Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, recentemente comprei um apartamento acreditando que algumas alterações na planta poderiam ser feitas. Consultei um arquiteto e o mesmo disse que não teria como viabilizar uma instalação de uma ilha na cozinha. Gostaria de uma segunda opinião. Ficaria muito grato com o auxílio de vocês. Desde já muito obrigado. A planta está anexada.
      Screenshot 2025-01-31 at 08.47.42.png
  2.  # 2

também não vejo solução realista.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Ruikode, jorgemlflorencio
  3.  # 3

Esqueça a ideia de ilha na cozinha. Não tem a haver com alterações. Simplesmente nessa configuração do apartamento, não faz sentido.
    ainda mais com um quarto logo ali.
    quanto muito poderia "forçar uma península e reconfigurar localmente algumas coisas na cozinha. Mas duvido das vantagens.

Poder reconfigurar e mudar algumas coisas, pode sempre. agora para ter um espaço com uma ilha, não dá.
  4.  # 4

... Aquela IS de serviço a dar diretamente para a Sala comum.. Enfim... Esse apartamento está muito mal amanhado.
    Concordam com este comentário: nunogouveia, Ruikode
  5.  # 5

E dependendo da eventual tubagem que passe no ducto que existe em baixo, talvez desse para fazer uma antecâmara na entrada e colocar aí a entrada para o WC. Isso sim seria uma grande melhoria no apartamento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Ruikode, jorgemlflorencio
  6.  # 6

e arrumos. nada. Nem um armáriozito de serviço... ou roupeiros nos quartos.

PS: 8,05m2 de quarto... o principal já tem cerca de 13m2. Aquela porta de 60cm!? de largura para aceder à IS da "suite"...Pelo menos de 70cm.
    PS2: Acessibilidades.. O que é isso.
  7.  # 7

Alteração a fazer, que considero prioritárias:
    - retirar o acesso duplo à is dos quartitos. e converter em IS geral.
    - IS de serviço, passar a arrumos/ despensa e alterar a porta de acesso para painel oculto.
    - Reconverter acesso a is de suite com porta de correr.
    - Armário no quarto principal
  8.  # 8

Colocado por: nunogouveiaE dependendo da eventual tubagem que passe no ducto que existe em baixo, talvez desse para fazer uma antecâmara na entrada e colocar aí a entrada para o WC. Isso sim seria uma grande melhoria no apartamento.

Verdade. E para mim, que não percebo nada disto e faz-me confusão cozinhas tão limitadas, puxava a parede de entrada da cozinha para alinhar com a da sala, aumentando a cozinha uns palmos, para enfiar um grande eletrodoméstico ou um despenseiro extra.
    A ideia da ilha ali é para esquecer. E mesmo uma península julgo que dificilmente conseguia ser integrada positivamente.

ps: para quem se queixava do tamanho dos quartos num outro tópico ali ao lado, estes devem fazer cerrar bem os dentes 😅
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

Esta casa parece-me no Brasil
    Concordam com este comentário: Masterful
  10.  # 10

Colocado por: desofiapedroarece-me no Brasil

Pelo tipo de escrita do OP...talvez tenhas razão....
  11.  # 11

Colocado por: Lucas NoveloOlá, recentemente comprei um apartamento acreditando que algumas alterações na planta poderiam ser feitas. Consultei um arquiteto e o mesmo disse que não teria como viabilizar uma instalação de uma ilha na cozinha.

Olá. Não me convence muito a ideia, com uma ilha a fabricar cheiros mesmo no meio do apartamento... ali a fazer de rotunda... Mas talvez algo assim pudesse servir o propósito... Com a área de trabalho na ilha, entre a placa e a pia. Deixando a zona atrás mais para arrumação, frigorifico, máquina de café, , máquina de lavar loiça e microondas/forno... e pelo que entendi, aqui fica também a máquina de lavar roupa, etc...
    Consulte um Arquitecto, que desenhe algo com medidas exactas. O espaço é bastante apertado. Aquilo na cozinha é uma janela? A que altura? O que é aquele espaço onde diz "laje técnica"?... como é? Que altura tem?
    Boa sorte.
      Screenshot 2025-01-31 at 08.47.422.png
  12.  # 12

Colocado por: N Miguel OliveiraO que é aquele espaço onde diz "laje técnica"?.

Parece ser o espaço para as UE do AC.
  13.  # 13

bem até dá para fazer uma super ilha :)
      Screenshot 2025-01-31 at 08.47.423.png
  14.  # 14

Colocado por: N Miguel OliveiraNão me convence muito a ideia, com uma ilha a fabricar cheiros mesmo no meio do apartamento... ali a fazer de rotunda... Mas talvez algo assim pudesse servir o propósito... Com a área de trabalho na ilha, entre a placa e a pia. Deixando a zona atrás mais para arrumação, frigorifico, máquina de café, , máquina de lavar loiça e microondas/forno... e pelo que entendi, aqui fica também a máquina de lavar roupa, etc...

E ficar de castigo a cozinhar a olhar para a parede dos quartos...
    Aquele cortinado a acompanhar a sanca pelas paredes fora, é estranho....
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  15.  # 15

Eu estava pensando em integrar a sacada com a sala e deixar uma mesa de jantar la. A sacada não terá tanta utilidade daquele tamanho
  16.  # 16

Colocado por: Lucas NoveloEu estava pensando em integrar a sacada com a sala e deixar uma mesa de jantar la.

Mas isso é alteração de fachada.. No Brasil permitem isso? Num prédio novo? O Sindico, não vai criar problemas?
  17.  # 17

Também há possibilidade de remover o quarto a frente da cozinha
  18.  # 18

Colocado por: Pedro Barradas
    Mas isso é alteração de fachada.. No Brasil permitem isso? Num prédio novo? O Sindico, não vai criar problemas?

No Brasil é bem comum. Ninguém complica com isso.
  19.  # 19

Lucas
    faça uma bancada extensa como eu fiz até para dar arrumação e plano de trabalho / pousar coisas etc... e dar um toque diferente na casa e tambem libertar o espaço da cozinha para mais acessórios e arrumação.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  20.  # 20

na sacada tem também uma churrasqueira, por isso que tinha pensado em fechar ela

0.0207 seg. NEW