Colocado por: HFSFQueria dizer STP para o cabo isolado certo
Colocado por: hangas
Existem os dois. STP e FTP e ainda SFTP. Nos FTP cada par está ele proprio protegido por uma malha metalida, no STP apenas tem uma malha exterior geral. os SFTP combinam as duas coisas, uma malha em cada par, mais uma malha global.
Em uso residencial não faz qualquer sentido. Em mesmo em uso industrial so mesmo em ambientes muito ruidosos do ponto de vista eletromagnético.
Colocado por: HFSFEu duvido realmente quepreciseou que tire partido de 10Gbps.
Colocado por: HFSFEu duvido realmente que preciseou que tire partido de 10Gbps.
Colocado por: carlosroldao
Quando diz que não faz sentido, refere-se ao isolamento, de todo? Ou seja, UTP seria suficiente?
Colocado por: hangasJá no tipo de cabo, usar sempre cabo de cobre solido e NUNCA CCA (Copper Claid Aluminium). Principalmente quando o PoE é cada vez mais comum mesmo em ambiente residencial.
Colocado por: RuikodeO utilizador saberá qual a utilização que tem prevista e o restante equipamento que vai utilizar.
Colocado por: HFSFTrocar um cabo é extremamente fácil não precisa de chamar nenhum tecnico a casa. Pode realmente passar já novo mas vai deitar provavelmente bom cabo ao lixo e dependendo do empreiteiro estas alterações podem custar caro.
Colocado por: HFSFJá agora vai usar os APs in wall?
Colocado por: hangasMas pelo menos no cabo da unifihttps://eu.store.ui.com/eu/en/category/accessories-cables-dacs/collections/accessories-pro-box-cables/products/u-cable-c6-cmr?variant=u-cable-c6-cmro 6A custa quase mais 100Eur por 300m.
Eu também tenho tudo unifi, incluindo uma DreamMachine SE e optei pelo mero Cat6 deles, pois é apenas para as ligações do painel as tomadas.
Colocado por: carlosroldaoSei que estou a insistir muito nisto, mas para o valor total da obra (~40 mil €) mais 300€ por um cabo mais 'future-proofed' não me faz mesmo muita diferença.
Colocado por: HFSFO tema é que pode não estar a fazer future-proof nenhum. Daqui a 10 anos o mercado virar para fibra ou cat 8 ou 9 vai ter de substituir na mesma.Na realidade pode nem estar sequer a melhorar nada, já que CAT6 tambem faz 10Gbps, mas para menores distâncias. Para pequenas distâncias (10 ou 20 metros ou até 30), não ha grandes diferenças reais.
Colocado por: carlosroldaoAconselha o cabo da Unifi? Assumo que tenha a mesma qualidade do resto do material deles.
Colocado por: HFSFO tema é que pode não estar a fazer future-proof nenhum. Daqui a 10 anos o mercado virar para fibra ou cat 8 ou 9 vai ter de substituir na mesma.
Colocado por: tigoncalNa realidade pode nem estar sequer a melhorar nada, já que CAT6 tambem faz 10Gbps, mas para menores distâncias. Para pequenas distâncias (10 ou 20 metros ou até 30), não ha grandes diferenças reais.