2025-01-26 232257.png
  2.  # 2

O chumbo da tinta nas cerâmicas normalmente esta por baixo do vidrado, enquanto este se mantiver intacto não deve haver problema .

Embora o chumbo seja perigoso , diria que pelo menos um quarto das habitações em Lisboa tem canalizações em chumbo sendo uma situação bem mais perigosa
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  3.  # 3

Sendo peças cerâmicas, mesmo que tenham chumbo, esses testes até podem acusar negativo por causa do revestimento final da pintura (laca, resinas, verniz, esmaltes etc)

Provavelmente tem de fazer um teste destrutivo e lascar o revestimento. E no final nem é garantido que dê positivo.

Os copos de cristal também levam chumbo e ninguém morre por beber champanhe nesses copos. O álcool do champanhe acaba por ser mais nefasto para o corpo.
  4.  # 4

Respondi ao mesmo tempo que o larkhe
  5.  # 5

Normalmente nas faianças antigas, o chumbo está presente de certeza no vidrado. Nos cristais idem;)

Se isso funciona ou não.. não sei. compre e experimente. Irá ter sempre um grande grau de incerteza...

O chumbo per si não é prejudicial.. somente quando haja possibilidade de ser ingerido/ inalado...
    Concordam com este comentário: anonymage
  6.  # 6

Colocado por: anonymageestudo sobre a prevalência de uso de tintas de chumbo em portugal

Use esta frase no motor de busca. Terá n resultados de estudos académicos.
  7.  # 7

Colocado por: anonymagese há alguma alternativa para comprar além da amazon?

Se fizer uma busca com "teste chumbo"
    irá igualmente encontrar informação para aquisição em portugal.

PS: Acho que está a ser demasiado alarmista com isto...
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasNormalmente nas faianças antigas, o chumbo está presente de certeza no vidrado

No caso das tintas é mesmo na própria tinta e não no acabamento. Escorrega melhor (propriedades lubrificantes), tem sempre aspecto fresco (devido ao brilho), estabiliza a cor e aditivos etc

Nos cristais é que esta misturado no vidro liquido, logo completamente inerte.
  9.  # 9

Colocado por: NostradamusNos cristais é que esta misturado no vidro liquido, logo completamente inerte.

Ha contaminaçãode chumbo atraves dos recipientes de cristal que armazenam líquidos por tempo prolongado

Bem sei que os pigmentos / tintas antigas continham chumbo (Oxido de chumbo), proporciona tb maior flexibilidade às tintas, evita fissuração...
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradassomente quando haja possibilidade de ser ingerido/ inalado...

Quando eu era puto, apertava os chumbos da pesca com os dentes... E quando andava aos pardais, com a pressão de ar, normalmente andava sempre com 3, 4 chumbos na boca para recarregar mais rapidamente... Fora o chumbo nos dentes...
    Que infância 😂
    Concordam com este comentário: larkhe, fagulhas, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruikode
  11.  # 11

Colocado por: Vítor MagalhãesQuando eu era puto, apertava os chumbos da pesca com os dentes... E quando andava aos pardais, com a pressão de ar, normalmente andava sempre com 3, 4 chumbos na boca para recarregar mais rapidamente... Fora o chumbo nos dentes...
    Que infância 😂

Ahhh memórias!! Tal e qual o que eu fazia também 😁
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, larkhe
  12.  # 12

Colocado por: Vítor MagalhãesQue infância 😂

E derreter chumbo dos pesos das jantes automóveis para fazer porta-chaves e vender na feira da ladra... tudo feito no quarto, às escondidas...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  13.  # 13

E os aditivos que antes colocavam no gasolina...
    Antes é que eram bons tempos

Obrigada por todas as respostas, já tinha visto isso de não poder ser 100% fiável por causa de vernizes e afins. As loiças nem estão ao uso é mais uma coisa por curiosidade e também do estilo de dizer aos meus pais: Olhem lá, isto não tem utilidade nenhuma, por acaso até tem materiais tóxicos, porque é que não se livram disto, etc. É que um termómetro de mercúrio também não é tóxico até ao dia em que se parte.
    Já vi que só experimentando por isso vou comprar e ver.

0.0101 seg. NEW