Colocado por: PickaxeUm quarto de 11m2 só é pequeno se quiserem uma cama de casal, com uma cama individual encostada a uma parede sobra muito espaço.
Colocado por: paulosIsto era o apartamento que tinha. Não considero exagerado, para mim era a área ideal de um T3.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Pois, mas não basta falarmos de área total. Pela organização dessa planta há bastante espaço perdido, que se traduz numa área total maior, sem que os espaços sejam mais amplos.
Colocado por: paulosPor acaso não acho, pela vivência que lá tive (19anos) considero um layout muito bom.
Colocado por: marco1primavera
como assim? ora uma cama te 2 m mais 60 cm até ao roupeiro mais 60 do roupeiro faz 3.2 portanto se o quarto tiver 11 m2 isso dá uma largura de 3.40m que até ficava bem com 3.2 ou mesmo 3
portanto a cama encostada dá perfeitamente.
Colocado por: marco1primavera
precisamente o que se falou, isso com uma cama de solteiro ficava resolvido.
isso são coisas que se devem ver na fase de projeto, ou seja qual a vivencia que o DO quer
esses quartos não tem dimensão para ter cama de casal conjuntamente com esse móvel na parede exterior ali ao lado da cama.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Eu não duvido que ache isso.
Eu disse "pela organização da casa"... Por exemplo, o facto de ter a cozinha separada obriga à duplicação de espaços de circulação... ao mesmo tempo que aquela parede torna menos amplos ambos os espaços. Mais área, menor amplitude. Idem para a extensão do corredor. Só serve para circular mesmo, à excepção da zona que tem os armários frente à entrada. Idem para o próprio hall/átrio de entrada... apesar de ter um corredor com muitos m2, pela sua proporção termina sendo um espaço pouco amplo ao entrar, com conflito pela trajetória de abertura da porta de entrada, etc... Ou seja, mais m2 não significou maior amplitude.
Mesmo na suite, repare na imagem... se invertesse o closet, e fizesse o WC em espelho, sobra aquele quadrado azul. Ou seja, fazendo o exercicio ao contrário é fácil de provar que com a mesma amplitude no quarto, no WC, no tamanho do closet... conseguiria o mesmo em menos área (equivalente ao quadrado azul).
Na fachada... é sempre bom ter varandas. Ainda assim... é preciso ter em conta que as varandas cortam a luz. Se por um lado a sala tem uma janela na lateral... nos quartos poderá criar-se o efeito de túnel em função da hora e da orientação solar... Pelo que, poderá dar-se o caso de não fazer sentido ter varandas nos quartos dos filhos, fazendo com que a maior quantidade de luz torne o quarto mais amplo, apesar de ter a mesma área.
Isto para dizer, que nem tudo se resume à área total. O modo como se desenvolve a circulação, as aberturas de portas, o lado em que se metem os armários nos quartos, do mobiliário da sala, se é open space ou não, a forma dos tectos, a proporção dos espaços, o tamanho e posição dos vãos... tudo isso contribui para sentir maior ou menor amplitude nos diferentes espaços.
Eu não acho mal a planta, mas os rectangulos amarelos, verde, azul (e roxos)... sendo área de circulação, não ajudou à amplitude dos espaços mas ocupam vários m2... Em função do tipo de organização da planta, há muita margem para reduzir estes m2, mantendo as mesmas dimensões nos compartimentos que importam, ou até usando a margem que se poupou na circulação para aumentar os quartos, salas, WCs, etc...