O ano passado eu e a minha namorada compramos uma casa em pedra rústica, em elevado estado de degradação.
A casa era constituída por 2 pisos o inferior ao entrar na porta principal á direita havia uma adega chão de terra, húmida e escura, com uma porta com saída para o quintal e uma jánela para a rua. Á esquerda havia uma divisão sem iluminação ao que parecia ser uma local de animais, com uma porta para o quintal e uma janela para a rua. Em frente havia uma escadaria em pedra trabalhada, super inclinada, subindo, á direita um quarto de cama enorme, á esquerda a sala de refeições com uma porta para uma cozinha com forno de pedra antigo (já inutilizado).
Assim que toma-mos posse da casa iniciaram se logo as obras, retirar todo o barro que revestia as paredes e demolição as divisórias em estuque do piso superior, reforçamos com cimento, fizemos uma escada nova em betão, e uma lage aligeirada, Demolimos a escadaria com cuidado para reconstruir em outro local futuramente e colocamos betão no chão.
As nossas dúvidas prende se na disposição e áreas dos novos cómodos que temos de obedecer a algumas limitações existentes.
Segue algumas fotos para animar a malta 😁
Edit. Não consigo colocar fotos, alguém ajuda me sff
Abaixo tem o link com o "boneco" que desenhei para terem uma ideia do que pretendia, está com alguns erros em alguns posicionamentos de portões etc, mas fiquei sem PC agora para corrigir...
Essa casa não mereceria uma remodelação por alguém especializado nesse tipo de trabalhos? É uma pergunta sincera, há casas em que quanto mais se modificar mais se está a estragar, mas há outras em que mais valia mandar tudo abaixo e reconstruir...
Já tem aí algumas intervenções de fundo, não? O telhado novo?
Gostei de alguns pormenores nas fotos, espero que sejam mantidos no final (mas são gostos).
Sobre a planta, pareceu-me confusa, mas estando a trabalhar com um edifício já existente pode não dar para fazer melhor (alguém mais entendido já passará por cá)...
Força nisso!
Estas pessoas agradeceram este comentário: AzorCasa
Antes de mais obrigado pelo seu comentário, sim a remodelação é mais deste tipo, deitar tudo (quase) e recomeçar, qualquer tipo de madeira não dava para aproveitar, até às portas interiores estavam roidas dos ratos ou cheias de bichos, o chão com as vigas de faia e castanheiro, estavam a desfazer se....
Sim, já comprei a moradia com o telhado renovado, muito bonito por sinal, infelizmente não foram utilizadas madeiras "limpas" o que não ajuda a manter-lhea vista, para além disso não tem tela por baixo das telhas o que fará entrar vento e pó.
As pedras em redor da porta do forno foram numeradas para poder reconstruir na zona da churrasqueira no quintal.
Sim, sim concordo consigo, a ideia não é manter detalhes do passado, a única coisa que vamos manter é o exterior em pedra, e íamos deixar uma parede da sala com a pedra á vista, mas infelizmente a parede escolhida, a pedra era pequena não sendo o ideal, então vamos depois mandar serrar os blocos de pedra para colar e imitir o que lá estava.
Para além disso estava fora de esquadro, e com alguma humidade, fiz uma parede em blocos para corrigir o esquadro, e aproveitei para deixar um nicho para encastrar um pouco do recuperador de calor
Já testou! 🫡 Tivemos que retirar toda a pedra á mão, levamos 6 meses (aos fins de semana e horas extras) a conseguir colocar a parte antiga da casa toda reconstruída.