Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.

Antes de mais peço desculpa pela pergunta básica.

Estou a instalar um candeeiro numa casa nova e do teto saem dois fios neutros, um fase e um terra. A divisão tem dois interruptores, é essa a razão para ter 2 fios neutros? Como devo ligar esses fios a um candeeiro em que a caixa onde ligam os fios só tem duas entradas de cada lado (ou seja dois fios vindos do candeeiro e dois vindos do teto)?

Devo ligar apenas um dos dois azuis e isolar o outro? Ligar ambos na mesma entrada?
  2.  # 2

1 neutro
    1 terra
    2 retornos.
    Utiliza-se para candeeiro com muitas lampadas. Para permitir ligar parte das lampadas.
    Para ligar o seu candeeiro, que assumo ser de apenas uma ligação, basta escolher um dos retornos e o outro deixa isolado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: niyaxe
  3.  # 3

Algo está errado nessa instalação...
    Por norma tem dois fios L "FASE'.
    Dois neutro nunca vi.
  4.  # 4

Colocado por: dom123Algo está errado nessa instalação...
    Por norma tem dois fios L "FASE'.
    Dois neutro nunca vi.

Porque não são fios neutros e também não são fase, chama-se retorno a fase está no interruptor

Colocado por: nielsky1 neutro
    1 terra
    2 retornos.
    Utiliza-se para candeeiro com muitas lampadas. Para permitir ligar parte das lampadas.
    Para ligar o seu candeeiro, que assumo ser de apenas uma ligação, basta escolher um dos retornos e o outro deixa isolado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:niyaxe
  5.  # 5

Colocado por: parente94chama-se retorno a fase está no interruptor

Por isso mesmo, aquele fio a mais que está a gerar confusão deveria ser castanho. Aliás, o fio preto (fase) apenas deveria chegar ao comutador, e daí para a luminária deveria(m) ser fios castanhos (+ o azul do neutro).
  6.  # 6

Colocado por: Ruikode
    Por isso mesmo, aquele fio a mais que está a gerar confusão deveria ser castanho. Aliás, o fio preto (fase) apenas deveria chegar ao comutador, e daí para a luminária deveria(m) ser fios castanhos (+ o azul do neutro).

Na minha casa o castanho é a fase que vem ao comutador e os que vão para a luminária são pretos. Se está certo não sei
    Se tiver 3 luminárias ligadas em série também é possível que tenha 2 neutros em todas menos na última

0.0105 seg. NEW