Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 17 março 2010

# 21

Colocado por: zedasilvaUma após outra, as casas novas foram semeando aldeias e vilas, até
    ultrapassarem o número das antigas, renovando drasticamente o parque habitacional
    das regiões precisamente as mais deprimidas, pois que delas saíam os maiores
    contingentes de emigrantes. Novas, sólidas, bem construídas, afirmaram-se estas casas
    por denegação das antigas. Espaçosas em vez de acanhadas, confortáveis em vez de
    inóspitas, coloridas que não sombrias; arejadas, luminosas. Apetrechadas a preceito,
    enfatizados os equipamentos eléctricos, o uso de materiais nobres.

E não hão-de faltar muitos anos para as maisons portuguesas se tornarem elemento vintage, procurado e na moda.
    A bela fachada de azulejo de casa de banho... :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  1.  # 22

E só vou à Tektónica por causa dos mini-croquetes da Cinca.

Eu vou por causa das nini saias das croquetes
  2.  # 23

Ou das mines e das saias das croquantes?
  3.  # 24

Colocado por: FD
    Colocado por: zedasilvaUma após outra, as casas novas foram semeando aldeias e vilas, até
    ultrapassarem o número das antigas, renovando drasticamente o parque habitacional
    das regiões precisamente as mais deprimidas, pois que delas saíam os maiores
    contingentes de emigrantes. Novas, sólidas, bem construídas, afirmaram-se estas casas
    por denegação das antigas. Espaçosas em vez de acanhadas, confortáveis em vez de
    inóspitas, coloridas que não sombrias; arejadas, luminosas. Apetrechadas a preceito,
    enfatizados os equipamentos eléctricos, o uso de materiais nobres.

E não hão-de faltar muitos anos para as maisons portuguesas se tornarem elemento vintage, procurado e na moda.
    A bela fachada de azulejo de casa de banho... :)

Pois. Novas, eram de certeza. Já sólidas e bem construídas... Muitas vezes pensei isso que o FD diz, principalmente quanto pensava nas casas dos "brasileiros", que se tornaram realmente num estilo. Mas acho que a diferença de construção é abissal...
  4.  # 25

Colocado por: AugstHillà frente da mine que me vai oferecer

Mas não era eu?

Colocado por: AugstHillE só vou à Tektónica por causa dos mini-croquetes da Cinca.

Já eu vou pelas moças da Sanindusa.
    •  
      Mk Pt
    • 17 março 2010

# 26

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: AugstHillà frente da mine que me vai oferecer

Mas não era eu?

Colocado por: AugstHillE só vou à Tektónica por causa dos mini-croquetes da Cinca.

Já eu vou pelas moças da Sanindusa.

Se me oferecerem mines para debater sobre este e outros assuntos ainda me inscrevo no almoço/lanche...
    Poderei não estar muito sóbrio, mas seria um orador 'barato'...
    :)

Quanto à tektónica, não fui nas duas ultimas edições, prefiro ir ao salão automóvel que as moças são mais engraçadas e em maior quantidade, mas como este ano [mais uma vez] não haverá salão automóvel vou ter que ir mesmo à tektónica, mas a prestar menos atenção do que o costume porque a namorada também deve ir...

Acerca da questão do Alv:

Se os clientes não devem ser obrigados a aceitar o gosto dos arquitectos, também não é por ter um terreno onde todas as casas vizinhas sejam de 'estilo tradicional' que deve ser obrigado a construir uma casa dentro do mesmo 'estilo'....

É tudo questão de gostos e também da envolvente. Em alguns sítios de facto é quase 'assassinar' um local ou centro histórico se construir uma casa com "peça's" [termo que eu desconhecia e sou arquitecto] e em 'forma de cubo', mas noutro locais apesar de a maioria ser casas com telhado e de 'estilo tradicional' [ou.. imitação manhosa], o local é tão descaracterizado que atribuir algum valor a essa envolvente é um erro...
    •  
      Mk Pt
    • 17 março 2010 editado

# 27

Ainda acerca do 'estilo de construção'...:

No sitio onde vivo:

À uns anos [talvez 20] um senhor quis fazer uma casa, com telhado é certo, mas com telhas de cor preta e a Câmara exigiu que o telhado tivesse telhas tradicionais [vermelhas] devido à localização e envolvente, talvez porque as casas na zona [quase] todas tinha telhados 'tradicionais'.. Ora o homem embirrou que queria telhado em preto, a Câmara embirrou que a casa tinha que ter telhado 'tradicional', isto foi para tribunal e o homem ganhou porque por fotos aéreas comprovou-se que já havia mais algumas casas com telhado preto....

No final, o homem ganhou, fez a sua casa com telhas pretas na cobertura, e ganhou ainda uma guerra com a câmara...
  5.  # 28

Não sei se é um mito urbano, mas tinha ouvido dizer que a certa altura o fabricante de telhas pretas (sei lá quem era) oferecia-se para as trocavar de graça por telhas vermelhas porque as pretas tinham caído em desgraça e faziam-lhe má publicidade.
  6.  # 29

Conhecem Piodão?
      071209_PIODAO3.jpg
  7.  # 30

Quem terá autorizado (ao padre lá da terra) esta aberração manuelino-muedjar ?!
      071209_50_Piodao_igreja.jpg
  8.  # 31

E este restaurante-esplanada em fenólicos, aço, monomassas, etc.?
      071209_PIODAO22.jpg
  9.  # 32

De facto, o restaurante é bastante menos chocante do que a igreja, que se põe completamente em bicos de pés, infelizmente.
  10.  # 33

Mas a igreja é recente?
    • lobito
    • 17 março 2010 editado

# 34

Colocado por: HermenegildoMas a igreja é recente?

Aquela coisa da frente tem todo o ar de ser um acrescento a uma coisa anterior, "p'ra ficar mai bonito". Mas vou ver o que diz o amigo google.

Diz aqui que é sec. XVII, com fontraria do séc. XIX:

http://olhares.aeiou.pt/igreja_matriz_de_piodao_foto141413.html
  11.  # 35

Não, mas também não conheço bem as terras do xisto. Se calhar as paresdes são de xisto rebocado e caiado para fazer mais "rico". Além disso, claro, pretende-se que as igrejas se vejam ao longe (hoje em dia são as cruzes de néon que fazem esse papel).
  12.  # 36

Onde?
  13.  # 37

Boas

...e o engraçado é que onde a igreja está o xisto não é utilizado (zona),é mais o granito.

Aqui na minha zona ainda há muitas casas antigas construídas com paredes em xisto e granito só nas portas e janelas. Eram as mais pobres, as outras eram em granito

aprendiz2: você não é de longe, talvez conheço a Sª. do Salto, em Aguiar de Sousa. As paredes da capela são em xisto e a zona é granítica.

cumps
    José Cardoso
  14.  # 38

Boas

a sua zona faz fronteira com Valongo não faz???

Faz

tem aquela aldeia conhecida das "Amonites"

E trilobites. Lindo sítio.

cumps
    José Cardoso
  15.  # 39

casas "caixotes" incomodam-me tanto quanto marquieses e estendais nas varandas.

Quanto a "ventoinhas" paradas, em alguns casos isso verifica-se porque a energia recolhida é superior à capacidade de transformação e armazenamento. Dai umas estarem paradas e outras a funcionar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisFigueiredo
  16.  # 40

Oh senhores, ele estava a ser sarcástico! Ele estava a gozar com a prosápia dos "artistas" com canudos que fazem coisas tão desenquadradas como os "reles" desenhadores (que eles olham de alto) e que faziam as casas que os emigrantes pagavam com o dinheiro que tinham ganho lá fora a comer o pão que o diabo amassou.

Já é o segundo que acha que o zedasilva se está a atirar aos emigrantes e não a quem faz as "peças"...

0.0226 seg. NEW