Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou completamente perdido no tema do imobiliário então vinha aqui procurar alguns esclarecimentos. Tenho 30 anos e ainda vivo em casa dos meus pais, tenho uma boa relação com eles por isso não tenho qualquer pressa de sair. Mas começo a sentir que preciso do meu próprio espaço e há uns anos para cá que tenho andado a pensar em construir/comprar casa.

A primeira dúvida cai sobre os custos, tenho um terreno que era do meu avô, com uma casa em ruína lá. Teria de mandar o edificio abaixo e alisar o terreno, pois este é ingreme, o meu pai diz-me que é bastante rochoso e que se quisesse terraplanar, não seria própriamente barato.

Na caderneta do terreno as informações são as seguintes:
    Área total do terreno: 190m2
    Área de implantação do edificio: 36m2
    Área bruta de construção: 104m2
    Área bruta dependente: 32m2
    Área bruta privativa: 72m2

Agora, não percebendo muito destes termos, seria possivel construir algo por exemplo com uma área de 150m2? Dado que seria RC e 1º andar? Ou isto está limitado pela caderneta e seria impossivel?

Outra questão é, será que fica em mais conta construir já tendo terreno ao invés de comprar? Assumindo que tenho bastante tempo para dedicar à construção e sem qualquer tipo de pressa.

Obrigado!
    • justme
    • 27 janeiro 2025 editado

# 2

O primeiro passo é procurar saber a classificação desse terreno no PDM (Plano Diretor Municipal) do concelho a que pertence o terreno.
    É essa classificação que determina o que pode ou não construir e qual a área máxima.

Se o terreno tem desnível acentuado e pretende construir 2 pisos, o melhor é adaptar a arquitectura da moradia ao desnível do próprio terreno, assim evita gastos com nivelamento de terreno.

Esses dados que indicou da caderneta, não servem de quase nada, essas áreas são referentes à construção em ruína existente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: passafome
  2.  # 3

Nesse caso, é apenas necessário entrar em contacto com o concelho? E para a arquitectura? Quais os próximos passos?
  3.  # 4

Colocado por: passafomeseria possivel construir algo por exemplo com uma área de 150m2?
    primeiro tem de descobrir se o terreno dá para construção. antes de tudo o resto.
  4.  # 5

Colocado por: passafomeQuais os próximos passos?
    primeiro só tem esse passo. depois de saber é que pode pensar nos proximo passo que será sempre a contratação de um arquitecto
  5.  # 6

A forma mais fácil e rápida é entrar no site do município e procurar os mapas do PDM para consulta.
    Só é necessário ir ao município pessoalmente, caso não os encontre ou não saiba consultar.
  6.  # 7

Colocado por: passafomeNesse caso, é apenas necessário entrar em contacto com o concelho? E para a arquitectura? Quais os próximos passos?

Boa tarde,

Fico à sua disposição para o ajudar em enquadrar o terreno com o PDM e verificar os índices de construção para o mesmo, mas também a viabilidade de construção do mesmo.

Obrigado.
    Cumprimentos,
  7.  # 8

Colocado por: passafomeAgora, não percebendo muito destes termos, seria possivel construir algo por exemplo com uma área de 150m2? Dado que seria RC e 1º andar? Ou isto está limitado pela caderneta e seria impossivel?
    Outra questão é, será que fica em mais conta construir já tendo terreno ao invés de comprar? Assumindo que tenho bastante tempo para dedicar à construção e sem qualquer tipo de pressa.

Olá. Reitero o que já foi escrito. Primeiro, verificar o PDM. Em que municipio é?
    Encontra isso na net certamente. Senão consegue entender, vá à Câmara e peça informações sobre isso. É grátis, ou quase.
    Se não está familiarizado com estes temas, é possível que vá à Câmara e venha de lá sem saber o que quer.
    Se não percebe nada disto, peça uma consulta a um Arquitecto da sua zona.
    Com a morada, pergunte-lhe o que pode dar para construir ali. Um "estudo" destes deve andar nos 150-250€ talvez.

O que diz a sua caderneta, se estiver correcto poderá ajudar. Mas não se fie muito no que aí diz.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: ADROatelier

0.0126 seg. NEW