Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

😅😅😅

Agora uma pergunta, eu vivo há poucos anos em Guimarães. Alguém conhece sítios que façam aquelas Jam de jazz regulares para os lados de Braga? Aqui para Guimarães acho que só há na altura do Guimarães jazz
  2.  # 2

do que eu ouço falar um dos principais problemas tem mesmo a ver com a qualidade da terra das instalações.

assim num teste básico veja a voltagem entre o neutro e a terra com um multímetro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  3.  # 3

E isso da para melhorar ou depois da obra feita é melhor esquecer?
    • ClioII
    • 10 fevereiro 2025 editado

# 4

Colocado por: Bragas Vaté ver a única coisa que resolve é colocar a mão numa parte metálica, pelo que se confirma que que é ground loop

Ground loop só aparece quando há mais do que um equipamento ligado à tomada (daí haver mais do que um aparelho no setup ligado à terra da tomada, daí o nome "ground loop").

Se a única coisa ligada à tomada é o amplificadro de treino, não há loop.

Que tipo de pickup tem no baixo? Single coil ou humbucker? Os single coil são muito propensos a funcionar como antenas e a apanhar interferências daqui e dali. Se as interferências são da sua casa ou de outro lado qualquer é que é a parte difícil de deslindar.
  4.  # 5

Só o amplificador ligado à tomada.. todas as
    Outras tomadas da casa, luzes e aparelhos, desligados no disjuntor..

Já experimentei com single coils e com humbucker..

Estranho porque eu posso jurar que há 3/4 meses não fazia..
  5.  # 6

Experimente desligar o cabo no "jack" do baixo. De resto, deixa o cabo estendido, caído no chão ou na cadeira e ligado ao amplificador. O barulho mantém-se ou não?
  6.  # 7

Colocado por: Bragas Vamplificador ligado à tomada

Mas poderá estar em série a outras tomadas e ter outras coisas ligadas?
  7.  # 8

Colocado por: ClioIIExperimente desligar o cabo no "jack" do baixo. De resto, deixa o cabo estendido, caído no chão ou na cadeira e ligado ao amplificador. O barulho mantém-se ou não?

Vou testar..

Colocado por: LrLisboa

Mas poderá estar em série a outras tomadas e ter outras coisas ligadas?

Tenho muitas dúvidas.. é a tomada de um quarto.. no máximo terá as outras tomadas desse quarta, onde tem uma TV.. mais nada..
  8.  # 9

Colocado por: ClioIIExperimente desligar o cabo no "jack" do baixo. De resto, deixa o cabo estendido, caído no chão ou na cadeira e ligado ao amplificador. O barulho mantém-se ou não?

Faz o mesmo ruído..

Estou a desesperar, porque simplesmente não consigo utilizar os instrumentos..
  9.  # 10

Colocado por: LrLisboaDisse que é boa ideia usar uma direct box passiva ligada a uma mesa.

BragasV, eu sei que queria evitar. Mas já testou isto 👆? É que entre não se divertir a tocar e utilizar um set mais complexo para resolver a questão, eu preferia
  10.  # 11

A questão é que não tenho como fazê-lo..
    Não tenho mesa de mistura nem tenho PA..
  11.  # 12

Já viu a qualidade da terra na sua instalação?
  12.  # 13

Hum.. não sei ver a qualidade da terra..

O eletricista ficou de cá passar um dia destes..

Mas provavelmente será algo daí..
  13.  # 14

Tem um multímetro em casa?
  14.  # 15

https://www.thomann.de/pt/millenium_pocket_mix.htm

https://www.thomann.de/pt/behringer_di20_di_box.htm

Colocado por: Bragas VA questão é que não tenho como fazê-lo..
    Não tenho mesa de mistura nem tenho PA..
  15.  # 16

Repito que percebo pouco de instrumentos elétricos.

Também já me lembrei de sugerir o BragasV contactar um professor ou alguém experiente para o ajudar. Paga o valor de 1 aula e sempre tem uma ajuda
  16.  # 17

Tenho mais de 30 anos disto..

A questão aqui não é saber formas de mitigar o ruído, usar uma DI, um Noise Gate, um PA.

Eu agradeço muito a ajuda de todos, mas a questão é::

Quero ligar o instrumento diretamente ao amplificador para me divertir como disseram, para praticar o que seja, e não quero ter aquele ruído.

Tem de ser alguma coisa relacionada com a corrente elétrica e não com os equipamentos em si, que noutros locais não fazem esses ruídos.
  17.  # 18

Colocado por: Bragas Vaté porque quando toco numa parte metálica, parte do ruído desaparece

Uma pulseira metálica no tornozelo ligada por um fio a outra parte metálica exterior 😅

Ou aproveite o ruído para fazer música experimental...
  18.  # 19

A brincar que indica, Já fiz alguns concertos com um cabo jack ligado numa DI e a outra ponta na cintura nas calças em contacto com a pele..
    • ClioII
    • 21 fevereiro 2025 editado

# 20

Colocado por: Bragas V
    Faz o mesmo ruído..

Então o seu problema vem do cabo, que é uma espécie de excelente antena para o que não deve.

Não se iluda: mesmo cabos com bom aspeto exterior e de nomes sonantes são por vezes uma valente m.....

Vc ajeita-se com um ferro de soldar?

EDIT: não perguntei, mas se deixar o amplificador ligado, sozinho, sem qualquer ligação ao cabo da guitarra, o ruído essencialmente desaparece, correto?

0.0234 seg. NEW