Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    na tentativa de fazer uma planta com o que tinha em mente saiu isto:

Gostaria de opiniões sobre o que mudavam, há zonas que parecem muito cheias e depois a circulação está um bocado estranha, e não consegui meter um closet na zona da suite. Se alguém tiver ideias agradeço. Obrigada
  2.  # 2

planta
      Captura de ecrã 2025-02-03 075315.png
  3.  # 3

Olá. Se as suas intenções são grandes e sérias sugiro contratar um bom gabinete de arquitectura para lhes passar as suas ideias / vivências e o que pretende. Não leve este desenho pois tem muitos problemas e certamente que condiciona. Por exemplo_ já reparou que meteu a suite virada a norte, ao lado da lavandaria, um WC e a da zona técnica? Imagine o barulho à noite...
    Pague a alguém com muita experiência para olhar para o terreno e dar-lhe sugestões.
    Boa sorte.
  4.  # 4

o lado norte é a zona da entrada, so bate sol direto na zona esquerda e trás
  5.  # 5

Não me leve a mal, mas o seu "estudo" não resulta em nada de realmente útil.
    Faça um favor a si própria, e se realmente pretende avançar com a construção de uma casa, tente começar pelo principio, e faça-o recorrendo a um profissional que faça uma análise ao local, ao que é possível fazer e ao que faz realmente sentido desenvolver mediante as suas necessidades. Reforço portanto o que o user NielsBohr já mencionou.
  6.  # 6

Colocado por: NielsBohrPor exemplo_ já reparou que meteu a suite virada a norte, ao lado da lavandaria, um WC e a da zona técnica?

Vejo este comentario varias vezes e fico sempre com a mesma pergunta...

Isso vem nos livros de arquitetura dos anos 80?
    E que falar de 'barulho' vindo da lavandaria com as maquinas de lavar em 2025... lol
    Isto assumindo que a malta mete a roupa a lavar a noite. Mas mesmo que meta, so alguem extremamente sensivel a qualquer barulho acorda com a maquina a trabalhar. Mas se acordar entao a lavandaria e o menor dos problemas
  7.  # 7

Olá. Planta com muitos problemas.

Primeiro tem as medidas do terreno? É importante saber dimensões para se poder brincar com a planta. Pode ter janelas para todos os lados? Quais os afastamentos? O terreno é plano? A planta adapta-se ao terreno e não o contrário.

Presumo que a divisão no canto inferior esquerdo seja o escritório, certo? Nesse caso trocava a entrada pelo escritório ficando o último com acesso pela circulação e o WC pequeno na zona da churrasqueira onde ele será mesmo preciso. A porta de entrada pelos quartos não é aconselhável. Pela sala faz mais sentido.

Faça os quartos "gémeos". É sempre bom para não haver brigas. Roupeiro de parede a parede.

Lavandaria precisa de uma janela, vai ser a divisão mais húmida da casa.

Não concordo com as opiniões dos foristas de cima, acho que ter uma "pré-planta" pode ser útil para dar a conhecer ao arquiteto as nossas preferências com as nossas vivências.

Brinque mais com essa planta e lembre-se que divisões sem janelas só mesmo o corredor (e mesmo assim se conseguir, melhor).
  8.  # 8

A minha zona tem imensa construção nova. Muito género de plantas vejo eu a aparecer por aqui. Parecem cogumelos.

O facto de não obedecerem a regras básicas levam a problemas a muito curto prazo.
    A ideia de que o Norte pode ser camuflado por um bocado de esferovite é mito. Muito mito. Eu tenho divisões a Norte e coloquei parede rebocada, 8 cm de XPS e ainda recobrimento cerâmico, além de ter pala. E mesmo assim nota-se a diferença de temperatura e humidade.

Isto é a opinião de quem construiu há pouco e não se arrepende de muitas coisas que fiz, mas arrependo-me de outras.

Comentários como "as máquinas de 2025" não fazem barulho são inúteis porque são falsos. Fazem pouco barulho na primeira semana e depois de umas semanas de uso as coisas mudam. Aqui mudaram!
    Lavar roupa à noite é mais do que normal para quem tem tarifários bi- e tri-horários.

É por isso que cada vez intervenho menos. Este fórum está cheio de pessoas que não fazem a mínima ideia de nada (felizmente ainda há alguns que d\ao comentários positivos).

AJSousa: contrate um bom profissional. Veja casas em construção ou já construídas dele. Visite-as com o arquitecto e questione das suas opções para aquele local e orientações solares. Avalie e não se importe de pagar mais a quem pareça que realmente pensou no assunto e não fez apenas um desenho. É dito aqui no fórum muitas vezes isso: pague bem por um bom projecto. É o primeiro passo para uma casa que goste e que se sinta bem. Depois disso o resto sai com naturalidade.
    Um exemplo: conheço quem está a construir e decidiu escolher um arquitecto mais barato. "Ahh... é tudo a mesma coisa". Neste momento tem uma garagem em que o carro actual dele não cabe lá dentro! Casa nova, carro na rua. Enfim...
  9.  # 9

Colocado por: NielsBohrComentários como "as máquinas de 2025" não fazem barulho são inúteis porque são falsos. Fazem pouco barulho na primeira semana e depois de umas semanas de uso as coisas mudam. Aqui mudaram!

Devia ter comprado uma maquina melhor.
    A minha e uma Samsung comprada em 2021, 1400rpm. Nao foi barata. Um apartamento T3, a ML esta na cozinha que e um open space quase colado aos quartos. Tenho sono muito leve e durmo sempre com a porta aberta por causa da miuda. As vezes mete a roupa a lavar a noite, programada para estender as 8 da manha. Ao inicio ainda metia o programa silencioso, agora nem vejo necessidade e lava no programa normal. O barulho que faz e tao 'residual' que se nao me acorda a mim com sono leve... Sao 3 anos e meia a ser utilizada intensivamente e continua sem qualquer ruido, que a existir sao um problema que tem que ser resolvido.
    Numa lavandaria fechada, mesmo com portas para o quarto, nao vejo como pode chegar dB suficientes para acordar alguem com uma maquina atual. Nao sei quantas casas o Niels ja teve para se achar uma autoridade no assunto. Eu ja vivi numas quantas, fruto da atividade profissional. Em quase todas elas, a maquina da roupa a lavar era um problema para mim pois a centrifugacao acordava-me sempre. Com esta atual nao. Portanto dizer que ter a lavandaria junto dos quartos nao e um problema e de quem nao faz a minima ideia de nada, alem de sobranceria, e estupido.

Colocado por: NielsBohrÉ por isso que cada vez intervenho menos. Este fórum está cheio de pessoas que não fazem a mínima ideia de nada (felizmente ainda há alguns que d\ao comentários positivos).

Intervencoes como esta ultima tambem pode evitar faze-las que nao ajudam em nada :)
  10.  # 10

Colocado por: NielsBohrUm exemplo: conheço quem está a construir e decidiu escolher um arquitecto mais barato. "Ahh... é tudo a mesma coisa". Neste momento tem uma garagem em que o carro actual dele não cabe lá dentro! Casa nova, carro na rua. Enfim...

Isso nao e o reflexo de um mau arquiteto mas de um conhecido estupido.
  11.  # 11

Pelos vistos, mais um tópico sem pernas para andar.
    Boa sorte AJSousa.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  12.  # 12

Rui
    pouco há mais para dizer, digamos que é um esboço de intenções e pouco mais, não é uma planta que propriamente se possa estar a dizer
    algo para afinar.
    o user tem de levar isso a um arquiteto e ter uma reunião mais abrangente, mostrar o terreno, plafond expetável, possiveis imagens do tipo de casa que pretende, mais pormenores sobre as funcionalidades que pretende, etc, etc...
    para mim qualquer informação da parte do cliente é sempre util, retiro sempre algo importante que me ajuda a ir efetivamente ao encontro das necessidades e gosto do cliente.
    Concordam com este comentário: ffteixeira
  13.  # 13

Claro Marco1, concordo com o que diz. Mas na realidade o meu último comentário já nada tinha a ver com o teor do post inicial...

0.0144 seg. NEW