Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    este é o projecto da minha futura casa, opinem
      Alçado Principal.jpg
      Alçado Lateral Esquerdo.jpg
      Planta.jpg
      _Pl Implantação.jpg
      Alçado Posterior.jpg
  2.  # 2

    Para que gosta é bom mas as casas Res chão tem um problema: entra muita bicharada facilmente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcojose
  3.  # 3

    Colocado por: paulo.krudPara que gosta é bom mas as casas Res chão tem um problema: entra muita bicharada facilmente


    ???
  4.  # 4

    a
  5.  # 5

    Colocado por: paulo.krudPara que gosta é bom mas as casas Res chão tem um problema: entra muita bicharada facilmente


    Vamos todos construir casas de 2 andares suspensas, mesmo assim...
    http://static.hsw.com.br/gif/fema-13.jpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcojose
  6.  # 6

    Então e as térmitas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcojose
  7.  # 7

    Sobre o projecto, apenas posso dizer que a mim não me agrada o tamanho desses corredores...... De resto não percebo o sufeciente para falar.
  8.  # 8

    A localização é onde? Ribatejo, Alentejo?
    Como esboço não está mal, mas falta algo nos alçados. O telhado parece-me baixo, portas, janelas. portadas, portão tem pouca informação.
    Não gosto da porta do WC social a abrir para fora. A área de circulação devia ser minorada. A suíte merecia melhor sorte, talvez um closet.
    Enfim talvez dar uma volta ao projecto, já que com essas áreas, temos que ser mais exigentes na arquitectura.
  9.  # 9

    Esqueci-me de outro aspecto, levar com o portão da garagem pela frente no alçado principal não é muito agradável.
    Não leve a mal mas um projecto óptimo só com muitas voltas, no final vai me dar razão.
    Fez bem em por o projecto on-line, porque irão aparecer opiniões muito mais válidas que a minha.
    Boa sorte.
  10.  # 10

    Exterior:
    Não está mal... para o estilo de arquitectura.Se eu fosse o projectista dessa casa, simplifcava a cobertura...
    Também considero a inclinação das aguas do telhado muito pequena... mesmo se estiver localizada no Alentejo... Mas não deve ser com essas chaminés com o topo em chapa, parece que estamos no Norte (ao longo da A1, se repararem é tudo assim)
    Considere rever isso e dar pelo menos mais 5% de inclinação.. ainda por cima com esse telhado complexo. isso só se safa se prever complemento de estanquidade por baixo do revestimetno de telha.
    Parece-me despropositado o arco abatido (único) no alpendre da entrada... é tudo rectilineo, inclusivé a zona adjacente de parqueamento automóvel. Penso que não precisa desse elemento para indicar a entrada formal da casa...

    Interior:
    Está organizado.
    Não percebo a duplicação de circulação (com uma área ENORME) na zona confinante com a garagem. No global o edificio tem muita area de circulação...está pouco aproveitada. melhor, tem muita area desperdiçada.. como exemplo aponto o hall de distribuição para o ultimo quarto.. que poderia ser uma saleta.. mas que não apresenta condições espaciais para tal e tem uma área... brutal.
    Outra coisa a não fazer, é no ultimo quarto.. a entrada fica defronte para a zona da cama.. que está praticamente defronte de um corredor...

    Resumindo: precisa mesmo de dar uma grande volta a esse Projecto, possivelmente ainda consegue cortar na area Bruta, cerca de 20m2 (20X650€=13000€ a menos)
  11.  # 11

    Acho que a arquitectura está interessante, vejamos:
    Gosto da lavandaria com ligação cozinha e garagem, mas, talvez fosse interessante juntar a lavandaria e dispensa, assim vinha com as compras e passavam directamente do carro para a dispensa.
    - Gosto do alpendre grande comum à cozinha e sala, mas, colocava uma porta mais perto da cozinha e trocava a sala de jantar com a de estar e dessa forma ficava a sala de jantar perto da cozinha e da entrada principal entra-se directamente na sala de estar.
    - colocava a porta da suite virada para o alpendre. Ficavam os alçados menos bonitos, mas, mais funcional.
    - retirava aquele roupeiro que está à frente da garagem, para retirar a perspectiva de corredor estreito, visualmente torna-se corredor menor. A porta a seguir a esse roupeiro não consegue disfarçar o corredor enorme.
    - Os corredores são realmente o aspecto mais negativo, no entanto como a casa é comprida e estreita não há muitas hipóteses, no entanto deixo uma hipótese que sinceramente não sei se ficaria bem: Ao retirar aquela parede da sala em frente da garagem ficaria com a sala mais ampla e retirava o corredor que vai para a cozinha e simultâneamente o corredor que vai para a zona dos quartos. Depois colocaria uns efeitos decorativos na entrada, para não entrar e ver logo a casa toda.
    Espero que a minha opinião tenha ajudado.
  12.  # 12

    Aqui vão os meus comentários:

    Garagem
    - Só dá para um carro e pouco espaço mais fica para arrumação. Revia esta situação....
    - Janela da I.S. para a garagem não fica bem (cheiros, fumos, barulho.....)
    - Porta directamente para a lavandaria também não parece bem.... (cheiros, fumos, .....)
    - Não prever fechar a garagem (por um lado, a questão dos fumos e cheiros são fortemente atenuados, por outro, qualquer desarrumação fica à vista de todos e do alheio....

    Lavandaria
    - Que parede exterior é aquela? Tijolo de vidro? E que tal ter uma janela/porta para o exterior?
    - Se quiser estender a roupa terá de passar sempre pela garagem... o que pode ser problemático se estiver lá o carro. Porque não colocar uma porta na lavandaria para o exterior?

    Cozinha
    - Porque não em vez de ter pares de janelas pequenas, optar por uma maior? Há alguma razão para esta opção?
    - A "parede" na cozinha onde está a porta para o exterior e a sala é de vidro? Creio que vai ter muita limpeza a fazer aí....

    Sala
    - Aquela parede entre a sala e o corredor parece-me estar a mais.... retirava-a ou então, colocava aí um recuperador de calor mas podendo contorná-lo....
    - Se a ideia dessa parede é fazer uma divisão entre a porta da rua e a sala, pense numa porta de acesso à sala frente à porta da entrada
    - Cuidado com os vidrados da sala... garanta que o alpendre cumpra a sua função no verão e inverno

    Hall
    - O roupeiro é uma boa ideia mas está a diminuir a largura do corredor - retire aquela parede....

    Espaço de circulação
    - Parece-me demasiado grande e com muitas janelas pequenas.... Revia a disposição dos quartos e, a manter, reduzia o número de janelas e aumentava a sua dimensão
    - Hall enorme sem aproveitamento junto à I.S. acessível (esta área podia ser um closet para a suite, por ex.)

    I.S. acessível
    - Muito próxima à suite, quem estiver na suite vai ter os barulhos das duas I.S.

    Quartos
    - Tem pouca arrumação.... pelo menos prever uns roupeiros naquele hall junto à I.S acessível.
    - Parecem-me um pouco pequenos em área.... tendo em conta a casa que é (até o escritório é maior...).
  13.  # 13

    Boas a todos e obrigado pelos comentários.

    Passo a tentar responder a alguns comentários, sugestões.

    1º casa situa-se no Alentejo.
    2º Não gostamos de entrar e ficar na sala, nem de passar por a sala para ir para a cozinha, dessa forma se explica a existência do corredor.
    3º o wc dos quartos tem de ter a porta a abrir para fora devido às acessibilidades, isso ou porta de correr.
    4 º o espaço frente ao ultimo quarto está grande para não dar a sensação de corredor com porta ao fundo.

    Concordamos que tem muito espaço perdido em circulação, mas não vemos, nós e arquitecta, alternativas.
  14.  # 14

    O seu projecto tem solução para reslover essas situações, mas parece que a sua Arquitecta, não quer... ou não consegue.

    Considero, para já um desperdicio de terreno... já reparou que tem a casa voltada para o terreno do vizinho.. ou a vista é realmente magnifica ou a orientação solar é a mais favorável, ou ambas?
    Mesmo assim parece-me mal orientada/ implantada.. mas sem mais dados não consigo perceber. O terreno é estreito e não ajuda..

    Qual a orientação solar da casa, onde é o Norte ( é pena os alçados estarem rotulados em principal, esq. direito, etc.. em vez da sua orientação solar)
    O modulo B ( ver a minha imagem) deve realmente ser refeito.. e a Is, consegue com essa área cumprir com as acessibilidade e a porta abrir para o interior. O bidé pode inclusivé ficar ao ladfo da sanita, sem o espaço de permanência ( o espaço pode ser efectuado, em caso de necessidade, através da remoção do bidé)
    O oculo/ criculo na empena do alçado posterior .. está estranho... bem como o formato da janela da IS da suite. Ganhava mais personalidade e dignidade com a janela com um formato vertical. assim como está parece a janela de um armazém agricola.

    O modulo A.. também necessita de ser revisto... a grelhagem exterior da lavandaria (?) é interessante, mas o resto do projecto parece não acompanhar o esquema. Vai ter envidraçados pelo interior? estas zonas de circulação e areas merecem ser reajustadas. A despensa ficaria melhor com acesso para cozinha... ou mantendo a quantidade colossal de armarios na dita, a despensa ter porta para a lavandaria.

    A zona de entrada/ garagem (modulo C) , deveria neste esquema proposto, ser mais consensuais e dialogar melhor através dos elementos construtivos... o buraco da garagem está demasiado "rigido" ou separa do acesso principal à casa ou abre francamente tudo.

    O Hall, circulação secundária para a Cozinha.. necessita de uma grande volta... talvez tratando o espaço com uma lareira central, e zonas de prateleiras, ou uma parede espessa, forrada a tijoleira ou alvenaria de pedra... mas diminuidno sempre esse pseudo corredor...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcojose
      casa_.jpg
  15.  # 15

    Boas

    é pena os alçados estrem rotulados em principal, esq. direito, etc.. em vez da sua orientação solar

    Aqui está um procedimento que devia fazer escola.

    cumps
    José Cardoso
  16.  # 16

    marcojose

    Vou responder em público...
    Já que o forum é para todos lerem e aprenderem/ partilharem experiências.


    Pelo que entendo o Norte é o que represento neste desenho.?

    Pois se já está licenciado, poucas coisas vai poder alterar... mas se achar que vale a pena pode e alguns apenas em sede de Telas Finais.
    - A IS acessivel, pode ter a porta a abrir para o interior, tem espaço mais que suficiente para a as áreas de manobra previstas em DL, e sem intrusão no circulo de 1,50m. Os meus colegas que estudem e "esmiucem" bem a Legislação, pode ser que aprendam alguma coisa. Peça a eles para consultarem um blog especifico às acessibilidades: http://acessibilidade-portugal.blogspot.com/

    - Quanto à garagem, mesmo considerando a possibilidade de um dia vir a fechar a dita (vê-se bem q é esse o propósito), não percebo poruq o "buraco", não tem uma linguagem equivalente ao alpendre... ou ao resto do edifcico.. está frio, considera levar um portão rectangular.. e mais nada!?

    - Quanto à ideia para a zona da sala/ corredor de acesso à cozinha, exponha o caso aos seus arquitectos, para isso lhe pagou, para vos arranjar um conceito, um espaço habitável e não uma série de desenhos pro-forma para entregar na Câmara. A alteração interior na disposição que venha a fazer é simples de instruir na Câmara, pois basta apresentar com as Telas finais.


    PS: Continuo a achar a janela da IS da suite um "crime"..
    Se tiver tempo ainda lhe faço um esboço de borla para uma possível solução. Mas diz-me a experiência que muitas vezes mais vale ter a construção mais avançada para efectuar um detalhe mais definitivo...
      casa_norte.jpg
 
0.0196 seg. NEW