Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou interessado num apartamento que iniciará a construção este ano e finalizará em 2027.

Como será a primeira habitação que irei comprar e como é a primeira vez que estou a analisar uma planta com mais atenção, tenho algumas dúvidas que se alguém me puder ajudar agradeço desde já.

Em anexo segue a planta do T3.

Já percebi que as medidas que se encontram na planta são medidas brutas e eu gostava de saber a area util.

Por exemplo no Quarto 1, a parede da cabeceira da cama tem 4.10m onde se insere o roupeiro, para saber qual a area da parede onde a cabeceira da cama irá ficar posso através de uma régua normal medir apenas a linha da parede? pelo que fiz seriam 3.30m. Será este o valor "util" da parede?

Obrigado
      Captura de ecrã 2025-01-27 191537.png
  2.  # 2

4.1 - 0.60 (roupeiro) = 3.50 m
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dsilva86
  3.  # 3

E a parede junto à janela não vai tirar alguns centímetros à parede da cabeceira da cama?
  4.  # 4

4.1 é a medida util por assim dizer.
  5.  # 5

Colocado por: Dsilva86E a parede junto à janela não vai tirar alguns centímetros à parede da cabeceira da cama?

Tem 3.50m entre a parede da janela e o roupeiro.. Foi essa a dimensão que o marco1 lhe indicou.
      Captura de ecrã 2025-01-27 192029.png
  6.  # 6

Obrigado Marco e Pedro.

Cumprimentos,
  7.  # 7

Interessante…. ????
      IMG_2048.jpeg
    •  
      marco1
    • 27 janeiro 2025 editado

# 8

isso é apenas um erro de desenho (cota)
    acho é que a planta podia ser mais agradável, não vejo qual a ideia de ter uma porta de entrada em predio pivotante, ter a zona privada fechada neste caso, mais valia encostar a despensa e o wc comum á parede do vizinho e assim ter um corredor mais friendly a meio e definir um pequeno hall de entrada
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 9

Isto anda a ficar como na china, cada vez mais as áreas são mais pequenas...

Tinha um T3 de 2006 com um quarto suite de 18m2 e os outros dois com 15m2. 2 wc completos mais 1 de serviço, sala com 41m2, cozinha com 16m2 enfim.

Hoje em dia nos quartos mal cabem as mesinhas de cabeceiras até em moradias vi isso!
  9.  # 10

Colocado por: paulosIsto anda a ficar como na china, cada vez mais as áreas são mais pequenas...

O custo do m2 não é o mesmo que em 2006 e muito menos antes disso (m2 de chão e m2 de construção).
    Cada m2 vem ainda com um custo associado de climatização, ventilação e por aí fora.
    A principal função de um quarto será dormir e pouco mais, estar a alocar espaço precioso e investimento só para essa finalidade também será desperdiçar dinheiro (para quem precisa, claro. Porque mercado para mansões haverá sempre).
  10.  # 11

Colocado por: paulosIsto anda a ficar como na china, cada vez mais as áreas são mais pequenas...

Acho que e um reflexo da aprendizagem que se vai fazendo ao longo do tempo.
    Quando os meus pais fizeram a casa, o meu quarto tinha 24m2.
    Uma sala separada da cozinha de 45m2 onde posso contar pelos dedos das maos o numero de vezes que foi utilizada.

As casas do passado eram 'demasiada casa'. Quartos de 12 a 15m2 para mim sao mais que suficientes para a generalidade das pessoas, que os usa para dormir. Que e o meu caso por exemplo... a suite onde estamos tem cerca de 12m2 e nunca achei pequeno para aquilo que faco no quarto. Que e dormir. Ja por outro lado o open space de 50m2 aqui do apartamento, parece 'pouco' para uma divisao onde passamos a maior parte do tempo com excepcao do escritorio.
  11.  # 12

Sinal de que estamos a evoluir.
  12.  # 13

Colocado por: paulosIsto anda a ficar como

...como deve ser. Com maior preocupação com os isolamentos, impermeabilização, climatização, qualidade do ar, temperatura, humidade relativa, etc... Como o dinheiro para isso tudo não estica, a casa encolhe. Nada de novo portanto.
    Mas acha este apartamento pequeno?
    Que necessita mais? Espaço para instalar uma pista de karts lá dentro?

Colocado por: Dsilva86eu gostava de saber a area util.

Simples, peça ao promotor uma planta com as medidas úteis do apartamento. Aliás, deveriam ter-lhe entregue isso logo da primeira vez.
    De resto, até me parece um layout interessante para o apartamento. Falta saber a orientação solar e como são as vistas e construções envolventes. Em que piso fica? Procure usar cores claras no interior, paredes, móveis, tapetes, etc... A profundidade da varanda acaba por deixar as salas nalguma penumbra. As máquinas de lavar, ficam na despensa? Talvez poderia considerar eliminar a porta entre hall e corredor dos quartos... fazendo uma entrada mais generosa, contando como um espaço só, tipo:
    Concordam com este comentário: ffteixeira, marco1
      ahs.JPG
      ahs - Copy.JPG
    •  
      marco1
    • 28 janeiro 2025 editado

# 14

se bem que se fosse possivel ficava bem era assim tipo isto
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, psergio57, Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  13.  # 15

com a porta da Is da suite a abrir ao contrario...
    Concordam com este comentário: marco1
  14.  # 16

Por acaso gosto mais da versao original do apartamento. Na versao do Marco acho que se perde alguma privacidade entre area de dormir/area social, principalmente quando alguem esta a tomar banho e tem que sair do WC para o quarto a frente de toda a gente.

Mas tambem nao morro de amores pela versao original.
    Ja ha algum tempo que nao vejo uma planta de jeito de um apartamento. Parece que gastam o orcamento de arquitetura todo a fazer exteriores bonitos
    • paulos
    • 29 janeiro 2025 editado

# 17

Colocado por: dmanteigas

Acho que e um reflexo da aprendizagem que se vai fazendo ao longo do tempo.
    Quando os meus pais fizeram a casa, o meu quarto tinha 24m2.
    Uma sala separada da cozinha de 45m2 onde posso contar pelos dedos das maos o numero de vezes que foi utilizada.

As casas do passado eram 'demasiada casa'. Quartos de 12 a 15m2 para mim sao mais que suficientes para a generalidade das pessoas, que os usa para dormir. Que e o meu caso por exemplo... a suite onde estamos tem cerca de 12m2 e nunca achei pequeno para aquilo que faco no quarto. Que e dormir. Ja por outro lado o open space de 50m2 aqui do apartamento, parece 'pouco' para uma divisao onde passamos a maior parte do tempo com excepcao do escritorio.

Compreendo e concordo.
    Mas 11 m2 para um quarto acho muito pouco mesmo. Vai ter pouca arrumação e se tivermos filhos nem conseguem lá colocar uma mesa em condições para estudar, ao contrário do que dizem, poderá não ser só para dormir! No meu caso por exemplo não é, o meu rapaz tem uma secretária no quarto que usa para estudar.

As restantes áreas não achei mal, mas tb não são nada de especial.

Isto era o apartamento que tinha. Não considero exagerado, para mim era a área ideal de um T3.
      planta.jpg
  15.  # 18

Colocado por: paulosMas 11 m2 para um quarto acho muito pouco mesmo.

Depende das necessidades de cada um.
    Como disse, desde que sai de casa dos meus pais com 18 anos que sempre vivi em apartamentos com quartos a oscilar entre os 10 e os 15m2 e nunca senti necessidade de mais. Os quartos para mim sempre foram para dormir, e a arrumacao quanto mais se tem, mais se acumula
  16.  # 19

Um quarto de 11m2 só é pequeno se quiserem uma cama de casal, com uma cama individual encostada a uma parede sobra muito espaço.
    Concordam com este comentário: marco1, ADROatelier
  17.  # 20

Colocado por: dmanteigasDepende das necessidades de cada um.
    Como disse, desde que sai de casa dos meus pais com 18 anos que sempre vivi em apartamentos com quartos a oscilar entre os 10 e os 15m2 e nunca senti necessidade de mais. Os quartos para mim sempre foram para dormir, e a arrumacao quanto mais se tem, mais se acumula

E 15 para mim está bom, não é preciso mais.

Colocado por: PickaxeUm quarto de 11m2 só é pequeno se quiserem uma cama de casal, com uma cama individual encostada a uma parede sobra muito espaço.

Não é nada pratico para colocar os lençois ao sitio e pessoalmente não gosto de ver.

Conheço apartamentos de varias centenas de milhares de euros em que o quarto de casal dá para uma cama e uma mesinha de cabeceira. Para mim isso não faz qq sentido.

Qd comprei a minha casa vi outras que com 3 pisos e 300m2 conseguiam ter quartos de 11m2 e passava-se o mesmo, só era possível uma mesinha de cabeceira.

0.0204 seg. NEW