Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!
    Estou a iniciar a construção da minha moradia, entretanto, tenho um talude com algum desnível onde a zona mais alta tem cerca de 5.76m e a mais baixa tem 4m. Numa conversa com uns amigos construtores, disseram que tinham visto muros feitos com argolas cimento em zonas com o mesmo desnível ou mais e que o preço é bem mais acessível do que em pedra, blocos de betão ou em betão armado. A minha questão é, como se comportam estes muros? são fáceis de fazer? Como se executam?
    Se alguém puder ajudar, agradeço imenso.
    Obrigado
  2.  # 2

    Isto?: https://aclweb.pt/pt/produtos/outros-produtos/muros-decorativos/muros-floreiras?c=7975&f=

    Parece-me que dependerá do peso que terá que sustentar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cycunha
  3.  # 3

    Desde já agradeço a resposta. No terreno acima será implantada a moradia, no entanto o engenheiro disse que o peso da moradia estará distribuído pelas sapatas e que o terreno não ficava com o peso da moradia. As argolas de cimento que me falam são argolas com 1,20m de diâmetro, não sei se têm fundo ou se são apenas argolas sem fundo. Como nunca vi nenhum muro deste género, necessitava de mais informação.
    • XLMB
    • 27 janeiro 2025

     # 4

    A seguir, tenho um 'problema' semelhante !
  4.  # 5

    Colocado por: cycunhao engenheiro disse que o peso da moradia estará distribuído pelas sapatas e que o terreno não ficava com o peso da moradia

    Depende!
    Ele explicou-lhe como funciona o bolbo de tensões e de que forma isso pode ou não afetar o seu terreno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cycunha
  5.  # 6

    Sim, estive a conversar com ele e o que estivemos a verificar é que as fundações vão assentar numa laje de granito que existe no terreno. Ou seja, quando abrimos os caboucos para as sapatas abaixo 1m já existe pedra granítica azul. Por isso ele ter dito que as forças são distribuídas às sapatas e que não afetará com grande peso até porque a laje de piso térreo também não assenta no solo, fica a uns 40cm. A minha dúvida prende-se no muro, que tipo de muro e se o muro com argolas de cimento é fiável.
    • hangas
    • 27 janeiro 2025 editado

     # 7

    Entre essas argolas ou uma coisa tipo JardimMuro da artebel, preferia o segundo.

    Esses “canteiros” vão ser uma fonte de ervas daninhas para estar sempre a limpar.

    https://www.artebel.pt/produtos/muros/jardimuro
    Concordam com este comentário: Belhinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cycunha
      IMG_0445.jpeg
 
0.0108 seg. NEW