Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros foristas

Situação:

Construí recentemente (2020) moradia térrea T3 em banda 275m2 brutos num lote de 660m2 , garagem, lavandaria, churrasqueira, bom espaço exterior (um bocado demais), bem localizada. Não percebia ponta disto e o fórum ajudou bastante. Mas foi feita à pressa! Pleno Covid, mulher grávida, apartamento vendido etc... Perdi 10kg e ganhei uns tantos cabelos brancos!

Entretanto já recuperei os kilos perdidos (mais iva) e apareceu a possibilidade de venda do imóvel... Já estão a ver onde isto vai parar...

Tenho a possibilidade de construir de novo (empresa com alvará), e como só no fim de fazer uma casa é que se está pronto para fazer uma casa, tenho terreno debaixo de olho e se isto reduzir o meu empréstimo atual... porque não? Vale com certeza mais uns cabelos brancos e voltar a vestir o M (e desta vez é para manter!)

Casa atual:

Moradia construída com:

- Extra Bloco da ACC, pareceu-me uma boa solução na altura devido à dificuldade de encontrar alguém que me fizesse ETICS, as pontes térmicas foram todas resolvidas com forras térmicas, dei a volta à platibanda etc... tem a vantagem de ter a face exterior mais resistente (em relação ao ETICS) embora tenha o problema do peso! 21 ou 22 kgs por bloco é um absurdo e para terem noção todos os pedreiros depois do primeiro dia de assentamento deste monstro meteram baixa... E quando chega àquelas últimas fiadas de cima, até dá pena ver a cara dos homens.

- Pavimento cerâmico, não estou arrependido, é silencioso e o cerâmico é para a vida toda. Fresquinho no verão mas um pouco desconfortável no inverno como se sabe. Mas que fica resolvido com PRH, que acabei por não pôr pelo medo irracional que me meteram "ah e tal e se arrebenta um tubo" e eu feito palerma deixei-me levar. -_-

- AC nos quartos e na sala/cozinha e ligo poucas vezes. Só mesmo uns 10 minutos nos quartos nos dias mais quentes de verão e outros tantos nos dias mais frios de inverno, mas as casas de banho são frias comó c******! Assim como o corredor de acesso aos quartos. Mais uma vez o PRH ganhava aqui.

- Recuperador de calor ligo quase todos os dias de frio pelo gosto da chama. Não estou arrependido, exceto nos dias de arrumar a lenha, ai digo umas asneiras boas. Eu até fazia o sacrifício de não o ter, mas a minha mulher se pudesses enfiava-se la dentro.

- Janelas de correr. O perfil (alumínio) e vidro é bom, mas é de correr. Erro. Apesar de poupar espaço nos quartos também não são propriamente uma zona de passagem.

- Lavandaria virada a norte e construída como anexo (sem placa, telha sandwich, quase sem isolamento). Erro! Muita humidade e pouco arejamento. Entretanto já meti um ventilador a trabalhar a noite toda.

- VMC simples. Não estou arrependido, mas se calhar é uma situação que pode levar um upgrade.

- Telhado em sandwich. Não ficou mal, mas tela é mais fixe e fácil de resolver em questão de remates.

Agora a possível moradia nova:

Terreno plano, sem pedra, fixe a 50cm (a olho), na cota da estrada, com acesso fácil a esgoto, água, luz e net. Provável afastamento de 1.5m dos vizinhos (terrenos sem construções) e 5m da estrada mais passeio. Virado a poente. 18m de largo e 135m de comprimento. Objetivo, destacar um pedaço e vender ou construir para venda no resto.

Casa:

Objetivos:

- construir mais ou menos o que tenho mas com uma planta mais bem amanhada, sem desperdícios, sem cantinhos difíceis de executar e já sabemos como gostamos de viver a casa, das festas que gostamos de fazer, de como passamos o verão a aproveitar a piscina da Intex com os amigos. Tentar não passar dos 240m2 brutos.

- 0 tinta no exterior. Sim, dura 15 anos, mas desses 15, 10 já está a puxar para o feio.

- exterior do tamanho certo. Nem grande nem pequeno. 0 canteiros e relva, 0 ervas daninhas!

- churrasqueira e garagem unidas para aproveitar a garagem para festas.

Estrutura geral:

Ora aqui tenho pensado em várias coisas. Existe um empreiteiro na zona que constrói bem em ICF. É uma boa possibilidade.
    Mas também pensei noutra coisa:

Casa elevada do solo, tipo pilotis. Ou seja basicamente com desvão mas aberto de todos os lados da casa. Não precisava de ser muito alto (nem devia) mas o suficiente para arejar aquela zona (estava a pensar em 20/30cm).

Vantagens: Menos probabilidades de infiltrações e bastante cenário (casa a flutuar)
    Desvantagens: ? não sei. Ajudem aí. Será o preço? Não vejo porque será muito mais caro. Porque não se constrói mais assim em Portugal?

Agora ETICS OU ITICS?
    A única desvantagem do ITICS é a perca de inércia térmica, certo? Ora isso pode-se minimizar com paredes interiores em Interbloco ou similar em vez do tradicional tijolo de 11. Se for só esse o problema acho que vivo bem com isso.

Agora uns bonecos de pormenores e também a pré-planta para poderem cascar à vontade.

Caramba que o texto ficou longo...
  2.  # 2

.
      V15 pormenor.jpg
      V15.jpg
  3.  # 3

Colocado por: AqualogiaCaros foristas

Situação:

Construí recentemente (2020) moradia térrea T3 em banda 275m2 brutos num lote de 660m2 , garagem, lavandaria, churrasqueira, bom espaço exterior (um bocado demais), bem localizada. Não percebia ponta disto e o fórum ajudou bastante. Mas foi feita à pressa! Pleno Covid, mulher grávida, apartamento vendido etc... Perdi 10kg e ganhei uns tantos cabelos brancos!

Entretanto já recuperei os kilos perdidos (mais iva) e apareceu a possibilidade de venda do imóvel... Já estão a ver onde isto vai parar...

Tenho a possibilidade de construir de novo (empresa com alvará), e como só no fim de fazer uma casa é que se está pronto para fazer uma casa, tenho terreno debaixo de olho e se isto reduzir o meu empréstimo atual... porque não? Vale com certeza mais uns cabelos brancos e vo

- Extra Bloco da ACC, pareceu-me uma boa solução na altura devido à dificuldade de encontrar alguém que me fizesse ETICS, as pontes térmicas foram todas resolvidas com forras térmicas, dei a volta à platibanda etc... tem a vantagem de ter a face exterior mais resistente (em relação ao ETICS) embora tenha o problema do peso! 21 ou 22 kgs por bloco é um absurdo e para terem noção todos os pedreiros depois do primeiro dia de assentamento deste monstro meteram baixa... E quando chega àquelas últimas fiadas de cima, até dá pena ver a cara dos homens.

Meu Deus.... Coitadinho dos homens...
    Que hei de dizer eu que estou a construir sozinho com esses blocos e sem grua nem nenhuma maquinaria, é tudo a mão....
    350m2 de paredes....
    Até os trolhas viraram pitinhos do aviário.... 😒
    Este mundo está perdido 😂
  4.  # 4

Verdade Marcocar. Tenho seguido a sua obra e sei que optou por estes blocos. A situação seria remediada se a ACC fizesse os blocos com 30cm de comprimento por exemplo. Até para as situações de corte de blocos dava jeito.
  5.  # 5

Como se comportou a casa nestes 4anos?
  6.  # 6

Colocado por: marcocarComo se comportou a casa nestes 4anos?

Apareceu umas microfissuras, mas parece que a ACC já corrigiu essa parte.
    De resto tudo ok como seria de esperar.
  7.  # 7

Colocado por: AqualogiaVale com certeza mais uns cabelos brancos e voltar a vestir o M
    há gajos que gostam de levar porrada.. boa sorte com o novo projecto. desta vez ao menos já tem algum calo
  8.  # 8

Aqualogia, eu parei naquela parte que diz que construiu e agora quer vender..

Não sei se a palavra mais valia lhe diz alguma coisa.. mas vai dizer..

Boa sorte
  9.  # 9

Colocado por: antonylemoshá gajos que gostam de levar porrada.. boa sorte com o novo projecto. desta vez ao menos já tem algum calo

Parece né? Vamos lá ver como corre.

Colocado por: Bragas VAqualogia, eu parei naquela parte que diz que construiu e agora quer vender..

Não sei se a palavra mais valia lhe diz alguma coisa.. mas vai dizer..

Boa sorte

Diz sim, mas tenciono investir todo o dinheiro que receber na nova construção. Tenho, se não me engano 2 anos para o reinvestir. Alguém que esclareça esta parte.
  10.  # 10

Colocado por: Aqualogia2 anos para o reinvestir

São 36 meses entre escritura de venda e data limite de reinvestimento.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  11.  # 11

Colocado por: jpmassena

São 36 meses entre escritura de venda e data limite de reinvestimento.
    Concordam com este comentário:diouf_matos

Ok, ano e meio. Tempo suficiente para derreter o dinheiro.
  12.  # 12

Colocado por: Aqualogia

Parece né? Vamos lá ver como corre.

Diz sim, mas tenciono investir todo o dinheiro que receber na nova construção. Tenho, se não me engano 2 anos para o reinvestir. Alguém que esclareça esta parte.

E tem faturas de tudo o que gastou na construcao? A amortizacao do credito à construcao nao entra na reducao da mais valia.
  13.  # 13

Colocado por: antonylemoshá gajos que gostam de levar porrada.. boa sorte com o novo projecto. desta vez ao menos já tem algum calo

Gosto de ver arquitectos honestos.
  14.  # 14

Colocado por: Aqualogiaano e meio

Fez-me refazer as contas de cabeça, mas são 3 anos.
  15.  # 15

Colocado por: Sirruper
    E tem faturas de tudo o que gastou na construcao? A amortizacao do credito à construcao nao entra na reducao da mais valia.

Apesar de ter sido eu a construir a casa, fi-lo através de uma empresa. Ou seja tenho a compra a essa empresa. Não foi crédito de construção mas sim de aquisição. Só se as coisas mudaram entretanto porque aquando a venda do meu apartamento também paguei o resto do crédito e reinvesti o que sobrou nesta casa. E não paguei mais valias.
  16.  # 16

Colocado por: jpmassena

Fez-me refazer as contas de cabeça, mas são 3 anos.

Ahahah que parvoíce. Exatamente. Anos com 24 meses… era bom era.
  17.  # 17

Colocado por: Aqualogia

Apesar de ter sido eu a construir a casa, fi-lo através de uma empresa. Ou seja tenho a compra a essa empresa. Não foi crédito de construção mas sim de aquisição. Só se as coisas mudaram entretanto porque aquando a venda do meu apartamento também paguei o resto do crédito e reinvesti o que sobrou nesta casa. E não paguei mais valias.

Então pra todos os efeitos não construiu..

Sim.. assim está a salvo da vigarice da AT
    Concordam com este comentário: Sirruper
  18.  # 18

Se já fôr para terceira hpp já não tem a isenção de IMI.
  19.  # 19

Colocado por: Bragas VSim.. assim está a salvo
    perdoe-me Aqueogia. @BragasV como é mm esse loophole? :) (pode ser por email/msg…)

Abr.
  20.  # 20

Tambem gostava de saber. Pensava que mesmo construindo, o calculo das mais valias e feito vs as faturas que foram alocadas a construcao logo devia ser indiferente

0.0243 seg. NEW