Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: VarejoteAtualmente será mais ou menos isto, na AML mais caro.

Olhando para o primeiro exemplo, mais parecido comigo mas mesmo assim com mais quantidades, tou a pagar substancialmente mais. O meu conjunto é 10600€ + IVA.. Mas tenho os roços, não sei o preço de roços por si só..
  2.  # 2

Drocas17 refere que
    ""Certo, mas isto é parte de um orçamento de construção de casa, portanto está incluído""

Acho que está aqui parte importante da questão.
    A especialidade deverá estar a ser contratada ao empreiteiro e não diretamente ao electricista (ou muito me engano).
    Realmente a abertura de roços ainda vá, agora o fechamento, isso não é de certeza o electricista que faz.
    Por isso perguntei logo de início a quem está a contratar, porque se é ao empreiteiro geral, está explicada a inflação do orçamento.
    Mas mesmo com essa "sobretaxa", está-se a pagar bem do serviço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drocas17
  3.  # 3

Colocado por: drocas17

Olhando para o primeiro exemplo, mais parecido comigo mas mesmo assim com mais quantidades, tou a pagar substancialmente mais. O meu conjunto é 10600€ + IVA.. Mas tenho os roços, não sei o preço de roços por si só..

Ainda não disse se é obra nova ou reconstrução e/ou se o orçamento é direto do eletricista, mas se for o empreiteiro a abrir roços e cravar a instalação, pede-lhe 1.000€ no mínimo.
    Por isso é que por vezes o eletricista faz essa parte..., sem o fechamento obviamente.
    Porque o normal, é o eletricista apenas marcar e o empreiteiro prevê no orçamento verba para o restante.
  4.  # 4

Colocado por: Kduvidas

Ainda não disse se é obra nova ou reconstrução e/ou se o orçamento é direto do eletricista, mas se for o empreiteiro a abrir roços e cravar a instalação, pede-lhe 1.000€ no mínimo.
    Por isso é que por vezes o eletricista faz essa parte..., sem o fechamento obviamente.
    Porque o normal, é o eletricista apenas marcar e o empreiteiro prevê no orçamento verba para o restante.

É obra nova praticamente, é numa ruína que nunca teve instalações elétricas no meio do nada.
    Pois mas em termos de empreiteiros está escasso aqui na zona, e por ser taipa julgo que deva ajudar a puxar o preço para cima.. Enfim acho que não me vou chatear muito e alinhar no preço, sabem que o ITED é que me fica mais preso na goela.. Acho que não deveria ser mais em conta para uma instalação que apenas só prevê os mínimos.
  5.  # 5

Colocado por: drocas17Eu nem queria nada disto, é uma casa de campo, longe de qualquer instalação pública, nunca irei ter fibra.. mas pronto é obrigatório.

Nunca é uma palavra muito forte. Nenhum de nós sabe o dia de amanhã, e o que é uma certeza hoje, daqui a uns dias já é outra coisa qualquer.
    Também são obrigatórios diversos dispositivos de proteção no quadro elétrico de uma qualquer instalação, mas com sorte poderão nunca ter necessidade de atuar, porquê pagar por eles então?
    Concordo que exista um padrão base para os mínimos referentes a instalações elétricas e ITED. Se fosse obrigatório instalação completa de alarme, videovigilância, domótica e afins, aí já seria estranho. Mas os recursos primários julgo que devam ser considerados (mesmo que neste momento a infraestrutura terrestre das operadoras ainda não esteja disponível nesse local, existem alternativas).

0.0125 seg. NEW