Iniciar sessão ou registar-se
    • DR23
    • 29 janeiro 2025

# 1

Bom dia, estou a começar um projeto de nova moradia térrea na zona oeste, Caldas da Rainha.

Estou a pensar construir em ICF, com paredes interiores em pladur e usar bomba de calor para AQS, aquecimento e arrefecimento com convetor. (Vi da marca Daikin).

Qual a vossa opinião? É um boa solução? Que marcas aconselham?

Agradeço a vossa opinião.

Cumprimentos
  1.  # 2

Porque ICF ?
  2.  # 3

Outro DR?... mau.... ... :D

DR(23) !...

é técnico de alguma área de construção?
    tem algum contacto com provas (obra feita) em ICF que lhe desse "carta branca"?

Se não às duas...
    Não se meta a "decidir" soluções técnicas...
    Foque-se em que lhe façam um projecto bem feito com foco no conforto e que caiba no seu orçamento(!)

Arranje já(!!) uma equipa de fiscalização que o ajude e o ponha com os pés na terra. - Ou alguém que faça gestão de projecto (de A a Z).

Abr.
    Concordam com este comentário: zedasilva, NGC, Fresias
  3.  # 4

Colocado por: DR23Estou a pensar construir em ICF, com paredes interiores em pladur e usar bomba de calor para AQS

Isso é quase o mesmo que dizer: "Estou a pensar comprar um carro, com quatro rodas e um volante"...
    Tudo vai depender de muitas características técnicas associadas ao projeto, cálculos a serem feitos com base em todas essas caraterísticas. E mediante esses resultados poderá chegar a uma conclusão relativamente ao equipamento mais indicado para essa casa, que realize a função que pretende.
    • DR23
    • 29 janeiro 2025

# 5

Estou a pensar em ICF visto ser bastante eficiente em termos energéticos. Tenho um familiar que construiu no mesmo método e aliado a isso uma VMC de duplo fluxo o resultado foi excelente. Por isso eu falar no ICF.

Mas agradeço as vossas opiniões e estou aberto a ideias.
  4.  # 6

Colocado por: DR23Estou a pensar em ICF visto ser bastante eficiente em termos energéticos.

Como qualquer outro sistema, desde que bem projetado e melhor executado.

Colocado por: DR23Tenho um familiar que construiu no mesmo método

E teve sorte com a empresa de construção?
    • DR23
    • 29 janeiro 2025

# 7

Colocado por: zedasilva
    Como qualquer outro sistema, desde que bem projetado e melhor executado.

E teve sorte com a empresa de construção?

Construtor 5*
  5.  # 8

Colocado por: DR23

Construtor 5*

Então teve sorte em selecionar entre os 2 ou 3 que ainda não deram mau nome a sistema.
  6.  # 9

Colocado por: DR23Estou a pensar em ICF visto ser bastante eficiente em termos energéticos.

A eficiência energética, não tem nada a ver com o ICF, tem a ver com a resistência térmica das paredes exteriores, da inércia térmica, e de muitos outros pormenores.
    Estar a escolher uma solução construtiva baseado numa falsa eficiência energética é um disparate. Depois entre um sistema que tem meia dúzia de construtores e outro que tem milhares de construtores, eu não tinha dúvidas qual o sistema que escolheria.
    E da meia dúzia que falei a maior parte não são nada recomendáveis.
    • DR23
    • 29 janeiro 2025

# 10

Colocado por: Pickaxe
    A eficiência energética, não tem nada a ver com o ICF, tem a ver com a resistência térmica das paredes exteriores, da inércia térmica, e de muitos outros pormenores.
    Estar a escolher uma solução construtiva baseado numa falsa eficiência energética é um disparate. Depois entre um sistema que tem meia dúzia de construtores e outro que tem milhares de construtores, eu não tinha dúvidas qual o sistema que escolheria.
    E da meia dúzia que falei a maior parte não são nada recomendáveis.

Posso lhe dizer que o sistema ICF bem construído garante lhe uma excelente eficiência energética e aliado a uma bomba de calor e vmc, vai me fazer poupar dinheiro no futuro. Esta é a minha ideia comprovada por uma casa construída dessa maneira por um familiar.
  7.  # 11

Colocado por: DR23

Posso lhe dizer que o sistema ICF bem construído garante lhe uma excelente eficiência energética e aliado a uma bomba de calor e vmc, vai me fazer poupar dinheiro no futuro. Esta é a minha ideia comprovada por uma casa construída dessa maneira por um familiar.

Escolher ICF pela eficiência energética não faz sentido nenhum.
  8.  # 12

Colocado por: DR23Posso lhe dizer que o sistema ICF bem construído garante lhe uma excelente eficiência energética

Tal como qualquer outro sistema desde que bem projetado e construído.
    O ICF tem uma desvantagem. Em Portugal chega e sobra os dedos de uma mão para contar as empresas capazes de o construir sem asneiras.
  9.  # 13

Colocado por: DR23Esta é a minha ideia comprovada por uma casa construída dessa maneira por um familiar.
    estatisticamente falando a sua amostra é literalmente zero
  10.  # 14

É o fruto do marketing da coisa, eficiência energética e bla bla bla,
    Como se em alvenaria tradicional não pudesse ter a mesma resistência térmica ou até superior…
    Isso e a treta de que é mais barato porque é mais rápido, esquecem-se é de dizer o preço dos blocos e das lajes…
    A laje mais barata que encontrei era 22€ +iva cada metro de 60cms de largura
  11.  # 15

Colocado por: DR1982É o fruto do marketing da coisa, eficiência energética e bla bla bla,
    Como se em alvenaria tradicional não pudesse ter a mesma resistência térmica ou até superior…
    Isso e a treta de que é mais barato porque é mais rápido, esquecem-se é de dizer o preço dos blocos e das lajes…
    A laje mais barata que encontrei era 22€ +iva cada metro de 60cms de largura

E que por vezes o revestimento adormece e quando damos por ela está esparramado no meio do chão
      IMG_20250129_205514.jpg
      IMG_20250129_205610.jpg
  12.  # 16

Colocado por: DR23Estou a pensar construir em ICF, com paredes interiores em pladur e usar bomba de calor para AQS,
    Colocado por: DR23Qual a vossa opinião? É um boa solução?

Colocado por: DR23Posso lhe dizer que o sistema ICF bem construído garante lhe uma excelente eficiência energética e aliado a uma bomba de calor e vmc, vai me fazer poupar dinheiro no futuro. Esta é a minha ideia comprovada por uma casa construída dessa maneira por um familiar.

Qual era mesmo a pergunta?
    Concordam com este comentário: Pickaxe, powerPT, ffteixeira
  13.  # 17

E que por vezes o revestimento adormece e quando damos por ela está esparramado no meio do chão
      IMG_20250129_205514.jpg
      IMG_20250129_205610.jpg
    valha-nos todas as santas, modernices 😂
  14.  # 18

Colocado por: DR1982valha-nos todas as santas, modernices 😂

Acho que é uma técnica nova.
    O DO quando se cansa da cor da casa basta levantar uma ponta e retirar todo o revestimento.
    Depois é só aplicar outro que esteja mais na moda
  15.  # 19

Acho que é uma técnica nova.
    O DO quando se cansa da cor da casa basta levantar uma ponta e retirar todo o revestimento.
    Depois é só aplicar outro que esteja mais na moda

Ai sim? E aceitam devolução do antigo para comprar o novo? Tipo nos stands
  16.  # 20

Colocado por: Ruikode

Qual era mesmo a pergunta?
    Concordam com este comentário:Pickaxe,powerPT,ffteixeira

Confesso que também não entendi a pergunta, talvez por ter sido muito geral.

Isto virou discussão de construir em ICF, sim ou não.. (atenção, não estou a dizer que seja um bom ou mau tópico de discussão :))

Já agora isto é como em tudo... depende sempre do instalador, independentemente dos materiais que se escolha. Quantos não têm problemas com alvenaria, lsf, pedra, madeira, etc.
    (depois sim podemos entrar na qualidade dos materiais/técnicas e provas dadas, etc..)

0.0239 seg. NEW