Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria de transladar uma casa de pedra, na sua maioria granito aparelhado, pequena, mas ainda assim com cerca de 50m2 de implantação e dois andares, do local onde se encontra para outro a cerca de 80 Km, no Minho. Alguém saberá se existem empresas especializadas neste tipo de trabalho, para o qual julgo que será necessário numerar pelo menos algumas das pedras e recolocá-las na mesma ordem? Agradecia qualquer dica sobre este assunto.
  2.  # 2

Colocado por: carlos_marGostaria de transladar uma casa de pedra ... Agradecia qualquer dica sobre este assunto.

em primeiro lugar. no local para onde quer construir a nova casa é possível de se construir?
    fica-lhe mais em conta construir de novo em pedra do que transladar a casa dessa forma. fica melhor e mais bem servido em relação a humidades, impermeabilizações e isolamentos térmicos
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlos_mar
  3.  # 3

Agradeço o seu comentário! Sim, no local onde quero construir a "nova" casa é possível construir. Tenho consciência das dificuldades bem como do problema das impermeabilizações e isolamento térmico, mas na verdade, queria construir algo de tradicional e com materiais antigos, que não pareçam novos. Mas a intenção da minha pergunta no fórum é exactamente tentar saber até que ponto é que isso é viável em termos de custos e se haverá empresas especializadas nisso. Obrigado e os meus cumprimentos.
    • hangas
    • 27 janeiro 2025 editado

# 4

Colocado por: carlos_marMas a intenção da minha pergunta no fórum é exactamente tentar saber até que ponto é que isso é viável em termos de custos e se haverá empresas especializadas nisso

Em Portugal não há muito essa pratica, por isso não deverá haver muitas empresas especializadas no transporte de casas.
    Dito isto, já me deparei na autoestrada com um camião da Laso a transportar uma casa de madeira.
    Era claramente uma casa usada cortada em postas (e com marcas de algum desgaste pelo sol) e não um kit novo para instalar algures.

Mas pelo que já vi em documentários onde fazem proezas do genero, normalmente o transporte é por motivos históricos ou de outra monta, não necessariamente por ficar mais barato que a reconstrução nova noutro local. Porque dada a mão de obra e maquinaria especializada, um plano de transporte na via publica que carece de aprovações e supervisão de varias autoridades, etc, o custos serão certamente muito maiores do que a mera construção.
  4.  # 5

Tudo é possível, já foi feito por exemplo com relocalização de igrejas e capelas aquando da construção de barragens e com a consequente subida da água das albufeiras (Ver Barragem do Sabor), agora, acerca deste ponto:
    Colocado por: carlos_mar materiais antigos, que não pareçam novos.

Note que a manipulação das pedras irá causar marcas nas mesmas, seja no desmantelamento e carga, como na descarga, e portanto o resultado final do aspeto antigo da alvenaria poderá ficar aquém do esperado.
    Concordam com este comentário: carlos_mar
  5.  # 6

Colocado por: carlos_martentar saber até que ponto é que isso é viável
    não é

eu aconselhava a desmontar a casa velha e construir a nova com as pedras da primeira. assim já terão a mesma patina de uma casa antiga
    Concordam com este comentário: marco1
  6.  # 7

Muito agradecido pelo seu ponte de vista! A casa teria de ser primeiramente toda desmontada e depois reerguida no novo local e sim, acredito que ficaria mais caro do que a construção de raiz pelas razões que menciona. A Laso é uma boa dica, no caso de quererem dar um orçamento. Uma vez mais, obrigado!
  7.  # 8

Vitor Magalhães, o ponto que refere acerca da manipulação das pedras é muito pertinente e sim, pode afectar o resultado final. Para ser franco, não tinha pensado nesse pormenor. Agradeço a sua importante chamada de atenção. Mais um aspecto a ponderar. Obrigado e cumprimentos.
  8.  # 9

Antony Lemos, agradeço também o seu comentário. Essa era exactamente a ideia, ou seja, desmontar a velha e reerguer no outro local. Mas, pelos comentários que aqui tenho recebido, trazer as pedras todas pode ser difícil e muito caro. Talvez eu venha a considerar trazer apenas algumas das pedras fundamentais, como portas, janelas, degraus e cunhais e aproveitá-las para a casa "nova". É uma ideia. Obrigado e cumprimentos.
  9.  # 10

Colocado por: carlos_marMas, pelos comentários que aqui tenho recebido, trazer as pedras todas pode ser difícil e muito caro.
    transportar as pedras é fácil, é alugar um camião e um maquinista para carregar e descarregar a pedra.
    difícil é o trabalho de catalogar cada pedra para montar tudo igual. eu optava por fazer um projecto que lhe agrade e com as pedras velhas revestir a casa nova
    Concordam com este comentário: zemvpferreira

0.0116 seg. NEW