Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma moradia com um consumo médio de 600 kWh/mês. Trabalho em casa, uso ar condicionado regularmente e possuo um carro elétrico, tendo em vista em adquirir outro no futuro.

Pretendo reduzir a fatura energética através de um sistema de autoconsumo solar ou híbrido (solar + eólico), pois tenho boa exposição solar e ventos fortes na zona. Estou a avaliar a melhor opção em termos de custo-benefício, mas tenho dúvidas sobre a dimensionação ideal (número de painéis/baterias), bem como sobre as marcas mais confiáveis e com boa garantia.

Atualmente, a minha potência contratada é 10,35 kW monofásica.

Soluções encontradas até á data:

1ª opção: Leroy, Kit solar fotovoltaico autoconsumo 10 painéis + bateria Coplanar =>5799.00 €

2ª opção: PV Tech Energy, Kit Fotovoltaico Autoconsumo - 5.175 kWp (4.6 kWn) + Bateria 5 kWh:
    - 9 Painéis LONGi Explorer 575Wp
    - 1 Inversor HUAWEI SUN2000 4.6KTL-L1
    - 1 Smart Power Sensor DDSU666-H Monofásico
    - 1 Bateria HUAWEI LUNA2000 - 5kWh completa
    - 1 Estrutura coplanar para 9 painéis (5+4), em alumínio
    - 1 Instruções de Montagem e Ligações
    5.207,14€

3ª opção: PV Tech Energy, Kit Fotovoltaico Autoconsumo 10.8 kWp (8 kWn Monofásico)+Bateria 7kWh:
    - 18 Painéis Jinko 600W TIGER-NEO
    - 1 Inversor monofásico Huawei SUN2000-8K-LC0
    - 1 Smart Power Sensor DDSU666-H Monofásico
    - 1 Bateria HUAWEI Nova Geração (S1) - 7kWh (disponível até 21kWh - sob orçamento)
    - 3 Estruturas coplanares para 6 painéis, em alumínio
    - 1 Instruções de Montagem e Ligações
    8.000€

Nota: Esta última opção já utrapassa o meu orçamento e a capacidade do meu telhado (plano) é de apenas 12/14 paineis. Por isso teria de ser ajustada. Deixo apenas para referencia. Relativamente ao kit solar + eólico ainda n encontrei nada viável financeiramente.

Desculpem o texto longo, mas ainda estou a começar a obsorver informação e gostava de saber as vossas opiniões.
    • hangas
    • 4 fevereiro 2025 editado

# 2

Como alguém com requisitos semelhantes ao seu:

- Trabalho a partir de casa
    - Uso de ar-condicionado
    - 2 VEs
    - Consumo de ~1000Mhw nos meses de inverno, e cerca de 400Kwh no verão.
    - Devido a limites de área só consegui instalar 4600Wp

Por mais que simule não consigo justificar o investimento da bateria.
    Nos meses de inverno o AC e alguma programação de maquinas absorve praticamente toda a produção.

De Mar até Out, já há excedente que vai para os carros - Tenho um perfil na WallBox que pode carregar apenas com excedente.
    Em vez de bateria, mais depressa instalo outro sistema solar em cascada para duplicar a capacidade de produção.

Tendo possibilidade de mandar o excedente para os carros, dificilmente acho que dificilmente usará a bateria. E para rentabilizar esta em 10anos precisa de fazer pelo menos um ciclo 5 ou 7kWh por dia (isto é ter produção em excesso para guardar na bateria e usar toda a capacidade da mesma até ao dia seguinte).

Se tiver um histórico de usar pelo menos 5kWh fora do periodo solar grande parte dos dias, e tiver capacidade em painéis para garantir o consumo do dia (incluindo carregar os carros) mais essa sobra, a bateria começa a fazer sentido.
    Concordam com este comentário: itchy
  2.  # 3

Concordo com o Hangas. Nestas coisas dos consumos, cada caso é um caso, mas tenho a experiência de fazer as contas para o meu sogro e concluí que é basicamente impossível justificar a aquisição das baterias face ao preço do KW actual. Inclusive experimentei calcular com o aumento do preço KW acima da inflação no futuro e mesmo aí não se justificava, a bateria nunca ficaria paga na sua vida útil.

Se conseguir conjugar alguns painéis solares e mudar os hábitos de consumo para tirar partido das horas de produção, isso sim é fácil de amortizar. Se tem carro eléctrico então mais fácil se conseguir carregar quando eles estão a produzir.

Agora, se já está a pensar comprar um segundo carro eléctrico considerava a hipótese de ser um com V2G e baterias LFP que aguentem mais ciclos, para puder tirar partido da bateria do carro quando estiver estacionado. Obviamente só faz sentido se não for muito mais caro do que o que já planeava gastar, de outro modo caso a matemática vai ser igual à da bateria.
    Concordam com este comentário: hangas, dom123
    • nsf
    • 5 fevereiro 2025

# 4

rmcls Isso são valores com ou sem IVA?
    O ponto onde refere "Instruções de Montagem e Ligações" é a instalação feita por profissional ou na base DIY?
    Estou a questionar porque pedi há pouco mais de um mês orçamentos para instalação de 6 painéis com bateria e os que recebi são muito superiores. Tenho um com praticamente os equipamentos da segunda opção, com inversor dimensionado para 6 painéis (3kw), e o valor, com IVA, ultrapassa os 8 mil.
  3.  # 5

Quando está a carregar apenas com o excedente, o carro não está sempre a alertar cada vez que a tensão cai?

Colocado por: hangasComo alguém com requisitos semelhantes ao seu:

- Trabalho a partir de casa
    - Uso de ar-condicionado
    - 2 VEs
    - Consumo de ~1000Mhw nos meses de inverno, e cerca de 400Kwh no verão.
    - Devido a limites de área só consegui instalar 4600Wp

Por mais que simule não consigo justificar o investimento da bateria.
    Nos meses de inverno o AC e alguma programação de maquinas absorve praticamente toda a produção.

De Mar até Out, já há excedente que vai para os carros - Tenho um perfil na WallBox que pode carregar apenas com excedente.
    Em vez de bateria, mais depressa instalo outro sistema solar em cascada para duplicar a capacidade de produção.

Tendo possibilidade de mandar o excedente para os carros, dificilmente acho que dificilmente usará a bateria. E para rentabilizar esta em 10anos precisa de fazer pelo menos um ciclo 5 ou 7kWh por dia (isto é ter produção em excesso para guardar na bateria e usar toda a capacidade da mesma até ao dia seguinte).

Se tiver um histórico de usar pelo menos 5kWh fora do periodo solar grande parte dos dias, e tiver capacidade em painéis para garantir o consumo do dia (incluindo carregar os carros) mais essa sobra, a bateria começa a fazer sentido.
    Concordam com este comentário:itchy
  4.  # 6

Colocado por: ricardoantunesQuando está a carregar apenas com o excedente, o carro não está sempre a alertar cada vez que a tensão cai?

A tensão não cai. A wallbox gere a potencia disponível e indica ao carro quanto pode puxar.
    Se não houver excedente suficiente, a wallbox indica ao carro que potencia disponível é 0 e entra em pausa.

É sempre preciso um mínimo de 6A para iniciar o carregamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  5.  # 7

Pronto.. tb é preciso wallbox, já percebi.
    Quem tem um VE e faz teletrabalho, tem uma bateria impecavel em casa para usar :)

Colocado por: hangas

A tensão não cai. A wallbox gere a potencia disponível e indica ao carro quanto pode puxar.
    Se não houver excedente suficiente, a wallbox indica ao carro que potencia disponível é 0 e entra em pausa.

É sempre preciso um mínimo de 6A para iniciar o carregamento.
  6.  # 8

Colocado por: ricardoantunesPronto.. tb é preciso wallbox, já percebi.

Sim, e uma wallbox que permita essa integração.
    Há várias, mas eu optei pela V2C Trydan pois é a mais flexível em termos de integrações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
    • rmcls
    • 6 fevereiro 2025 editado

# 9

Colocado por: nsfrmcls Isso são valores com ou sem IVA?
    O ponto onde refere "Instruções de Montagem e Ligações" é a instalação feita por profissional ou na base DIY?
    Estou a questionar porque pedi há pouco mais de um mês orçamentos para instalação de 6 painéis com bateria e os que recebi são muito superiores. Tenho um com praticamente os equipamentos da segunda opção, com inversor dimensionado para 6 painéis (3kw), e o valor, com IVA, ultrapassa os 8 mil.

Os valores que coloquei são valores com Iva e portes de envio mas sem instalação!
    • HFSF
    • 6 fevereiro 2025

# 10

Considera fazer a bateria em modo DIY?
  7.  # 11

Obrigado a todos pela partilha, de facto estou muito indeciso se realmente vale a pena as baterias...vou continuar a "estudar"/investigat melhor a situação e quando tiver mais certezas partilho aqui a informação.
    • HFSF
    • 7 fevereiro 2025

# 12

Se tiver um contador inteligente pode facilmente fazer umas contas com base na informação da E-Redes
    Concordam com este comentário: cmcosta
  8.  # 13

Entre comprar baterias com a degradação das mesmas, vender o excesso de produção por muito barato que se consiga, talvez fique mais económico não comprar a bateria e um inversor hibrido por norma é mais caro.
  9.  # 14

Vai tudo depender do custo por kWh da bateria. Mas é difícil conseguir menos de 500Eur/Kwh

O retorno consegue-se usando essa capacidade (e.g 5kWh) o maior numero de vezes possivel.
    Para se conseguir fazer pelo menos um ciclo por dia, é preciso ter produção em excesso (não consumida na hora) suficiente para durante o período solar conseguir guardar os 5kWh na totalidade, e depois conseguir usa-los também na totalidade durante a noite (esta parte será fácil)

Depois é preciso conseguir fazer isto TODOS os dias de um ano. De verão será fácil de inverno pode nao dar para encher a bateria sequer. Quanto mais barato foi o Kwh poupado (e.g bi-horario vazio) pior.
    • mica
    • 7 fevereiro 2025

# 15

Colocado por: hangasVai tudo depender do custo por kWh da bateria. Mas é difícil conseguir menos de 500Eur/Kwh

O retorno consegue-se usando essa capacidade (e.g 5kWh) o maior numero de vezes possivel.
    Para se conseguir fazer pelo menos um ciclo por dia, é preciso ter produção em excesso (não consumida na hora) suficiente para durante o período solar conseguir guardar os 5kWh na totalidade, e depois conseguir usa-los também na totalidade durante a noite (esta parte será fácil)

Depois é preciso conseguir fazer isto TODOS os dias de um ano. De verão será fácil de inverno pode nao dar para encher a bateria sequer. Quanto mais barato foi o Kwh poupado (e.g bi-horario vazio) pior.

500 kWh?
      Screenshot_2025-02-07-19-36-55-993_com.mi.globalbrowser.jpg
  10.  # 16

Com baterias de 48v consegue-se menos que isso, mas é o custo dos equipamentos extra para as integrar? Charge controllers e afins.

O valor que dei foi das baterias plug n play para inversores hybridos.
    E se forem as da huawei ainda mais é (mas tb são as mais seguras)

O custo de fazer AC coupling com um Victron num inversor grid tie normal não fica muito diferente de baterias plug n play para um inversor híbrido.
  11.  # 17

Colocado por: hangasAC coupling com um Victron

Realmente, puxadote!
    • mica
    • 8 fevereiro 2025

# 18

Colocado por: hangasCom baterias de 48v consegue-se menos que isso, mas é o custo dos equipamentos extra para as integrar? Charge controllers e afins.

O valor que dei foi das baterias plug n play para inversores hybridos.
    E se forem as da huawei ainda mais é (mas tb são as mais seguras)

O custo de fazer AC coupling com um Victron num inversor grid tie normal não fica muito diferente de baterias plug n play para um inversor híbrido.

Este preço está tudo incluído para quem já batem um inversor normal, dá 6k com todo o material,
    • HFSF
    • 8 fevereiro 2025

# 19

Colocado por: hangasCom baterias de 48v consegue-se menos que isso, mas é o custo dos equipamentos extra para as integrar? Charge controllers e afins.

BMC são 150€ não é por aí de todo. Digo para células prismáticas.
    O tema é que tem de montar tudo e é precioso balancear as células e são horas de pesquisa.
  12.  # 20

SMA sunny Boy 4.0 já a fazer a função dele, vamos ver amanhã, domingo, como se comporta

0.0241 seg. NEW