Iniciar sessão ou registar-se
    • HFSF
    • 29 janeiro 2025 editado

# 1

Viva,

Desde que começou o temporal tenho o diferencial principal do quadro a saltar.
    Tenho um diferencial de 30ma para toda a instalação.

Eu acho que o problema vem de uma tomada externa perto da zona da churrasqueira que apagou chuva e não era à prova de agua. Neste momento já comprei uma tomada IP55 e desliguei o disjuntor essa tomada mas continua a acontecer.

Pode ser algum contacto entre o neutro e o terra?
    Como posso tentar isolar o problema? Desligo o neutro do quadro relativo a essa tomada?

Obrigado!
    • size
    • 29 janeiro 2025

# 2

Possivelmente, a anomalia ocorre em outro sitio.
    Comece por testar um a um cada disjuntor, no sentido de localizar o sector com a avaria.
    Concordam com este comentário: ClioII
  1.  # 3

Se quer resolver o problema de forma definitiva é trocar o diferencial de 30 por um de 300 mA. Claro que para isso terá de aguentar as pessoas que o vão assustar com os riscos dessa alteração.
    • HFSF
    • 29 janeiro 2025

# 4

Colocado por: sizePossivelmente, a anomalia ocorre em outro sitio.
    Comece por testar um a um cada disjuntor, no sentido de localizar o sector com a avaria.
    Concordam com este comentário:ClioII

Mas os dijuntores estão todos em cima.
    Ou seja, desliguei só o disjuntor desse circuito nenhum outro caiu e eu consigo voltar a armar o diferencial, só que passando umas 3 ou 4 horas ou às vezes 24h, pum outra vez em baixo
    • HFSF
    • 29 janeiro 2025

# 5

Colocado por: Casa da HortaSe quer resolver o problema de forma definitiva é trocar o diferencial de 30 por um de 300 mA. Claro que para isso terá de aguentar as pessoas que o vão assustar com os riscos dessa alteração.

Pois mas tenho crianças pequenas que tenho bastante medo que comecem a meter os dedos nas tomadas :)
  2.  # 6

Colocado por: HFSF

Pois mas tenho crianças pequenas que tenho bastante medo que comecem a meter os dedos nas tomadas :)
    so tem esse diferencial no quadro? Não tem um apenas para tomadas exteriores?
  3.  # 7

Colocado por: HFSFPode ser algum contacto entre o neutro e o terra?

Sim, pode muito bem ser isto.
    Se o disjuntor desse circuito não cortar os 2 polos, pode continuar a passar pelo neutro.
    Concordam com este comentário: pkasa
    • size
    • 29 janeiro 2025 editado

# 8

Mas os dijuntores estão todos em cima.
    Ou seja, desliguei só o disjuntor desse circuito nenhum outro caiu e eu consigo voltar a armar o diferencial, só que passando umas 3 ou 4 horas ou às vezes 24h, pum outra vez em baixo

Mas, o que está a acontecer é o diferencial desarmar.
    Ao diferencial estão ligados todos os disjuntores, cada um a alimentar determinado sector da instalação.
    Portanto, haverá um sector da instalação com fuga de corrente para o fio terra.
    Qual será esse sector/disjuntor ?
    Se possível, vá desligando, um por um, cada disjuntor durante largo período na tentativa de encontrar qual não provoca o desarmar o diferencial.
  4.  # 9

Todos temos esse medo, mas as tomadas agora têm uma proteção que até torna difícil ligar lá uma ficha! Nenhum bebé teria força para ultrapassar a proteção.

Só sugeri porque tive o mesmo problema (tal como vários outros relatos aqui no fórum) e também andei à procura de defeitos na instalação, tendo concluído que estava tudo bem. O meu diferencial de 30 desarmava com a trovoada a kms de distância! Mudei e nunca mais aconteceu. E os meus filhos continuam frescos, fofos e chatos. Como imagino sejam os seus 😉
    • HFSF
    • 29 janeiro 2025

# 10

Colocado por: Peper87so tem esse diferencial no quadro? Não tem um apenas para tomadas exteriores?

Só tenho mesmo este diferencial no quadro. Por isso é que não faço ideia de que parte da instalação pode ser.
    Até pensei que poderia ser um estore qualquer a fazer passagem que se me lembro aquilo não está nada isolado.

Um dos passos poderia ser seccionar a instalação ao meter mais diferenciais?
  5.  # 11

Só tenho mesmo este diferencial no quadro. Por isso é que não faço ideia de que parte da instalação pode ser.
    Até pensei que poderia ser um estore qualquer a fazer passagem que se me lembro aquilo não está nada isolado.

Um dos passos poderia ser seccionar a instalação ao meter mais diferenciais?
    o meu eletricista deixou seccionada a instalação. Um para exterior, outra para iluminação e outro para tomadas/eletrodomésticos.

Dessa maneira só mesmo indo por exclusão de partes. E vendo o que está a fazer o diferencial disparar
  6.  # 12

Mas se for passagem pelo neutro, a não ser que tenha disjuntores que cortem tb o neutro não dará para seccionar completamente, visto que os neutros estão todos ligados no barramento.

Pode-se no entanto desligar de lá o neutro correspondente temporariamente.
  7.  # 13

Colocado por: HFSFPois mas tenho crianças pequenas que tenho bastante medo que comecem a meter os dedos nas tomadas :)

Por agora o foco da preocupação deverá ser onde esta a haver essa passagem. Pode ser qualquer equipamento, incluindo aqueles onde a criançada e os adultos tocam sem medo diariamente, como um frigorifico ou forno ou...
    Se desliga ocasionalmente, pode ser um equipamento que arranca quando é preciso (como o já referido caso de frigoríficos, ou arcas congeladoras).
    A tal tomada exterior, foi mudada e ficou tudo bem seco? Terá passado humidade até ao quadro e está a provocar esses disparos?
    E o que tem mais no exterior? Iluminação? Tem de bater todos esses pontos.

Colocado por: hangasPode-se no entanto desligar de lá o neutro correspondente temporariamente.

Se não encontrar nada, eu faria isto. Desligar os neutros por circuito e testar. Mas só se meta nisso está capacitado para tal. Não é nada de outro mundo, mas segurança em primeiro lugar.

No final das contas até pode não existir um problema "real" e sim um somatório de poucas correntes de fuga de diferentes equipamentos, que quando combinadas fazem atuar o ID. Se for esse o caso, a mudança para um ID de 300mA como o CdH sugeriu poderá resolver, mas terá de proteger os circuitos dos WC e exteriores com outro da 30mA.
    Relembro que o próprio ID pode estar com problemas ou simplesmente ser de má qualidade. Não quero começar nenhuma guerra sobre esse assunto, mas sei de testes que foram feitos a ID's de várias marcas, e em muitos da Efapel (um exemplo que muito se usa pelo preço apetitoso) apresentaram discrepâncias enormes na calibração da corrente de disparo (para cima e para baixo).

Boa sorte.
  8.  # 14

Colocado por: HFSFDesde que começou o temporal tenho o diferencial principal do quadro a saltar.
    Tenho um diferencial de 30ma para toda a instalação.

occam's razor…

Se o problema começou aqui, o mais provável é que seja um circuito exterior. Pode não ser, claro, e ser apenas coincidência. Mas a explicação mais simples é certamente a mais provável.

Meia volta tenho este problema com os focos embutidos exteriores. Felizmente tenho disjuntores 1O+N e foi facil isolar o problema da primeira vez.

Se houver assim uma chuvada descomunal acaba sempre por entrar água para dentro de um em específico e começa a mandar o diferencial daquela zona abaixo.
    • HFSF
    • 30 janeiro 2025 editado

# 15

Pois faz sentido que seja ali porque só começou a acontecer depois do temporal.
    Isolei o neutro e o terra daquela tomada e já não salta.

O problema é que o diferencial está a fazer um zumbido (coil whine) que me parece que também não está com a melhor saude do mundo. É efectivamente da efapel mas já mandei vir um da shneider agora para instalar.

Obrigado pela ajuda de todos e vou dizendo como corre.
    Isto realmente deveria estar mais separado, um diferencial para o quadro todo...
    • HFSF
    • 8 fevereiro 2025

# 16

Instalei agora a tomada e vamos ver como aguenta com as próximas chuvas!
  9.  # 17

Desgraçados dos diferenciais... Sempre a sofrer com as culpas da má execução das instalações elétricas.
      Screenshot_2025-02-08-15-40-36-007_com.miui.gallery-edit.jpg
    • HFSF
    • 10 fevereiro 2025

# 18

Bem, não era a tomada que voltou a saltar.
    Desta vez quando não estava em casa...

O meu eletricista sugere colocar um de 300ma mas não sera melhor separar os circuitos em vários diferenciais?
  10.  # 19

Pergunte-lhe se ele depois lhe passa o termo de responsabilidade pela alteração que sugere.

1. O meu eletricista sugere colocar um de 300ma mas não sera melhor separar os circuitos em vários diferenciais?
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • HFSF
    • 11 fevereiro 2025

# 20

Nem deve ser preciso perguntar.

A solução seria alterar para varios diferenciais certo?
    O problema que vejo aí é que vai ter de identificar os neutros todos e criar 2 barramentos separados, cada um para o seu diferencial. Isso é basicamente refazer todo o quadro...

0.0213 seg. NEW