Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Preciso do vosso auxilio.

Ontem reparei que uma extensão estava a desligar sozinha (tem botão) e quando fui confirmar o que se tinha passado vi que a tomada tinha queimado.

Hoje o meu companheiro ia alterar a tomada e o problema parece ser bem pior.

O plano seria alterar o cabo que está queimado.
    Que recomendam?

Obrigada
      WhatsApp Image 2025-01-29 at 14.46.56.jpeg
      WhatsApp Image 2025-01-29 at 14.41.26.jpeg
      WhatsApp Image 2025-01-28 at 20.57.11.jpeg
  2.  # 2

Substituir a tomada, possivelmente a extensão estava mal colocada na tomada e entrou em sobraquecimento.
    Podia ter começado aí um incendio.
  3.  # 3

A ficha é para cortar e pôr nova.
    A tomada é para pôr no lixo e pôr nova.
    O pedaço de fio com revestimento derretido é para deitar fora e pôr novo.
    Concordam com este comentário: sognim, Vítor Magalhães, bluthunder82
  4.  # 4

Já agora o que tinha ligado nessa tomada?
  5.  # 5

Colocado por: bluthunder82Já agora o que tinha ligado nessa tomada?

Dado ser inverno: aposto num aquecedor.

Ainda assim não deveria ser problema.

Isto não é tão raro assim de acontecer nas tomadas: por vezes os terminais ficam frouxos e não fazem bom contacto elétrico. Isso leva a aquecimento, faíscas e degradação, que se vai tornando cada vez pior até chegar aqui.
  6.  # 6

Colocado por: ClioII

Dado ser inverno: aposto num aquecedor.

Ainda assim não deveria ser problema.

Isto não é tão raro assim de acontecer nas tomadas: por vezes os terminais ficam frouxos e não fazem bom contacto elétrico. Isso leva a aquecimento, faíscas e degradação, que se vai tornando cada vez pior até chegar aqui.

Pois, por isso estou a perguntar, até porque a grande maioria das extensões que anda aí tem fios de 1mm e 1.25mm e depois mais dia menos dia dá asneira.
    Mas concordo plenamente no que disse.
  7.  # 7

O cabo do equipamento e a tomada é o menor dos problemas.
    Aquele circuito com o revestimento do fio todo derretido dentro das paredes é que pode ser uma dor de cabeça se não querer sair a bem.
  8.  # 8

Colocado por: RuikodeAquele circuito com o revestimento do fio todo derretido dentro das paredes é que pode ser uma dor de cabeça se não querer sair a bem.

Com suavidade não sai, porque é essa a função daqueles conectores de mola, que até fazem um bocado de efeito "arpão". Mas puxando um pouco com um alicate e rodando-o para a esquerda e para a direita continuamente ele sai em segundos sem danificar o conector.
  9.  # 9

Colocado por: ClioIICom suavidade não sai, porque é essa a função daqueles conectores de mola

Eu referia-me aos fios que vão ao quadro, esse circuito completo. Pelas fotos não consigo perceber a extensão do estrago, se foi apenas na repicagem ou foi algo mais. Se o problema foi excesso de consumo, e havia bom contato nesses conetores, então os fios da instalação podem ter ficado com o isolamento afetado. Se o contato nos conetores não era o melhor, então sim, o problema pode ser só localizado nessa terminação.

0.0129 seg. NEW