Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    A minha indecisao pois neste momento estou a ver uma alternativa ou complemento a minha caldeira a biomassa (bailarina).
    Eu estava a ir pelo painel porque a energia que gasta é residual, e posso complentar com a minha bailarina. Mas eis que surgiu um orcamento para uma bomba de calor, e fiquei na duvida, porque sempre gasta 700w de energia mais 1500 da resistencia quando necessaria.
    Qual sera a melhor alternativa??
  2.  # 2

Depende dos €€ disponíveis
  3.  # 3

Para aquecimento? Ou águas quentes?

Para aquecimento, entre um painel térmico ou uma bomba de calor, eu iria sempre para a bomba. Quando mais precisar do painel para o aquecimento, é quando menos energia ele vai proporcionar (dias frios e curtos durante o inverno). Já a bomba liga quando quiser, e pode complementar com paineis fotovoltaicos (que terão o mesmo problema do painel térmico, atenção).
    Não sei quais as necessidades energéticas do imóvel, mas raramente a bomba precisará da resistência (a casa é em Bragança, Vila Real, Viseu ou Guarda? Se não for quase que diria que não precisará nunca...).

Se for só para águas quentes, se calhar o painel térmico pode encaixar melhor. Caldeira no inverno, painel nas restantes alturas... Pessoalmente não gosto de painéis térmicos, mas...

0.0081 seg. NEW