Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Voltando ao ITICS vs ETICS. Tenho consciência que o ETICS é mais consensual mas não queria mesmo pintar a casa por fora.
    Daí ter equacionado o ITICS.
    A minha ideia era revestir com:

- cerâmico tipo plaqueta do Vale da Gandara https://www.valegandara.com/inicio/index.php/pt/produtos-pt/plaqueta

- a imitar pedra https://www.aptus.pt/produtos/linha-urbanus

- pedra natural

- ou mesmo um ladrilho

Ora para fazer uma parede assim seria com Bloco termico 25 + EPS xmm + rede + primeira massa + cola + ladrilho? Ficava impermeável?
  2.  # 2

Colocado por: AqualogiaConstruir de novo vale uma redução de 100k na dívida? Ou 70k? ou mesmo 50k?
    Esperonque nao esteja a espera de construir ao mesmo preço de 2020, é que a coisa levou ul aumento significativo pelo que no final
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  3.  # 3

Colocado por: Bragas VQuem vender por 200k e não tiver CH, para ficar isento de mais valias, tem que reinvestir 200k

O que e uma coisa completamente surreal... quanto mais conheco do sistema fiscal portugues, mais ABSURDO o acho...
  4.  # 4

Colocado por: AqualogiaVoltando ao ITICS vs ETICS. Tenho consciência que o ETICS é mais consensual mas não queria mesmo pintar a casa por fora.

- cerâmico tipo plaqueta do Vale da Gandarahttps://www.valegandara.com/inicio/index.php/pt/produtos-pt/plaqueta

- a imitar pedrahttps://www.aptus.pt/produtos/linha-urbanus

- pedra natural

- ou mesmo um ladrilho

Ora para fazer uma parede assim seria com Bloco termico 25 + EPS xmm + rede + primeira massa + cola + ladrilho? Ficava impermeável?
    tenho previsto algo deste género:
      IMG_3229.jpeg
    • mica
    • 6 fevereiro 2025

# 5

Colocado por: DR1982tenho previsto algo deste género:
      IMG_3229.jpeg

Agora que estou a viver na casa, é que vejo o quanto á excesso de preocupação com a térmica da casa e gasta se milhares de euros para poupar trocos no consumo, onde hoje em dia por meia dúzia de trocos se mete painéis solares e baterias e fica se ofgrid praticamente. Se fosse hoje o de continuava a dar importância na casa era nas imperbializacoes, de resto as paneleirices de pontes térmicas e isto e aquilo para poupar trocos na conta de eletricidade.onde tudo se resolve com painéis fotovoltaicos e baterias, só de pensar que gastei 25k em capoto, e por 10/15K fazia a festa. Só que o nível de exigência que pomos em nós mesmos depois de passar anos de forum a ler que é melhor isto melhor aquilo, esquecemos das coisas mais práticas e eficazes e gratuitas que é o sol.
    Concordam com este comentário: powerPT, rpmmsantos, Contra
  5.  # 6

Colocado por: micaAgora que estou a viver na casa, é que vejo o quanto á excesso de preocupação com a térmica da casa e gasta se milhares de euros para poupar trocos no consumo, onde hoje em dia por meia dúzia de trocos se mete painéis solares e baterias e fica se ofgrid praticamente.

Tambem sou desta opiniao.
    Gastar mais 50k na construcao para acabar a poupar 500e de eletricidade no inverno e um pessimo negocio, quando qq deposito a prazo da mais que isso em juros.
  6.  # 7

Colocado por: dmanteigas

O que e uma coisa completamente surreal... quanto mais conheco do sistema fiscal portugues, mais ABSURDO o acho...

Surreal porquê? O normal era pagar os devidos impostos devido a ter tido lucro. A possibilidade de isentar a tributação é uma benesse.
    • Sasapo
    • 6 fevereiro 2025 editado

# 8

Colocado por: Aqualogia

Construir de novo vale uma redução de 100k na dívida? Ou 70k? ou mesmo 50k?

Se calhar vale. É chato? Claro que sim. Mas não se consegue independência financeira estando sentado no sofá ou no café.
    Concordam com este comentário:rpmmsantos

vamos ver se no final vai ficar assim tão mais barato...

Colocado por: AqualogiaVoltando ao ITICS vs ETICS. Tenho consciência que o ETICS é mais consensual mas não queria mesmo pintar a casa por fora.

- cerâmico tipo plaqueta do Vale da Gandarahttps://www.valegandara.com/inicio/index.php/pt/produtos-pt/plaqueta

- a imitar pedrahttps://www.aptus.pt/produtos/linha-urbanus

- pedra natural

- ou mesmo um ladrilho

pode ter isso na mesma com ETICS.

Tal como disse, está a começar a casa pelo telhado.
    Concordam com este comentário: HideCode
    • Sasapo

# 9

Colocado por: micae gasta se milhares de euros

milhares de euros em quê?
    Essa é uma falácia que se repete muitas vezes até tentar que seja verdade, corrigir pontes térmicas, desde que pensado em projecto, tem um custo residual e os beneficios nem são em poupança energética mas evitar situações como descrevo a seguir.

Colocado por: micapaneleirices de pontes térmicas

depois quando aparecem as condensações, bolor e afins vens cá perguntar como resolver.

Colocado por: dmanteigasGastar mais 50k na construcao

mais 50K em quê? convem ser-se sério nas afirmações que faz.
  7.  # 10

Colocado por: micade resto as paneleirices de pontes térmicas e isto e aquilo para poupar trocos na conta de eletricidade.
    concordo, contudo o aue mais me assusta nas pontes temicas sao as patologias que podem surgir.
  8.  # 11

Colocado por: DR1982concordo, contudo o aue mais me assusta nas pontes temicas sao as patologias que podem surgir.

Essa é a principal razão pela qual devem ser corrigidas.
    Concordam com este comentário: HideCode, jpmassena
  9.  # 12

Colocado por: SasapoEssa é uma falácia que se repete muitas vezes até tentar que seja verdade, corrigir pontes térmicas, desde que pensado em projecto, tem um custo residual e os beneficios nem são em poupança energética mas evitar situações como descrevo a seguir.
    ha situaçoes em que realmente fica muito caro evitar completamente a ponte termica, mas pode se sempre reduzir a mesma, no meu caso uma coisa era forrar toda a cave outra é descer os isolamento 50cms
  10.  # 13

Colocado por: DR1982ha situaçoes em que realmente fica muito caro evitar completamente a ponte termica, mas pode se sempre reduzir a mesma, no meu caso uma coisa era forrar toda a cave outra é descer os isolamento 50cms

Isso não é uma ponte térmica, isso é uma laje inteira sem isolamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nalotil
    • DR1982

# 14

Colocado por: Sasapo
    Isso não é uma ponte térmica, isso é uma laje inteira sem isolamento.
    claro que a laje intermedia tem isolamento. Desce 50 cms por fora e por dentro.
  11.  # 15

Colocado por: DR1982claro que a laje intermedia tem isolamento. Desce 50 cms por fora e por dentro.

Ahh, está a referir-se no perímetro da laje (encontro com a parede)
  12.  # 16

Ahh, está a referir-se no perímetro da laje (encontro com a parede)
    sim, o ideal é conseguir a tal regra do lapis, mas pesquisando fora fora sobre o assunto, nao vel mal ao mundo com essse “pecado”
  13.  # 17

Colocado por: DR1982Esperonque nao esteja a espera de construir ao mesmo preço de 2020, é que a coisa levou ul aumento significativo pelo que no final

Não, não estou. Já estou a ter isso em conta. Até porque tenho um amigo a construir uma casa muito parecida com a minha ideia e tem um orçamento, chave na mão, muito aliciante. Com vmc, prh, ac etc.

Sim eu sei que quer construir com Betao à vista. Não consigo ver o seu tópico que é só para vips.
    Não sei se já está a meio da construção ou se ainda não passou do papel. Mas a Farcimar tem um sistema de paredes autoportantes com Betao aparente e isolamento. Não sei se já deu um olho.

https://www.farcimar.pt/pt/produtos-e-servicos/paineis/paineis-estruturais/
  14.  # 18

vamos ver se no final vai ficar assim tão mais barato...

pode ter isso na mesma com ETICS.

Tal como disse, está a começar a casa pelo telhado.
    Concordam com este comentário:HideCode

Eu sei que posso, e estou a equacionar isso. Mas também sei que fora o mundo dos unicórnios as coisas correm mal, nem sempre há aplicadores com vontade de fazer bem e se reduzir nos riscos a probabilidade de haver m. é muito menor. Por vezes mais vale um sistema menos bom mas bem aplicado do que um espetacular que no final ficou uma feze.

E quanto a começar a casa pelo telhado, acho que estou a começar mais pelas fundações do que muito. Antes sequer de ter qualquer coisa certa estou a informar-me e a partilhar ideias e ideais. Acho que é melhor do que: ah e tal comprei um terreno, fiz um projeto e agora vou me informar…
  15.  # 19

Colocado por: AqualogiaSim eu sei que quer construir com Betao à vista. Não consigo ver o seu tópico que é só para vips.

Ui... para quem se registou à um par de meses...
  16.  # 20

O meu problema com o ETICS é as palas. Sempre as palas…
    Se se fizer misto ETICS paredes e ITICS teto ficamos com pontes nos pilares. Se fizermos só ETICS temos de dar a volta as palinhas todas. Se fizermos só ITICS temos a humidade interior…

Já pensei em fazer as palas e passeios completamente independentes da estrutura. Para dar a volta a essa situação.

0.0258 seg. NEW