Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Curiosadsde, Os pilares que estao dentro de muros de betao estão igualmente sujeitos à ocorrência de flambagem? Ou como tem bastante betão dos lados isto nao acontece?
  2.  # 2

Não me parece...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  3.  # 3

Em português é encurvadura.

Pilares dentro do muro é muro :) o muro pode ter encurvadura
  4.  # 4

Colocado por: RicardoPortoEm português é encurvadura.

Pilares dentro do muro é muro :) o muro pode ter encurvadura
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    como assim? Entao nao ha pilares dentro do muro? Nao percebi… pode ter encurvadura no sentido do muro?
  5.  # 5

Colocado por: RUIOLINão me parece...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    pela lógica o betao “segura” mas…
  6.  # 6

Qual é a espessura e altura do muro?
  7.  # 7

Colocado por: RUIOLIQual é a espessura e altura do muro?
    a questão é mais quando os ferros longitudinais nao ficam mesmo nos angulos dos estribos…
  8.  # 8

Colocado por: DR1982como assim? Entao nao ha pilares dentro do muro? Nao percebi… pode ter encurvadura no sentido do muro?

Não necessariamente.. numa cave é normal meter os pilares, em 2 ou mais não é normal
  9.  # 9

Colocado por: RicardoPorto

Não necessariamente.. numa cave é normal meter os pilares, em 2 ou mais não é normal
    Nao é normal meter pilares nos muros na cave e R/C por exemplo? É isso que esta a dizer?
  10.  # 10

Quando só tem 1 piso de cave é normal.
    Quando tem vários pisos em cave não
  11.  # 11

Colocado por: RicardoPortoQuando só tem 1 piso de cave é normal.
    Quando tem vários pisos em cave não
    ah ok, percebi.
    Em relação à tal encurvadura, nao existe essa possibilidade para os lados do betão certo?
  12.  # 12

Colocado por: RicardoPortoEm português é encurvadura.

Depende da área. Na minha religião dizemos mesmo flambagem e nunca ouvi de outra maneira.

Qualquer das maneiras é um bocado absurdo falar de flambagem num pilar de 25x25 com 3 metros de altura. Isto é usado e estudado em estruturas com secções muito mais finas e com grandes comprimentos - esbeltas.

Por exemplo um painel publicitário fixo a um tubo/poste com 15 metros de altura. Agora num banal pilar com 3 metros de altura? Não faz sentido.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  13.  # 13

Colocado por: Nostradamus

Depende da área. Na minha religião dizemos mesmo flambagem e nunca ouvi de outra maneira.

Qualquer das maneiras é um bocado absurdo falar de flambagem num pilar de 25x25 com 3 metros de altura. Isto é usado e estudado em estruturas com secções muito mais finas e com grandes comprimentos - esbeltas.

Por exemplo um painel publicitário fixo a um tubo/poste com 15 metros de altura. Agora num banal pilar com 3 metros de altura? Não faz sentido.
    entao para que servem os estribos num pilar de 3m, nao é para evitar a tal flmabagem? Pergunta genuína.
  14.  # 14

Posicionamento. Para manter a uma distância correcta os ferros do interior, à face exterior.

Um ferro que oxida, e que esteja literalmente encostado à face exterior, vai fazer com que o betão estale por causa da oxidação/corrosão. Os estribos asseguram que esse ferro fica no "interior" e não anda la dentro a dançar.

E claro que deve haver outras razões, mas a minha religião não tem todas as respostas.
  15.  # 15

Colocado por: Nostradamusdizemos mesmo flambagem e nunca ouvi de outra maneira.

e compressões elevadas.

Penso que os estribos também servem para os esforços de corte.
  16.  # 16

E há regulamentos sísmicos a cumprir que introduzem esforços horizontais:)
  17.  # 17

Colocado por: RicardoPortoE há regulamentos sísmicos a cumprir que introduzem esforços horizontais:)
    entao nesse caso as cintas dos muros nao deveriam ser por fora das verticais? Sempre me fez alguma duvida isso
  18.  # 18

É o que o projetista ditar.
    Em muros suporte terras as cintas são por dentro e em núcleos por fora, normalmente
  19.  # 19

Colocado por: DR1982entao nesse caso as cintas dos muros nao deveriam ser por fora das verticais? Sempre me fez alguma duvida isso

Que chama de cintas?
  20.  # 20

Colocado por: marcocar

Que chama de cintas?

armadura horizontal

0.0189 seg. NEW