Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

No processo de remodelação do meu apartamento surgiu uma dúvida quanto aos cabos de rede:
    O empreiteiro diz que nas obras que faz instala cabo Cat6E. Pelo que já pesquisei, Cat6E não é uma categoria 'oficial'/reconhecida, acaba por ser mais marketing do que outra coisa, sendo que ainda há o risco - não sendo cat regulada - de vir com especificações fracas.

Fiquei então com a questão, devo confiar e manter este cabo ou devo comprar eu uma bobine de cabo e pedir para instalar?
    E sendo o apartamento relativamente pequeno (~75m2) será que me compensa investir em cabo Cat6A? Pelo que pesquisei, Cat6 garante-me velocidades de 10Gbps desde que o cabo não exceda os 50-55m de comprimento.

Também tenho a dúvida quanto ao isolamento do cabo, já li que para instalação doméstica pode usar-se UTP (sem isolamento) como também já li que é melhor usar com isolamento, sendo que nesse caso estava a pensar usar FTP? Vai ser remodelação total do apartamento, portanto o cabo vai passar por tubagem no chão.

Portanto, opções:
    1) Manter o cabo Cat6E do empreiteiro que já está incluído no orçamento assegurando que é decente? (pelo menos 250 MHz, cobre puro, AWG23)
    2) Comprar Cat6 (assegurando a mesmas especificações acima)
    3) Comprar Cat6A para uma instalação - penso - mais preparada para o futuro? (exemplo)

Obrigado pela ajuda.
    • HFSF
    • 31 janeiro 2025

# 2

Eu mantinha o cabo existente.

Se está a falar de velocidades 10G acredito que esteja a pensar colocar router/switches que suportem essa funcionalidade. No software destes há por norma uma forma fácil de ver o packet loss.
    Com esta informação trocaria apenas os cabos que estivessem com um packet loss elevado e não me preocuparia com o resto.

Da minha experiência (não sou network/datacenter engineer) em contexto domestico os problemas são quase sempre as crimpagens.

Queria dizer STP para o cabo isolado certo? Não sei o que vai ter em casa normalmente o maior ruido vem dos cabos coax e nunca tive problemas.
  2.  # 3

Colocado por: HFSFQueria dizer STP para o cabo isolado certo

Existem os dois. STP e FTP e ainda SFTP. Nos FTP cada par está ele proprio protegido por uma malha metalida, no STP apenas tem uma malha exterior geral. os SFTP combinam as duas coisas, uma malha em cada par, mais uma malha global.

Em uso residencial não faz qualquer sentido. Em mesmo em uso industrial so mesmo em ambientes muito ruidosos do ponto de vista eletromagnético.
  3.  # 4

Boas HFSF

Vou ter bastidor com sistema Unifi (com pontos de acesso PoE, switches), uma NAS para acesso multimédia, etc., pelo que os 10Gbps seriam importantes, sim.

No isolamento, era mesmo FTP! O user hangas explicou em cima (obrigado). Pedi ao empreiteiro que a instalação de rede ficasse separada do coax, mas li que pode haver interferência da rede elétrica até, só não sei se é perceptível que justifique um isolamento no cabo. (isto porque muito conteúdo que vejo é da América e lá eles passam tudo por paredes de pladur, aí talvez justifique mais o isolamento)
  4.  # 5

Colocado por: hangas

Existem os dois. STP e FTP e ainda SFTP. Nos FTP cada par está ele proprio protegido por uma malha metalida, no STP apenas tem uma malha exterior geral. os SFTP combinam as duas coisas, uma malha em cada par, mais uma malha global.

Em uso residencial não faz qualquer sentido. Em mesmo em uso industrial so mesmo em ambientes muito ruidosos do ponto de vista eletromagnético.

Boas, hangas

Quando diz que não faz sentido, refere-se ao isolamento, de todo? Ou seja, UTP seria suficiente?
  5.  # 6

Na minha opinião, para uso residencial que não envolva edição profissional de vídeos em que o editor está numa máquina e os vídeos num NAS, Cat6 sem isolamento é mais que suficiente.

No limite pode ter os 2.5gbps, que chega e sobra para o uso que referiu.
    Concordam com este comentário: tigoncal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosroldao
    • HFSF
    • 31 janeiro 2025

# 7

Eu duvido realmente que precise ou que tire partido de 10Gbps.

Tenho 10Gbps entre servidores, não por utp, e apercebi-me muito rapidamente que a 99,9% do tempo não usava 10Gbps.
    Começa a bater no limite dos discos/servidor ou tem de ter tudo com NVME Enterprise e ainda é mais dinheiro :)

Normalmente a latencia é bem mais importante do que a largura de banda.
    Eu tenho unifi em casa, tudo com 1gbps e estou contente.

É a mesma historia com a largura de banda da internet, tenho 100mbps e só vejo diferença com grandes blobs.
  6.  # 8

Colocado por: HFSFEu duvido realmente quepreciseou que tire partido de 10Gbps.

O utilizador saberá qual a utilização que tem prevista e o restante equipamento que vai utilizar.
    Claro que poderemos pensar em termos de investimento para os ganhos efetivos que se obtêm, mas não será menos verdade que as infraestruturas são sempre mais chatas de atualizar, enquanto os equipamentos / tecnologia pode avançar de um dia para o outro e nesse caso a cablagem já estava apta. São opções, é o equilíbrio que se procura mediante aquilo que cada um pretende ou necessita para o seu caso.
  7.  # 9

Colocado por: HFSFEu duvido realmente que preciseou que tire partido de 10Gbps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosroldao

HFSF concordo que para já 1/2.5Gbps será suficiente, mas estou também a pensar no futuro, e como o user Ruikode mencionou acima é um equilíbrio entre o que vou usar agora mas também preparar a infra-estrutura para os próximos anos - pergunto-me se daqui a 5 anos não farei uso dos 10Gbps. Claro que posso sempre substituir o cabo nessa altura, mas fazendo já no decorrer da obra será que não sai mais em conta?

Confesso que não tenho ideia do valor cobrado por substituir cablagem se quisesse fazer no futuro.
  8.  # 10

Colocado por: carlosroldao
    Quando diz que não faz sentido, refere-se ao isolamento, de todo? Ou seja, UTP seria suficiente?

Sim, UTP é suficiente. Até porque para tirar partido do STP, as próprias fichas tem que ser revestimento metalico e estarem cravadas de forma a que essa malha esteja ligada às fichas, e que ambos os equipamentos tenham também portas shielded ligadas à massa.

Ora a maioria dos produtos da gama de consumo, não vai assegurar o funcionamento dessa malha, nem um referencial comum à terra. Ou seja, pouco ou nada vai fazer.

Em datacenters, onde todos os equipamentos garantem essas características, desde os switchs aos equipamentos.
    E onde passam centenas de cabos lado a lado, faz sentido. Em casa dificilmente.

Já no tipo de cabo, usar sempre cabo de cobre solido e NUNCA CCA (Copper Claid Aluminium). Principalmente quando o PoE é cada vez mais comum mesmo em ambiente residencial.
  9.  # 11

Colocado por: hangasJá no tipo de cabo, usar sempre cabo de cobre solido e NUNCA CCA (Copper Claid Aluminium). Principalmente quando o PoE é cada vez mais comum mesmo em ambiente residencial.

Obrigado, hangas

Sim, já assegurei com o empreiteiro que mesmo o suposto Cat6E que ele usa é cobre sólido e não CCA. Ainda tenho de verificar que é pelo menos 250 MHz de bandwidth, abaixo disso pelo que entendi está mais perto de ser um Cat5E do que 6. E também li que o melhor é ser AWG23. Por isso pensei em comprar este Cat6A que também não me encarece muito mais a obra, parece ter todas as especificações corretas. Já vi que parece entender do assunto, acha uma boa opção ou aconselha simplesmente manter o Cat6E oferecido pelo empreiteiro?
  10.  # 12

Na realidade o Cat6e não é um standard oficial. A nivel da TIA só existe o 6 e o 6A.

O 6e é realidade um 6 melhorado(enhanced) e que excede os requisitos do CAT6.
    A norma TIA requer que suporte pelo menos 250Mhz, e o Cat6e suporta 550Mhz.

Se o Cat6A não lhe custa muito mais, pode colocar, nunca se sabe de daqui por 5 anos 10Gb passe a ser corriqueiro em ambiente residencial.
    • HFSF
    • 31 janeiro 2025

# 13

Colocado por: RuikodeO utilizador saberá qual a utilização que tem prevista e o restante equipamento que vai utilizar.

Ora pois exactamente por isso é que é ele a pagar e não eu! :)

Disse isto sem saber nada sobre as necessidades do carlosroldao. Se os 10 Gbps existem ou 100Gbps é porque alguém precisa deles só estava a avisar que há muito artigo na internet a empurrar para 10 Gbps e dei a minha experiência pessoal de alguém que já testou 10Gbps e trabalha de casa também com rede unifi. Afinal isto é um forum.

Trocar um cabo é extremamente fácil não precisa de chamar nenhum tecnico a casa. Pode realmente passar já novo mas vai deitar provavelmente bom cabo ao lixo e dependendo do empreiteiro estas alterações podem custar caro.

Já agora vai usar os APs in wall?
  11.  # 14

Mas pelo menos no cabo da unifi https://eu.store.ui.com/eu/en/category/accessories-cables-dacs/collections/accessories-pro-box-cables/products/u-cable-c6-cmr?variant=u-cable-c6-cmr o 6A custa quase mais 100Eur por 300m.

Eu também tenho tudo unifi, incluindo uma DreamMachine SE e optei pelo mero Cat6 deles, pois é apenas para as ligações do painel as tomadas.
  12.  # 15

Colocado por: HFSFTrocar um cabo é extremamente fácil não precisa de chamar nenhum tecnico a casa. Pode realmente passar já novo mas vai deitar provavelmente bom cabo ao lixo e dependendo do empreiteiro estas alterações podem custar caro.

Ok, de facto não fazia ideia do quão simples ou não é passar novo cabo. No "deitar ao lixo" não acho que seja o caso, o empreiteiro simplesmente 'oferece' (como parte do orçamento que fez) cabo Cat6E. Se eu quiser outro, terei de comprar. Tanto quanto falámos tudo o resto se mantém inalterado. Há alguma complexidade adicional na instalação de Cat6A vs Cat6 (ou 6E) que eu não estou a levar em conta?

Colocado por: HFSFJá agora vai usar os APs in wall?

Faz parte, sim. Equipamento já comprado: Dream Machine SE, switch 16 PoE, 2 APs U7 Pro Wall
  13.  # 16

Colocado por: hangasMas pelo menos no cabo da unifihttps://eu.store.ui.com/eu/en/category/accessories-cables-dacs/collections/accessories-pro-box-cables/products/u-cable-c6-cmr?variant=u-cable-c6-cmro 6A custa quase mais 100Eur por 300m.

Eu também tenho tudo unifi, incluindo uma DreamMachine SE e optei pelo mero Cat6 deles, pois é apenas para as ligações do painel as tomadas.

Curioso, não sabia que a Unifi vendia cabo também. É até mais barato que o que incluí em cima que era 283€ por 300m vs. Cat6A da Unifi por 255€ pelos mesmos 300m. Aconselha o cabo da Unifi? Assumo que tenha a mesma qualidade do resto do material deles.

Não se arrepende de ter usado Cat6 e não 6A? Sei que estou a insistir muito nisto, mas para o valor total da obra (~40 mil €) mais 300€ por um cabo mais 'future-proofed' não me faz mesmo muita diferença. Mas se por outro lado é completamente desnecessário, também não vou mandar dinheiro ao lixo.
    • HFSF
    • 31 janeiro 2025 editado

# 17

Tenho o mesmo switch e os mesmos APs para já super contente.

Colocado por: carlosroldaoSei que estou a insistir muito nisto, mas para o valor total da obra (~40 mil €) mais 300€ por um cabo mais 'future-proofed' não me faz mesmo muita diferença.

O tema é que pode não estar a fazer future-proof nenhum. Daqui a 10 anos o mercado virar para fibra ou cat 8 ou 9 vai ter de substituir na mesma.
  14.  # 18

Colocado por: HFSFO tema é que pode não estar a fazer future-proof nenhum. Daqui a 10 anos o mercado virar para fibra ou cat 8 ou 9 vai ter de substituir na mesma.
    Na realidade pode nem estar sequer a melhorar nada, já que CAT6 tambem faz 10Gbps, mas para menores distâncias. Para pequenas distâncias (10 ou 20 metros ou até 30), não ha grandes diferenças reais.
  15.  # 19

Colocado por: carlosroldaoAconselha o cabo da Unifi? Assumo que tenha a mesma qualidade do resto do material deles.

Sim, o cabo é bom, e tem muito bom aspecto.
    Inclusive cumpre normas de resistência ao fogo, pouca emissão de fumos etc e o preço está dentro do normal.

Mas comprei deste porque comprar online nas Amazons e afins corria o risco de comprar cabo CCA a passar por cobre solido.
    Aqui ao menos tinha a certeza. :)
  16.  # 20

Colocado por: HFSFO tema é que pode não estar a fazer future-proof nenhum. Daqui a 10 anos o mercado virar para fibra ou cat 8 ou 9 vai ter de substituir na mesma.

Colocado por: tigoncalNa realidade pode nem estar sequer a melhorar nada, já que CAT6 tambem faz 10Gbps, mas para menores distâncias. Para pequenas distâncias (10 ou 20 metros ou até 30), não ha grandes diferenças reais.

O fórum serve exatamente para dar opiniões e nos fazer pensar :)
    Nesse caso e com todas as considerações decidi manter o cabo Cat6E do empreiteiro, sendo que ainda vou confirmar melhor as especificações. Como já foi mencionado estou atento para que seja obrigatoriamente cobre sólido (nunca CCA), assim como no mínimo bandwidth de 250 MHz e AWG23. Também já percebi que para instalações domésticas UTP (não isolado) basta.

0.0243 seg. NEW