Colocado por: amartinsSintra tinha um site em que podia pedir esse tipo de informação e a resposta era super rápida. No meu caso tratava-se de um terreno rústico, e na resposta veio tudo sobre a capacidade construtiva do mesmo.
De momento não me lembro do site pois isto foi em 2010. Mas veja se no site do urbanismo não existe essa hipótese
Colocado por: slayson88O terreno urbano, segundo a Caderneta Predial Urbana, tem:
- Área total: 410m2
- Área de implentação: 100m2
- Área bruta de construção: 100m2
- Área bruta dependente: 20m2
Colocado por: Palhava
O que está aqui escritode NADA vale perante o PDM em vigor atualmente e o que vier a ser aprovado ou NÃO pelo departamento de urbanismo.
Veja se alguma casa foi construída recentemente com 2o piso em redor para se guiar.
O vendedor e o arquiteto terão razão, sim, certamente.
Pode é ser que entretanto apareça outra pessoa interessada e que passe à frente...
Só não sei é por que razão eles não têm um "direito à informação" do departamento de urbanismo com essa informação por escrito.
Colocado por: PalhavaA ficha das Finanças tem essas áreas, mas são apenas uns referência para pagamento de impostos.
Se for num loteamento, os índices de construção já estão "assegurados".
Colocado por: slayson88pedir-me 300€ para obtenção de informação??
Colocado por: Palhava
Quem?
Os serviços de urbanismo?
Só se estiver a submeter um PIP.
Isso é outra coisa.
Peça um "Direito a informação".
Colocado por: slayson88Caderneta Predial Urbana
Colocado por: slayson88Alguém sabe o tempo médio de espera para respostas ao meu pedido?
Colocado por: slayson88
Muito obrigado. Lá cheguei ao formulário de "Direito à Informação". Já preenchi tudo e já enviei na semana passada, onde o dep. urbanismo de Sintra confirmou a receção e que está tudo OK relativo à documentação enviada.
Alguém sabe o tempo médio de espera para respostas ao meu pedido?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Toda a informação está na net... e é grátis. Pode procurar você também.
É algo bastante simples.
Colocado por: ADROatelierNem sempre a consulta do Plano Diretor Municipal é óbvia.
Adicionalmente, em alguns municípios, dependendo das zonas, a leitura do PDM tem várias articulações.
É um trabalho técnico.
Deve-se consultar a câmara e também um arquiteto ou engenheiro.
Colocado por: slayson88Se calhar há malta a comprar terrenos sem ter certezas relativamente ao potencial de construção.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Isso não acredito. Pode ser apenas um "bitaite" da imobiliária para pressioná-lo. É pagar para ver...
Acredito é que uns vão à Câmara pedir informação, porque é de borla e ficam meses à espera. Para no final ter uma resposta que não responde ao que quer...
E outros, ou sabem ir ao site do PDM e interpretar a legislação em vigor... ou pagam a quem saiba e em 2 dias têm a resposta.
Basicamente essa é a diferença, a velocidade em atacar os "problemas" e a proactividade.
Passou uma semana e ainda anda nisto...
É uma questão de propabilidade... quantos interessados terão contactado a imobiliária neste lapso de tempo?
Às vezes, até durante uma consulta de 30min com um Arq. consegue saber isso na hora.
Colocado por: slayson88E mesmo que vá ter com um arquiteto e lhe apresente toda a informação, é suposto a palavra do arquiteto ser vinculativa à aquisição do terreno? É claro que não. Mesmo que o arquiteto saiba interpretar o PDM e tenha experiência no ramo, é claro que não é racional avançar para a compra de um terreno urbano sem ter uma resposta oficial por parte da Câmara Municipal relativamente ao potencial construtivo.
Eu até podia perceber do tema. O arquiteto que conheço até pode ter experiência na área e saber o que faz. O que manda, ao final de contas, é o que diz a Câmara Municipal. E a câmara municipal já disse que tenho de esperar entre 15-30 dias pela resposta. Não há volta a dar. E sim, já tentei acelerar o processo junto da Câmara. Nada a fazer.