Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Recebi um orçamento para rede de instalações elétricas, 5710€ sem IVA (Devo ter IVA a 6% em tudo, pois a mão de obra deve ser 80% dos custos)

"Execução de instalações elétricas,
    considerando sistema monofásico, um quadro
    geral, contemplando todas as infraestruturas
    necessárias, de acordo com esquema definido
    pelo dono de obra, com pontos de iluminação e
    tomadas. Inclui abertura e tapamento de roços.
    Considerar a aparelhagem tipo Efapel Série
    Siza redonda."

Não sei o preço dos materiais individuais, não encontro descriminado no site da Efapel. Incluo o esquema elétrico em anexo.

Gostaria só de opiniões se acham que está +- dentro do valor.

Agradeço desde já
      esquema_eletrico.PNG
  2.  # 2

O ITED quem faz?
  3.  # 3

O mesmo empreiteiro, 4000€ sem IVA também, e é a mínima instalação possível segundo o projectista.

Eu nem queria nada disto, é uma casa de campo, longe de qualquer instalação pública, nunca irei ter fibra.. mas pronto é obrigatório.
      ITED.PNG
  4.  # 4

Vou mudar de área de trabalho... 10000€+IVA para essas instalaçoes.

Em que zona é a instalação?
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  5.  # 5

Baixo Alentejo Interior
  6.  # 6

Colocado por: BigmouseVou mudar de área de trabalho... 10000€+IVA para essas instalaçoes.

Em que zona é a instalação?

Já somos 2 😁
    Acho que vou começar a fazer trabalhos deste tipo 🤔
  7.  # 7

Dasss
    É longe para mim , boa sorte.
  8.  # 8

Se for obra nova e estiver a contratar diretamente com o electricista, está caro.
    Se for remodelação, pode haver alguma atenuante, mas continua excessivo.
    A localização também não ajuda, mas eu diria que tem aí um preço inflacionado em 25%.

Para ter a noção de preços da aparelhagem, pesquise "Quadro 45" Siza Vieira. Mas não é a quantidade que apresenta no esquema que lhe arromba a carteira. Existem exemplos de outras marcas que custam 10xmais...
    Nesta especialidade, o 1º problema atualmente é encontrar quem faça. O seguinte é encontrar quem saiba o que está a fazer. A partir daí o preço é o que se vê...
    Boa sorte
    • hangas
    • 2 fevereiro 2025 editado

# 9

Colocado por: KduvidasQuadro 45" Siza Vieira. Mas não é a quantidade que apresenta no esquema que lhe arromba a carteira

Porque quadro25? O OP de certeza que tem no orçamento Mec21 e espelhos Logus ou Siriús.
    Edit: já vi que o orçamento afinal contempla Siza quadro25

De qualquer forma basta ir ao Google e procurar “Tabela Preços Efapel 2024” que encontra vários. E isso são preços PVP.
    Até eu que não sou profissional consegui 45-50% sobre esse preços há 2/3 anos.
    Ainda faltará somar o preço da fiação e tubo gris que serão para aí 3x100m
    Mas é como disse, não é o material que rebenta com o mealheiro, é a mão de obra.
  9.  # 10

Sim também acho que não é pelo material. Vou tentar baixar um bocado quando voltar a falar com ele, 25% inflacionado ainda é bastante.
  10.  # 11

Colocado por: VarejoteO ITED quem faz?

Acha que deveria haver alguma espécie de desconto por ser o empreiteiro a fazer ambos ? Acho este ITED caro para os mínimos.
    Comparei com um amigo que tinha recebido orçamento há uns 2 anos para uma casa de 3 pisos, e tinha um ITED de 3700 euros
  11.  # 12

Está carinho isso.. mas não sei a oferta em Beja
  12.  # 13

Colocado por: drocas17Inclui abertura e tapamento de roços

Normalmente nenhum orçamento de eletricidade e ITED, contempla abertura e tapamento do roços, isso é trabalho de construção civil.
  13.  # 14

A minha obra (vale o que vale pois terminou à 3 anos), mas diria que é pelo menos 3x ou 4x mais complexa que a sua e paguei 7700 com IVA. E todos os materiais foram fornecidos pelo instalador.

PS. Não incluía equipamentos de iluminação.
  14.  # 15

eu por aqui tenho visto os eletricistas a abrir roços... não os fecham
  15.  # 16

Colocado por: Varejote

Normalmente nenhum orçamento de eletricidade e ITED, contempla abertura e tapamento do roços, isso é trabalho de construção civil.

Certo, mas isto é parte de um orçamento de construção de casa, portanto está incluído
  16.  # 17

Colocado por: BigmouseA minha obra (vale o que vale pois terminou à 3 anos), mas diria que é pelo menos 3x ou 4x mais complexa que a sua e paguei 7700 com IVA. E todos os materiais foram fornecidos pelo instalador.

PS. Não incluía equipamentos de iluminação.

Só a parte elétrica ou com ITED tbm ?
  17.  # 18

Colocado por: drocas17

Certo, mas isto é parte de um orçamento de construção de casa, portanto está incluído

Estamos a comparar orçamentos de eletricidade, os orçamentos de eletricidade de outros users não contemplam abertura e tapamento de roços.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drocas17
  18.  # 19

Atualmente será mais ou menos isto, na AML mais caro.

Colocado por: SSilva95Falando em Instalações Elétricas e ITED, que é a minha área, em 2024/2025 para Moradias novas ou reabilitações a fundo, (maioria T3)
    Os preços que ando a dar andam na ordem dos 7000~8500€ +IVA dependendo de quantidades e áreas claro!

Mas assim por alto:
    -Monofásico
    -Caixa P100 + Cx Contador
    -2~3 Quadros Elétricos equipados c/ Hager
    -50~70 Tomadas Efapel Logus 90
    -2 Tomadas Exteriores Plexo Legrand
    -25~30 Com. de Ilum. Efapel Logus 90
    -10~15 Com. de Estores Efapel Logus 90
    -1~2 Pontos de Luz por Divisão
    -Reservas de Tubagem para o exterior
    -Pré-Instalação de tubagens para Painéis Solares e Baterias
    -Pré-Instalação de tubagens para Intercomunicador Video
    -Pré-Instalação de tubagens para ponto de carregamento V.E.
    -Alimentaçóes específicas (Eletrodomésticos, AC, VMC, BC, PRE, Portões Elétricos, etc.)
    -ITED completo conforme projeto
    -Testes e Certificações
    Excluído:
    -Abertura de Roços
    -Fornecimento e montagem de iluminação
    -Quadro/Arraial de Obra
    -Ramal Elétrico
    Normalmente tenho uma tabela de recomendações que forneço ao cliente para o fornecimento e montagem de Iluminações e Intercomunicadores com preços por unid/mt.

Outro exemplo para uma Moradia T4 c/ Escritório + Churrasqueira + Piso de Garagem que dei um ORC á pouco tempo:
    -Trifásico
    -Cx P100 + Contador
    -4 Quadros Elétricos equipados c/Hager
    -Cerca de 100 Tomadas Efapel Logus 90
    -3 Tomadas Exteriores Plexo Legrand
    -Cerca de 40 Com. de Ilum. Efapel Logus 90
    -26 Com. de Estores Efapel Logus 90
    -Cerca de 100 Painéis de Iluminação. em teto falso
    -5 Luminárias de LED tipo estanque para a garagem
    -Cerca de 10 pontos de luz nas paredes exteriores
    -Alimentaçóes específicas (Eletrodomésticos, 2xAC, VMC, BC, PRE, Asp. Central e 2 Portões Elétricos, etc.)
    -Reservas de Tubagem para o exterior
    -Pré-Instalação de tubagens para Painéis Solares e Baterias
    -Pré-Instalação.de carregamento para V.E.
    -Video Porteiro de 1 Porta e 2 Monitores
    -ITED Conforme Projeto
    -Testes e Certificações
    Excluído:
    -Abertura de Roços
    -Quadro/Arraial de Obra
    -Ramal Elétrico

13900 +IVA

Penso que abaixo destes valores hoje em dia é difícil!
    Andam aí muitos a praticar valores, que para mim seria impensável (baixíssimos) que sinceramente não sei como o fazem, ou andam a trabalhar para aquecer ou o cliente no final sai prejudicado de alguma forma..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:argo,miguek,elfo106,NGC
  19.  # 20

Tudo.
    .Electricidade com 3 quadros eléctricos, comandos de estores eléctricos electrónicos da efapel, circuitos de iluminação interior e exterior, tomadas e alimentação equipamentos.
    .Ited com bastidor, ZAP e 6 tomadas PC/CC, tubagens de reserva.
    .Pré instalação para CCTV.
    .Video porteiro da fermax.

0.0201 seg. NEW