Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou a reconstruir uma casa e chegou a altura de decidir o sistema de aquecimento de água. A minha ideia inicial é optar por um painel solar com termossifão, mas surgiram algumas dúvidas durante a pesquisa.

    Conheço pessoas que utilizam painéis solares planos há vários anos, e têm funcionado sem problemas desde a instalação. No entanto, ao investigar mais sobre o tema, encontrei informações sobre os painéis solares com tubos a vácuo.

    Pelo que entendi, os painéis com tubos a vácuo têm algumas vantagens:

    Maior eficiência em comparação com os planos;
    Aparentemente, requerem pouca ou nenhuma manutenção (corrijam-me se estiver enganado).
    No entanto, também li que os tubos a vácuo podem apresentar algumas desvantagens, como o risco de sobreaquecimento, o que pode levar a danos no sistema.

    Outra opção que encontrei são os painéis com tubos por heatpipe, mas parece que esses necessitam de manutenção anual.

    Orçamentos que já tenho:

    Para os painéis planos, um sistema com depósito de 250/300L fica por cerca de 1700 euros.
    Para os painéis com tubos a vácuo, o preço é semelhante, mas com diferenças na garantia e sem conhecer bem a reputação das empresas.
    Gostava de saber a vossa opinião:

    Alguém tem experiência com os tubos a vácuo ou os heatpipe?
    Estes sistemas realmente necessitam de menos manutenção?
    Há problemas de sobreaquecimento nos tubos a vácuo que devo considerar?
    Recomendariam os painéis planos como uma solução mais segura e fiável?
    O telhado da casa é inclinado
    Agradeço desde já qualquer ajuda ou conselho!
 
0.0071 seg. NEW