Viva a todos Venho colocar este tópico sobre emissores térmicos porque os anteriores já têm alguns anos e gostaria de informações mais atuais. Vivo numa casa arrendada em que preciso de aquecimento e não posso fazer obras e instalar ar condicionado, o senhorio não deixa. Ainda pensei num ar condicionado portátil/móvel mas informaram-me que até a produzir calor esses aAC precisam de ligar a mangueira para o exterior. É mesmo assim? Dentro do aquecimento mais eficiente o que me indicaram foram os emissores térmicos a fluido ou em último, cerâmico. Para uma área de 20m2 um de 2000w. Já experimentei um Cecotec Ready Warm 2000w mas emissor seco, gostei porque aquece rapidamente a divisão mas por ser seco, mal desligo, o aparelho não retém nenhum calor e a temperatura começa logo a descer. Consigo encontrar destes emissores a fluido ou cerâmica de 2000w por 150€-200€ e quais? Pus a hipótese de comprar usado, é muito arriscado, valerá a pena? Gostaria de ouvir as vossas opiniões e conselhos.
Sou muito céptico em relação aos AC portateis. Pela MINHA experiência: - São UM HORROR a nível de ruido: esqueça a ideia de estar a trabalhar, ou a ver um filme com um por perto, por exemplo (dormir muito menos!); - Necessitam SEMPRE de abertura para o exterior, para expulsar o ar frio/quente; - Causam uma grande entrada de ar em casa: por exemplo, no inverno, como estão a expulsar todo aquele ar frio pela saída de ar (normalmente uma janela), vão causar com que a mesma quantidade de ar entre por todas as frestas e orifícios da casa. Esse ar não é tão frio como o que está a ser expelido, mas é frio. O resultado é que apenas a zona junto ao AC fica climatizada, em todas as outras (por onde ocorra a entrada de ar) acaba por não se notar a climatização. Um AC fixo é MUITO MELHOR que um portátil (por ter a máquina exterior isolada do interior da casa, ao contrário dos portáteis).
Eu avançaria para um vulgar aquecedor a óleo (por serem silenciosos e baratos), e usaria com moderação por causa dos consumos.
O investimento em equipamentos 'a sério', guardaria para uma casa minha (ou onde pudesse instalar os equipamentos).
Bolas que caro! Não conhecia, mas a esse preço também não importa, hehehe...
Uma outra solução, que cheguei a experimentar, foi colocar o AC portátil do lado de fora, numa marquise, e deixar a entrada saída de ar para dentro de casa.
Assim, com o AC a fazer frio, o ar que entrava em casa era o ar quente. Essa solução (ou "esse remedeio"), para além de ter a vantagem de não se ouvir em demasia o aparelho (por estar fora de casa), também resolvia a questão da entrada de ar frio pelas "frinchas" (o que acontecia era que saía o ar quente).
Claro que com isso se perde qualquer capacidade de regulação de temperatura, etc, mas pode ser um desenrasque...
EDIT: eu não contaria é com uma grande poupança... O aparelho que tinha puxava mais de 1000W da tomada, só mesmo se conseguir climatizar uma área grande é que vai compensar...