Iniciar sessão ou registar-se
    • ABNB
    • 1 fevereiro 2025

# 1

Boa tarde, espero que esteja toda a gente bem. Esta é a minha primeira publicação, e espero estar a colocar na categoria correcta, pedindo desde já desculpas se houver algum lapso da minha parte.

O extrator que tinha na casa de banho deixou de funcionar, era um Deco 100 (alimentação 230Vac e 15W). Adquiri um novo, de marca diferente, um EDM (15W, 220-240V, 15Hz, 100mm). A diferença neste é que vem com um temporizador que supostamente deixa o extrator a funcionar entre 3 a 23 minutos após desligar o interruptor da luz (o interruptor da luz da casa de banho liga também o extrator).

Segui o manual de instruções o melhor que pude, no entanto quando acendo o interruptor, o mesmo começa a funcionar e a puxar bem, mas desliga-se após uns 5 segundos. Não entendo o que possa estar a fazer de errado, e por muitos videos que tenha visto no YouTube não sei o que estou a fazer de mal. Regulo o temporizador e não influencia em nada, os cabos da fase, neutro e terra estão em boas condições. Qualquer ajuda e crítica construtiva é bem recebida, principalmente nesta altura fria em que vapores numa casa de banho não ventilada não ajudam em nada! :)
      IMG_20250201_154639.jpg
  1.  # 2

Colocado por: ABNBdeixa o extrator a funcionar entre 3 a 23 minutos após desligar o interruptor da luz

Está a brincar, só pode.
    Concordam com este comentário: parente94
  2.  # 3

Colocado por: Varejote

Está a brincar, só pode.
    Concordam com este comentário:parente94

E normal quando não se tem um conhecimento básico sequer de como funciona um interruptor que as pessoas sejam enganadas ou pensem que vai funcionar da maneira pretendida quando leem na descrição da Amazon
  3.  # 4

Colocado por: ABNBmas desliga-se após uns 5 segundos.

Claro que desliga, se você quando apaga a luz corta a alimentação ao ventilador. Da maneira como você idealizou que isso iria funcionar nunca vai dar.
  4.  # 5

Agora não o consigo ajudar,mas acho que tem de ter uma ligação direta para continuar a trabalhar depois de desligar a luz pelo período que o temporizador estiver regulado.
  5.  # 6

Será algo deste género que tem que fazer
    Precisa de outro circuito para alimentar o ventilador que não o do interruptor
      IMG_0590.jpeg
  6.  # 7

Precisa de três fios um neutro um positivo e outro que liga a fase do interruptor.
    https://youtu.be/DXVfYfkcYf4?si=o_1IaWQLSnDZFuY6
    Este vídeo ajuda.
    Nesse caso o interruptor liga no T.
  7.  # 8

No esquema que eu meti o fio número 5 liga ao ventilador e a lâmpada.
  8.  # 9

É exatamente isso.
  9.  # 10

Resta saber se tem espaço para mais 1 fio na tubagem existente ou se terá a possibilidade de passar por cima se for um sótão.
    Caso contrário usa como usava o anterior só quando tem a luz acesa
    • ABNB
    • 1 fevereiro 2025

# 11

Obrigado a toda a gente pelos comentários, e pelas sugestões de vídeo!
    Não comprei o extrator na Amazon pela característica do temporizador. Comprei numa loja local, tendo-me apercebido da parte do temporizador depois, o que me foi explicado que ao ser regulado de X a Y, poderia manter a ventilação após o interruptor ser desligado, por Z tempo. O meu objetivo primário era ter um extractor funcional que não me deixasse a casa de banho a condensar em demasia, se funciona ou não após a luz ser desligada não é prioridade.
    Posso, no entanto, ter-me explicitado não da melhor forma. O que eu quis dizer era que o ventilador deixava de funcionar 5 segundos após ligar o interruptor, mas o mesmo não era desligado. Ele funciona uns segundos com o interruptor ainda ligado, em suma, vai abaixo com a luz ligada na mesma.
  10.  # 12

Mas já fez a ligação conforme lhe foi indicado?
  11.  # 13

Colocado por: sognimMas já fez a ligação conforme lhe foi indicado?

Será que para funcionar sem o temporizador caso o ABNB nao queira estar a passar cabos precisa ligar o retorno no L e no T para dar indicação a placa electrónica que é para funcionar ?
  12.  # 14

Isso já não sei.
  13.  # 15

Shunt entre o L e T, vai funcionar como um extrator normal, uma vez que quando desligar o interruptor, ele vai ficar sem energia.
  14.  # 16

Colocado por: VarejoteShunt entre o L e T, vai funcionar como um extrator normal, uma vez que quando desligar o interruptor, ele vai ficar sem energia.

Pois mas o user diz que ele desliga passado 5 segundos com o interruptor ligado ele provavelmente só ligou o L e o N para funcionar tem que ligar também o T certo?
    Ou eliminar por completo a placa electrónica e ligar diretamente os fios a alimentação do ventilador
  15.  # 17

Colocado por: parente94

Pois mas o user diz que ele desliga passado 5 segundos com o interruptor ligado ele provavelmente só ligou o L e o N para funcionar tem que ligar também o T certo?
    Ou eliminar por completo a placa electrónica e ligar diretamente os fios a alimentação do ventilador

Tem de ligar L ao T, senão o extrator vai ficar sempre em modo de repouso.

Não vai fazer temporizador, porque quando desligar o interruptor, o extrator fica sem energia.
  16.  # 18

Não vai fazer temporizador, porque quando desligar o interruptor, o extrator fica sem energia.

Tb só estou a ver esta hipótese.
  17.  # 19

Colocado por: bluthunder82

Tb só estou a ver esta hipótese.

Quer temporizador, tem de passar um condutor da "caixa de derivação" ou entrada do interruptor para ter sempre corrente no L e saída do interruptor liga no T.
  18.  # 20

Era o que estava a pensar. E por isso que no momento não funciona nem com a luz acesa.
    Mais vale trocar por um normal e poupar algum

0.0219 seg. NEW